Buscar

av2 de Patologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301805298)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação a um processo isquêmico capaz de levar à necrose, assinale o aspecto considerado mais importante:
		
	 
	Cessação total do fluxo de substâncias para a célula
	
	Fagocitose de microorganismos
	 
	Diminuição do transporte de nutrientes e eliminação de substâncias metabólicas
	
	Ativação do complexo enzimático lisossômico para produção de energia (ATP)
	
	Ações do estímulo agressor
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301810343)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sônia, 70 anos, desenvolveu calcificação na artéria aorta. No prontuário da paciente estava escrito que a mesma fazia suplementação de vitamina D e cálcio e tem histórico de hiperparatireodismo. Com base no caso clínico são feitas as seguintes afirmações: I A suplementação com vitamina D, que na sua forma ativa (calcitriol) aumenta a absorção intestinal de cálcio, é uma das causas da hipercalcemia. II O tipo de calcificação que a paciente desenvolveu é a distrófica. III O hiperparatireodismo promove aumento da secreção do PTH (paratormônio) que por sua vez aumenta a reabsorção óssea. IV O hiperparatireodismo é uma das causas da calcificação metastática. Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	 
	As afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301996502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A CONGESTÃO DOS MEMBROS INFERIORES PODE LEVAR AO EDEMA POR QUE:
		
	
	REDUZ A PRESSÃO ONCÓTICA
	 
	AUMENTA A PRESSÃO HIDROSTÁTICA
	
	CAUSA OBSTRUÇÃO LINFÁTICA
	
	AUMENTA A PRESSÃO ONCÓTICA
	
	DIMINUI A PRESSÃO HIDROSTÁTICA
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301993586)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Perda irreversível das atividades integradas da célula com consequente incapacidade de manutenção de seus mecanismos de homeostasia" A citação descrita corresponde a definição de:
		
	
	Necrose
	
	Degeneração
	 
	Atrofia
	 
	Morte celular
	
	Apoptose
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301805295)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		
	
	Aspectos das doenças
	 
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	Variações do meio ambiente
	
	Conceito biológico de adaptação
	
	Variações metabólicas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301805293)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Adaptação é uma propriedade geral dos seres vivos que se traduz pela capacidade de ser sensível às variações do meio ambiente (irritabilidade), assim como:
		
	
	Duração da lesão
	
	Alterações do patrimônio genético
	 
	Variações bioquímicas e fisiológicas
	
	Intensidade da agressão
	
	Natureza do agente agressor
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301996501)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		
	 
	HIPERPLASIA
	 
	APLASIA
	
	HIPERTROFIA
	
	DISPLASIA
	
	METAPLASIA
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301810274)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Joana, 42 anos, deu entrada na emergência de um hospital. Queixa principal: Dor torácica abdominal. Anamnese: há três anos apresenta dor abdominal com piora nos últimos dois meses. A dor é localizada no epigástrio e hipocôndrio direito, às vezes com irradiação para o ombro direito. Relaciona-se com ingestão de alimentos, mais especialmente gordurosos e é acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: ictérica e hidratada, Temperatura axilar 36,5°C. Dor discreta à palpação do hipocôndrio direito. Dosagem de bilirrubina (Bb) total: 2,5 mg/dL (normal 0,3-1,2 mg/dL) Exames complementares: ultrassonografia abdominal total revelou cálculos na vesícula biliar (litíase biliar). Joana foi submetida à colecistectomia laparoscópica e a vesícula foi enviada para o laboratório de anatomia patológica. O resultado foi colecistite crônica calculosa devido à impactação de cálculo no ducto cístico associado a cálculo biliar na âmpola de Vater. Com base no caso apresentado, qual é a principal causa da hiperbilirrubinemia e icterícia nessa situação?
		
	
	
Gabarito: Obstrução na drenagem biliar pela presença do cálculo obstruindo o colédoco (âmpola de Vater).
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301814052)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Paciente idoso, 93 anos, diabético, desidratado e desnutrido deu entrada na emergência de um hospital sendo encaminhado imediatamente para a UTI. O paciente já tinha sido hospitalizado na mesma unidade hospitalar uma semana antes em virtude de uma descompensação do diabetes. Teve alta, mas retornou à unidade. O paciente era portador de insuficiência renal crônica e na internação anterior foi submetido a uma sondagem vesical que é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina, ou seja, esvaziar a bexiga do paciente que apresentava retenção urinária. O paciente apresentou febre alta logo no primeiro dia de alta hospitalar sendo, então, submetido à nova internação. A temperatura se manteve elevada pelos sete dias, além de prostração, calafrios, oligúria (diminuição do volume urinário), hematúria (perda de sangue na urina), face e extremidades ruborizadas. Foi realizada cultura de microrganismos na urina do paciente sendo detectada a espécie Escherichia coli, que é uma bactéria gram negativa e faz parte das enterobactérias. Infelizmente, o paciente foi ao óbito no oitavo dia tendo como causa mortis a falência múltipla de órgãos em decorrência da progressão para o estágio final do choque. O resultado da avaliação leucocitária, no primeiro dia de internação foi 18.000 leucócitos/mm3 (60% de neutrófilos) e no sétimo dia foi 42.000 células/mm3 (90% de neutrófilos). De acordo com o caso clínico, responda: a) Como você interpretaria essa leucocitose (aumento no número de leucócitos) especificamente neutrofilia (aumento no número de neutrófilos)? b) Que tipo de choque que levou o paciente ao óbito?
		
	
	
Gabarito: a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatada pela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli). b) choque séptico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301804421)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O climatério, ou perimenopausa, é a transição gradual entre a diminuição dos ciclos reprodutivos da mulher até que esteja estabelecida a interrupção permanente dos mesmos, fenômeno conhecido como menopausa. As manifestações clínicas da menopausa podem ser explicadas pelo próprio envelhecimento do ovário, cujos folículos tornam-se esgotados e incapazes de responder aos hormônios gonadotrópicos. Em virtude disso, as células ovarianas sofrem um tipo de adaptação, que condiz com:
		
	 
	atrofia
	
	hiperplasia
	
	hipertrofia
	
	metaplasia
	
	displasia

Continue navegando