Buscar

Toxicologia 1 respostas

Prévia do material em texto

Explique o que é uma substancia tóxica. Relacione toxicidade com concentração.
Explique a diferença entre medicamento e tóxico.
Explique a diferença entre exposição voluntária e involuntária. Não se esqueça da exposição ocupacional.
Explique a partição de uma substancia em água/óleo (polaridade/apolaridade) com relação a sua absorção pela pele e mucosas.
Explique a função do pKa de um ácido fraco ou de uma base fraca na velocidade de absorção no aparelho gastrointestinal. Explique ainda a absorção dos compostos solúveis em lipídios.
Explique como os particulados são eliminados no aparelho respiratório.
Explique a função da partição ar/sangue na absorção dos tóxicos gasosos no pulmão.
Uma substância tóxica é capaz de causar algum dano no organismo. Tudo pode ser tóxico, desde a água, plantas e medicamentos, tudo irá depender da concentração que a pessoa terá contato, como por exemplo, a água, que é um componente vital para nossa vida, há estudos que comprovam que se tomarmos mais de 5L por dia ela pode diminuir a concentração de sódio da corrente sanguínea e levar a convulsões.
Medicamento é uma substância utilizada com finalidade terapêutica (tratar doenças), porém, se tomarmos em altas quantidades podem vir a ser tóxico e prejudicar nosso organismo. O dipirona, muito utilizado como analgésico, se tomado sem precauções e de forma não controlada pode levar a problemas renais.
A exposição voluntária é aquela que passamos porque queremos (ex: fumar), a exposição involuntária é aquela que passamos sem querer (ex: ar poluído) e a exposição ocupacional é aquela que passamos por conta do trabalho (ex: trabalhar com plástico que contém Bisfenol A - BPA – que é um composto que age como estrogênio, pode levar a infertilidade e a cânceres uterinos).
O procedimento é feito em um recipiente contendo a mesma quantia de água e óleo, ao imergirmos a substância se sua maior parte for para o óleo ela é apolar, agora, se a maior parte for para a água a substância é polar. A pele é uma “camada de proteção”, ela evita a entrada das substâncias polares ao organismo, se for uma substância apolar, este adentra a pele e mucosas podendo causar mal ao organismo todo, se dissipa de forma promíscua (descontrolada).
Pka identifica ácidos/bases. Quanto maior pka mais fraco será o ácido. Sem carga é molécula (tem pH ácido, apolar e predomina em pH baixo), as carregadas são íons (predominam em pH alcalino, ocorre a dissociação do H perante pH do meio, passa a ter cargas), o pH do estômago é próximo a 1,0 sendo assim moléculas (apolares) são absorvidas mais rápidas no estômago, o pH do intestino é próximo a 8,0 então os íons (bases) são absorvidos mais facilmente no intestino.
Os particulados são as substâncias que entram em contato pela via respiratória na forma líquida ou sólida, varia-se o tamanho e a forma de eliminação, sendo <1 µm podem atingir alvéolos sendo absorvidas pelas linfas, indo à circulação sistêmica e fagocitadas por macrófagos ou removidas pelo muco, as de tamanho de 2 µm a 5 µm serão retidas na traquéia ou nos brônquios sendo removidas por muco ou fagocitadas por macrófagos, as maiores que 5 µm são retidas na região nasofaríngea sendo removidas por assopro espirro ou limpeza. No sistema respiratório os particulados tem ação tóxica local.
As substâncias em forma gasosa quando adentram no sistema respiratório tendem a ir para a circulação sanguínea (sangue arterial), quanto mais solúvel for a substância mais rápido se dissipará no sangue. Ressaltando que substâncias apolares também são absorvidas por haver alta taxa de albumina e lipoproteínas que ligam as moléculas apolares No pulmão ocorre a dissipação sangue/ar, substâncias que tem alta taxa de solubilidade no sangue serão mais rapidamente absorvida do que as que tem maior solubilidade no ar.

Continue navegando