Buscar

FHN fisica 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Foi feita uma simulação para verificar a pressão hidrostática de um fluido, conforme mostrado na figura. O manômetro foi posicionado a uma profundidade de 2 cm e o líquido manométrico foi o traclorometano, que possui densidade igual a 1,59g/cm3. Com base nessas informações, podemos afirmar que  o valor da pressão é aproximadamente igual à Adote : 1 hPa = 1 Hectopascal = 100 Pa = 100 N/m2. 
R : (3,1hPa)								
2 Há 100 anos. em 1895, Roentgen descobriu os raios X. Desde então sua utilização, especialmente em diagnose médica, tem sido intensa. A respeito dos raios X afirma-se que: I) São ondas eletromagnéticas.II) Propagam-se no vácuo com velocidade igual a da luz.Quanto essas afirmativas:
R(I e II são corretas.)
"								
3 Lucas ganhou de sua mãe uma deliciosa caixa de chocolates finos, no fundo da caixa, havia uma lâmina de papel alumínio de ´toima qualidade, capaz de servir como um espelho. Vrincando cm eus irmãos, o garoto observou que em determinado momento, sua imagem aperecu na lâmina de ponta cabeça, ou seja, invertida. Isso aconteceu porque : 
R:(a lâmina de alumínio se comportou como um espelho côncavo.)								
4 Muitos compositores descrevem em suas canções o encanto e a magia que a luz provoca nas pessoas. Leia um trecho de canção escrita por Caetano Veloso que cita a luz: Luz do Sol Luz do sol Que a folha traga e traduz Em ver denovo Em folha, em graça Em vida, em força, em luz...Céu azul Que venha até Onde os pés Tocam a terra E a terra inspira E exala seus azuis... De acordo com as Leis da óptica é correto afirmar que: 
R:( a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol,a cor da luz do Sol são as cores do arco íris.)
"								
5 No interior de um calorímetro ideal, contendo inicialmente 400 g de gelo à temperatura de -20 °C, são colocados 500 g de água à temperatura de 90 °C. onsidere-se que o calor específico do gelo é 0,5 cal/g °C e que o calor latente de solidificação da água é -80 cal/g. A temperatura final de equilíbrio no interior do calorímetro é de: 
R: ( 10 °C)								
6 Nos supermercados ,lojas, meios de transportes, sempre observamos a presença de um espelho com campo de visão amplo, esse espelho é o chamado espelho convexo, que sempre produz imagens com as seguintes caracterísiticas: 
R: virtuais, reduzidas e direitas.								
7 Numa antiga propaganda de uma grande loja X de departamentos, existia o seguinte refrão:
- Quem bate?
- É o frio!
- Não adianta bater, pois eu não deixo você entrar, os cobertores da loja X é que vão aquecer o meu lar!
 
Do ponto de vista da Física, o apelo publicitário é:
 
R: incorreto pois não tem sentido falar em frio entrando ou saindo já que este é uma sensação que ocorre quando há trocas de calor entre corpos de diferentes temperaturas."								
8 Numa experiência clássica, coloca-se dentro de uma campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido. Isso acontece porque: 
R : ( o som não se propaga no vácuo e a luz sim.)
9 No interior de uma geladeira, a temperatura é aproximadamente a mesma em todos os pontos graças a circulação de ar. O processo de transferência de energia causado por essa circulação de ar é denominado:
r;Convecção

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais