Buscar

SDE0025_AV2 ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0025_AV2» ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201499046)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia abriu as discussões sobre o quê?
		
	
Resposta: sobre a saude ambiental global, mininiçao da poluiçao e agravos a naturaza, porque o ritimi de poluiçao ja era assustadora esta conferencia foi para reunir autoridades mundial para combater a poluiçao e preservar a natureza
	
Gabarito: Abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Discutiu que devemos estar atentos ¿à necessidade de critério e de princípios comuns que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano¿.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201503993)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O Projeto de Estruturação do Sistema de Vigilância em Saúde (VIGISUS/Funasa) foi criado para cumprir a meta de desenvolvimento institucional nos municípios, através da vigilância em saúde do SUS, buscando fortalecer a capacidade de gestão em Vigilância em Saúde nos estados e municípios. Uma das quatro áreas do projeto compreende a vigilância ambiental. A vigilância ambiental vai estar atenta a quais atividades?
		
	
Resposta: atividades, que esteja ligada a saude e o a meio ambiente, e vetores que possan provocar doenças. atividade de controle na prevençao e proliferçao de doencas tranmissiveis .
	
Gabarito: As zoonoses e questões sanitárias ligadas ao meio ambiente e riscos à saúde (água, ar e solo).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201498232)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo dos anos a saúde foi definida como:
		
	 
	ausencia de doenças
	
	não estar doente
	
	direito de todos
	
	completo bem estar fisico e mental
	
	dever do Estado e municípios
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201447110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Especialmente nas cidades grandes as enchentes causam muitos transtornos. Não só dificuldades de acesso e problemas de trânsito, mas também aumento de doenças. Lembre-se da capacidade de transporte da água: podem ser levados organismos nocivos de um local a outro da cidade. É necessário lembrar que as enchentes são naturais e em determinadas regiões podem ser mais constantes. Abaixo procure encontrar a alternativa em que justifique e solucione essa problemática de forma coerente:
		
	
	As enchentes são responsáveis por aumento do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue urbana.
	 
	A grande quantidade de concreto e asfalto dificulta a infiltração da água no lençol freático. Uma solução às cidades grandes é propiciar ilhas de área verde (praças e jardins)
	
	Lixo entupindo bueiro é a causa principal das enchentes em cidades planas. As cidades em terrenos mais acidentados (morros e encostas) possuem facilidade de escoamento das chuvas.
	
	Enchentes naturais não podem ter controle pelas ações humanas, o certo é esperar que o nível da água diminua e procure assim a defesa civil.
	
	A grande quantidade de ribeirões que atravessam as cidades pode provocar catástrofes que seriam minimizadas se não houvessem construções urbanas em regiões onde há rios ou ribeirões.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201446957)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Animais sinantrópicos são àqueles que se acostumaram a viver na proximidade dos seres humanos, dentre estes, alguns podem ser veiculadores ou facilitadores de doenças. Os sinantrópicos que muito incomodam são os ratos, insetos, aracnídeos (aranhas e escorpiões), aves e morcegos. Medidas de controle ambiental reduzem a possibilidade destes invadirem áreas residenciais, comerciais e locais de atendimento à saúde. Dentre estas medidas, uma que torna-se eficaz no controle de vetores e pragas urbanas:
		
	
	Em hospitais, para o controle de aves, pode-se abatê-las com produtos químicos adequados e suas carcaças imediatamente incineradas.
	
	Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões conhecidas, dentre estas destacamos duas, as quais são comuns, o Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Um controle efetivo nos hospitais seria o uso de desinfetantes nas paredes e chão.
	
	A Musca domestica (mosca comum) alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. O uso de detergentes sanitizantes em hospitais e áreas de saúde de um modo geral é uma medida mais eficaz que o próprio acondicionamento correto do lixo ou armazenamento dos alimentos.
	 
	Os roedores aproveitam espaços e alimentos disponíveis, assim, o acondicionamento dos resíduos sólidos (lixos) em recipientes adequados, inspeção periódica em armários, estoques, vedação dos ambientes internos e limpeza de terrenos baldios, são medidas eficazes no controle destes sinantrópicos.
	
