Buscar

Relatório 8 Equação de bernoulli Fisica 2

Prévia do material em texto

Curtam e salvem o arquivo para me ajudar!
Boa pesquisa!
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
OTÁVIO DOS SANTOS E SANTOS
TIAGO DOS SANTOS PINTO
EXPERIMENTO 8: EQUAÇÃO DE BERNOULLI
Feira de Santana - Bahia
2018
OTÁVIO DOS SANTOS E SANTOS
TIAGO DOS SANTOS PINTO
EXPERIMENTO 8: EQUAÇÃO DE BERNOULLI
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina FIS210, no curso de Engenharia Civil, na Universidade Estadual de Feira de Santana. 
Prof. Vladimir Ramos Vitorino de Assis
Feira de Santana - Bahia
2018
Objetivo
-Comparar na Equação de Bernoulli e na Conservação da Vazão os dois lados da igualdade para assim ver se há compatibilidade entre os resultados considerando o erro.
Introdução
A mecânica dos fluidos divide-se em duas partes: a hidrostática, que estuda o equilíbrio dos fluidos, e a hidrodinâmica, que estuda seus movimento s. A primeira nasceu com Arquimedes, mas recebeu um estudo sistemático somente no final do século XVII, com Stevin e Pascal. Já os fundamentos da dinâmica dos líquidos surgiram apenas no século XVIII, principalmente graças a Euler. Quando se trata dos gases, o desenvolvimento em pesquisas é bem mais recente. A parte da hidrodinâmica desenvolvida por Bernoulli foi influenciada pelas obras de Demócrito e Arquimedes. 
Tais obras o levaram a concepção de que a matéria é composta de partículas que se movem rapidamente em todas as direções e que os fluidos não guardam espaços vazios entre si, apresentando-se, portanto, contínuos e uniformes quando analisados macroscopicamente. Porém, foi em 1738, com a publicação do Tratado da Hidrodinâmica, que Daniel Bernoulli expôs o teorema que leva seu nome e exprime a conservação da energia mecânica nos fluidos ideais, afirmando que, em qualquer ponto do fluido, há uma relação entre velocidade, pressão e energia potencial. Mediante considerações de energia aplicada ao movimento dos fluidos foi possível estabelecer a equação fundamental da Hidrodinâmica, definida por: 
Conhecida como equação de Bernoulli.
Desenvolvimento
Esta atividade é desenvolvida a partir da observação do fluxo de uma coluna de água na forma de um jato que escoa através de um orifício na superfície lateral do recipiente. Percebemos então que o alcance que a água ejetada realiza varia com a altura da coluna de água em relação ao orifício. Observamos também que se elevarmos a altura do orifício em relação ao fundo do recipiente que recolhe a água ejetada, ocorre também uma variação do alcance realizado pelo jato. Deste modo, as variáveis a serem trabalhadas são a altura da coluna de água, a altura do orifício e o alcance do jato de água. Através do experimento e da sua análise pretendemos também discutir os fenômenos relacionados à pressão hidrostática e, em particular, a equação de Bernoulli.
Observamos e medimos o escoamento de fluidos sob a ação da força de gravidade. Foram realizadas medidas do tempo de escoamento da água armazenada em um reservatório cilíndrico em função da diferença entre os níveis inicial e final. Com isso, foi possível calcular a velocidade com que a água saía do orifício e a velocidade com que o nível descia.
Materiais Utilizados:
Cronômetro;
Cilindro Metálico Graduado;
Paquímetro; 
Bandeja graduada;
Escalímetro;
Béquer;
Régua;
Cálculos:
Diâmetro do orifício = 0,0048 m
Diâmetro do recipiente = 0,097 m
Altura do orifício até a régua = 0,242 m
Projeção do orifício = 0,2495 m
Tempo = 4,82 s
Altura do líquido no recipiente = 0,106 m
Desnível do líquido = 0,01 m
Equação de Bernouli:
V1 = V1 = V1= 0,00207 m/s
h = 
t = t = t = 0,22 s
d= V2*t V2 = V2 = V2 =1,134 m/s
Z1 + = Z2 + 
0,106 + = 0,242 + 
0,1061 = 0,3075
Vazão:
A1*V1=A2*V2
0,00739* 0,00207 = 0,0000181*1,134
0,0000153 = 0,0000205
Discrepância de Bernouli:
D% = ||*100
D% = 65,5%
Discrepância da vazão:
D% = ||*100
D% = 25,37%
Conclusão
 	Como podemos observar, o procedimento apresentado neste trabalho nos permite fazer uma integração das leis da mecânica clássica com o fluido em movimento e, por consequência, dar uma imagem mecânica ao fenômeno observado. Na Equação de Bernoulli foi encontrada uma discrepância alta, isso se deve a inexatidão do experimento, como por exemplo, nas medições a olho nu e uso do cronômetro, ao alto tempo utilizado para analisar o desnível da água (longe da velocidade instantânea) e também por desconsiderar o fato de que a Equação Bernoulli utilizada no experimento é aplicada para escoamentos sem viscosidade, o que não é observado na prática (a viscosidade que tem grande influência na passagem do fluido pelo orifício menor). Outros fatores também podem ter influenciado de forma pouco significativa como: as distorções da imagem em função do celular em relação à bandeja, e, o valor da viscosidade tabelado da água provavelmente se trata de uma água com maior pureza do que a utilizada no experimento.
Referências Bibliográficas:
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. v. 2. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ 2006. Acesso em 19/06/2018 às 17:22.

Continue navegando