A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
SIMULADOS 1 e 2 de  TECNOLOGIA E CIDADANIA.docx

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/2 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Leia o excerto de texto a seguir:
“É possível perceber que as tecnologias compõem o cotidiano de nossa sociedade em diferentes espaços. Dentro das casas, nas ruas dos bairros, no centro das cidades, nos ambientes escolares, nos ambientes profissionais, é possível utilizar diferentes tecnologias.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em ELIAS, A. P. A. J.; ROCHA, F. S. M.; MOTTA, M. S. Construção de Aplicativos para Aulas de Matemática no Ensino Médio. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, 2017. p. 2.
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Tecnologia: buscando um definição para o conceito, analise as assertivas a seguir:
I.   A tecnologia possui um aspecto organizacional que abrange a economia e as atividades industriais e profissionais.
II.  A tecnologia é uma mercadoria que se compra e que se vende.
III. Existem tantas tecnologias específicas quantos são os tipos de problemas a serem resolvidos.
Estão corretas as assertivas:
Nota: 50.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e III.
Você acertou!
Comentário: As assertivas I e III estão CORRETAS. I. “[...] a tecnologia engloba tanto seu aspecto cultural, que inclui metas, valores e códigos éticos, assim como possui um aspecto organizacional, que abrange a economia e as atividades industriais, profissionais, além dos usuários e dos consumidores.” (Texto-base, p. 78-79).
III. “Seria plausível afirmar, em um sentido mais amplo, que existem tantas tecnologias específicas quantos são os tipos de problemas a serem resolvidos, ou mais, se considerarmos que cada problema apresenta mais de uma solução possível.” (Texto-base, p. 79)
A assertiva II está INCORRETA. “A tecnologia não é uma mercadoria que se compra e se vende, é um saber que se adquire pela educação teórica e prática [...].” (Texto-base, p.79)
	
	C
	I e II.
	
	D
	II e III.
	
	E
	Somente a II.
Questão 2/2 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Leia a seguinte citação:
“As tecnologias estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em ELIAS, A. P. A. J.; ROCHA, F. S. M.; MOTTA, M. S. Construção de Aplicativos para Aulas de Matemática no Ensino Médio. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, 2017. p. 1.
Considerando a citação anterior e os conteúdos do texto-base Tecnologia: buscando um definição para o conceito, analise as assertivas que seguem. Na sequência,  marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.   ( ) A história do homem iniciou-se juntamente com a história das técnicas.
II.  ( ) A complexidade evoluiu juntamente com o processo de construção das sociedades humanas.
III. ( ) A compreensão da participação ativa do homem e da tecnologia no desenvolvimento e no progresso da sociedade prescinde da necessidade de entendermos os contextos sociais e culturais de uma determinada época.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	F – V – V
	
	B
	V – V – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – V – F
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I e II são VERDADEIRAS e a afirmativa III é FALSA. “[...] a história do homem iniciou-se juntamente com a história das técnicas, com a utilização de objetos que foram transformados em instrumentos diferenciados, evoluindo em complexidade juntamente com o processo de construção das sociedades humanas.” (Texto-base, p. 61)
A afirmativa III é FALSA “ E é através de um estudo da evolução histórica das técnicas desenvolvidas pelo homem, colocadas dentro dos contextos sócio-culturais de cada época, é que podemos compreender melhor a participação ativa do homem e da tecnologia no desenvolvimento e no progresso da sociedade ”. (Texto-base, p.61)
	
	E
	V –F – F
Questão 1/2 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[...] os desafios trazidos pela informática para a sociedade atual e, essa informática, tratada aqui como tecnologia, vem se desenvolvendo a cada novo dia, trazendo consigo diferentes desafios.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em ELIAS, A. P. A. J.; ROCHA, F. S. M.; MOTTA, M. S. Construção de Aplicativos para Aulas de Matemática no Ensino Médio. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, 2017. p. 2.
Considerando o fragmento de texto anterior e os conteúdos do texto-base Desvelando a internet das coisas, analise as assertivas abaixo e assinale a correta.
Nota: 50.0
	
	A
	São quatro eras tecnológicas e seus dispositivos de mediação que a autora do texto-base destaca.
	
	B
	São cinco eras tecnológicas e seus dispositivos de mediação que a autora  do texto-base destaca.
Você acertou!
Comentário: “Santaella destaca cinco eras tecnológicas e seus dispositivos de mediação: • os meios de comunicação de massa eletromecânicos; • os eletroeletrônicos; • o surgimento de aparelhos, dispositivos e processos de comunicação narrowcastinge pessoais; • o surgimento dos computadores pessoais ligados a redes teleinformáticas; • e os dispositivos de comunicação móveis.” (Texto-base, p. 21)
	
	C
	São três eras tecnológicas e seus dispositivos de mediação que a autora  do texto-base destaca.
	
	D
	São duas eras tecnológicas e seus dispositivos de mediação que a autora  do texto-base destaca.
	
	E
	A autora  do texto-base não destaca nenhuma era tecnológica.
Questão 2/2 - Tecnologias e Cidadania: Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemática
Leia a seguinte citação:
“[...]a ubiquidade está se tornando uma constante, afastando decididamente a ideia de distância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 9, p. 19-28, 2013. p..24
Considerando a citação dada e os conteúdos do texto-base Desvelando a internet das coisas, relaciona cada um dos elementos a seguir às suas respectivas características:
1. Computação
2. Internet das Coisas
3. Ubiquidade
(  ) Está presente na Internet das Coisas.
( ) Está se tornando cada vez mais invisível, mas mantém a capacidade de comunicação.
(  ) Corresponde à fase atual da internet.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é  3 – 1 – 2. 
1. “A computação, cada vez mais invisível, salta para objetos do cotidiano, é neles implantada, dando-lhes identidade através, por exemplo, de etiquetas RFID (Radio Frequency Identification Tags), mas mantendo a capacidade de comunicação entre si.” (Texto-base, p. 28)
2. “A Internet das Coisas corresponde à fase atual da internet.” (Texto-base, p. 28)
3. “[...] a ideia de ubiquidade está presente na Internet das Coisas” (Texto-base, p. 28)
	
	E
	1 – 3 – 2