	As baratas francesinhas (Blatella germanica) invadem o ambiente com facilidade por terem ampla facilidade de reprodução. São vetores mecânicos de transmissão de gastroenterites. Medidas de vedação das janelas e acondicionamento correto dos alimentos são medidas suficientes no controle.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201424780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto abaixo e responda ao que se segue:
Tuberculose: O que é ? A Tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo microorganismo Bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, que ataca principalmente os pulmões e outras partes do corpo como rins, olhos e ossos. (...)
Quem adoece? Todos podem ser contaminados, mas o risco é maior em pessoas que convivem em lugares fechados com doentes de Tuberculose Pulmonar, aquelas em condições de alimentação, habitação e saúde precárias. Portadores de doenças como, diabetes, AIDS e alcoolismo também podem contrair a Tuberculose com facilidade.
Fonte: http://www.hgb.rj.saude.gov.br/saude/tuberculose.asp
Segundo o modelo da tríade ecológica, quem podemos identificar como "agente etiológico" da tuberculose?
		
	 
	Bacilo de Koch
.
 
	
	Alimentação e lugares fechados.
	
	Bacilo de Koch e alimentação inadequada
 
	
	Diabetes , aids e alcoolismo.
 
	
	Bacilo de Koch, alimentação e habitações inadequadas, diabetes, aids e alcoolismo.
 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201494319)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, segundo dados do último censo demográfico (IBGE, 2000) - recenseamento geral da população - a faixa etária dos jovens abrange 40,5%, a dos adultos 50,6% e a dos idosos 8,9% do total da população brasileira. Nas últimas décadas, aumentou o percentual de idosos e de adultos e diminuiu a percentagem de jovens. Dessa forma, podemos dizer que o Brasil se encontra em um processo de transição de país jovem para maduro, denominado de "transição demográfica". Uma das características para a mudança no padrão demográfico que explicam esse processo de transição demográfica pelo qual passa o Brasil é descrita por:
		
	
	diminuição do acesso aos avanços médico-bioquimicos
	
	aumento das taxas de mortalidade
	
	aumento nas taxas de natalidade
	
	diminuição do uso de pílula anticoncepcional
	 
	aumento na expectativa de vida
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201450117)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A construção de uma sociedade sustentável deve assentar-se numa clara estratégia mundial, que pode ser exposta através dos seguintes princípios. I. Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos. II. Melhorar a qualidade da vida humana. III. Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra. IV. Minimizar o esgotamento de recursos não renováveis. V. Constituir uma aliança global. Assinale a alternativa correta
		
	 
	todos os itens estão corretos
	
	somente os itens II,III e IV estão corretos
	
	somente os itens III e IV estão corretos
	
	somente os itens I, II, III e IV estão corretos
	
	somente os itens I, II e III estão corretos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201447973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto à natureza ou origem, os resíduos sólidos podem ser classificados em várias classes, exceto
		
	 
	esgotos.
	
	lixo industrial
	
	lixo agrícola
	
	lixo doméstico
	
	lixo público
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201418559)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dona Lúcia mora em Duque de Caxias e tem família em Recife. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema; contaminou-se com Entamoeba hystolytica causador da amebíase. Sua família em Recife se defende da escassez de água na região e utiliza água de um poço raso no seu quintal e despejam seus dejetos numa vala aberta, a poucos metros da casa. As medidas de controle que você como enfermeira recomendaria a Dona Lúcia são? I - Deixar de visitar seus familiares em Recife, pois desta maneira não adoecerá mais. II - Lavar as mãos após uso do sanitário, lavagem cuidadosa dos vegetais com água potável e deixá-los em imersão em ácido acético ou vinagre, durante 15 minutos para eliminar os cistos. III - Evitar práticas sexuais que favoreçam o contato fecal-oral IV - Investigação dos contatos e da fonte de infecção, ou seja, exame coproscópico dos membros do grupo familiar e de outros contatos V - Incentivar Dona Lúcia a trazer seus familiares para morarem com ela, pois assim ela não se contaminará mais. VI - impedir a contaminação fecal da água e alimentos através de medidas de saneamento básico e do controle dos indivíduos que manipulam alimentos Estão corretas as medidas:
		
	
	II, IV, V e VI
	 
	I, II, III e V
	 
	II, III, IV e VI
	
	II, III, IV e V
	
	III, IV, V e VI

Outros materiais