Buscar

Política Fiscal, Monetária e Cambial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e as despejas planejadas. Cite quais são os três instrumentos principais desta política e discorra sobre o seu grande objetivo.
Políticas fiscal, monetária e cambial. 
Política Fiscal: Se o objetivo da política econômica for reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais normalmente adotadas são a diminuição de gastos públicos e/ou o aumento da carga tributária. Logo, essas medidas visam diminuiros gastos da coletividade. Se o objetivo for maior crescimento e emprego, os instrumentos fiscais são os mesmos, mas em sentido inverso, para elevar a demanda agregada.
Política Monetária: Objetivos: Elevação do nível de emprego; Estabilidade dos preços; Taxa de câmbio realista; Adequada taxa de crescimento econômico.
Política cambial: O objetivo é sempre buscar um equilíbrio, evitando alterações bruscas da taxa de câmbio e dos preços influenciados por ela. Estas mudanças bruscas sempre prejudicam as empresas, população e governo. 
2. A política fiscal pode ser utilizada com o objetivo de reduzir a taxa de inflação. Cite e explique quais as medidas fiscais que podem ser adotadas para se atingir este objetivo. 
Medidas Fiscais adotadas são: 
-Diminuição de Gastos Públicos
-Aumento da carga tributária sobre bens de consumo: Desestimulando os gastos em consumo; Este aumento deve sempre preservar os investimentos e as exportações, sob o risco de comprometer a produção futura e de perder mercados já conquistados; 
-Elevação das importações
-Redução das tarifas e barreiras, o que aumentaria o grau de abertura da economia para produtos estrangeiros, acirrando a competitividade, inibindo elevações de preços internos
3. Cite e explique quais as medidas fiscais que podem ser adotadas com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o nível de emprego.
Instrumentos fiscais são os mesmos, mas em sentido inverso, para elevar a demanda agregada:
¢ Aumento dos gastos públicos
¢ Diminuição da carga tributária: Estimulando as despesas de consumo e de investimentos
¢ Subsídios e estímulos as exportações: Elevam a demanda do setor externo pela produção interna
¢ Tarifas e barreiras as importações: Protegem a produção nacional da concorrência externa
5. O que são títulos públicos? 
São papeis emitidos pelo Tesouro Nacional, que representam uma forma de financiar a divida pública e permitem que os investidores “emprestem” dinheiro para o governo, recebendo em troca uma determinada rentabilidade.
6. Conceitue: 
A - Meios de pagamentos: constiruem o total de moeda à disposição do setor privado
não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações. A liquidez da moeda é a capacidade que ela tem de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações.
B - Moedas metálicas: Emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor e/ou com unidade monetária fracionada (troco).
C - Papel moeda: Também emitido pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público.
D - Moeda escritural: É representada pelos depósitos a vista (depositos em conta corrente) nos bancos comerciais (é a moeda conteíbil, escriturada nos bancos comerciais). 
E - Moeda manual: É o papel moeda e as moedas metálicas quando estão em poder público (famílias e empresas).
7. Cite e explique quais as medidas relacionadas à política monetária podem ser adotadas com o objetivo de controlar a taxa de inflação. 
As medidas apropriadas são: 
¢ Política monetária deve-se centrar mais no controle da demanda agregada
¢ Aumento da taxa de juros básica
¢ Controle das emissões pelo BCB
¢ Aumento na venda de títulos públicos no open market, retirando moeda de circulação
¢ Elevação da taxa sobre as reservas compulsórias, diminuindo a disponibilidade dos bancos comerciais de efetuar empréstimos ao setor privado
¢ Alteração das normas e regulamentação da concessão de créditos
8. Compare as políticas fiscal e monetária em relação: velocidade de implementação e grau de interferência na economia. 
Velocidade de implementação:
— Política monetária é mais eficaz que a política fiscal, pois as decisões das autoridades monetárias normalmente são aplicadas de imediato
— Enquanto as decisões das na área fiscal, de acordo com a Constituição Federal, devem ser aprovadas pelo Poder Legislativo, e só são implementadas no exercício fiscal seguinte, devido ao princípio da anterioridade.
Grau de intervenção na economia:
— Política fiscal é mais profunda que a política monetária
— Uma alteração numa alíquota de impostos, a criação de novos impostos, elevação dos gastos públicos, por exemplo, afeta muito mais o setor privado do que qualquer política monetária
9. Defina taxa de câmbio. 
É a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também, ser definida como o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional.
10. Cite e explique os três tipos de regimes cambiais existentes. 
Regime de Taxas Fixas de Câmbio: O Banco Central fixa antecipadamente a taxa de câmbio, com a qual o mercado deve operar.
Regime de taxas flutuantes ou flexíveis de câmbio: A taxa de câmbio é determinada pelo mercado, através da oferta e da demanda de moeda estrangeira. Na verdade, como já observamos, em quase todos os países o Banco Central é o principal agente tanto na compra como na venda de divisas, o que lhe permite praticamente manter a taxa de câmbio nos níveis em que ele deseja. Esse fato também é chamado de flutuação suja.
Regime de bandas cambiais: O Banco Central fixa os limites superior e inferior dentro dos quais a taxa de câmbio pode flutuar. 
11. O que é desvalorização cambial? E explique as suas consequências em relação à importação e exportação. 
Com a desvalorização cambial os produtos importados ficam mais caros, em termos de reais. Evidentemente, diminuirão as importações de muitos produtos, mas os produtos essenciais, como petróleo, trigo, que o Brasil importa muito, terão seu preço aumentado, provocando aumento dos custos de produção, que serão repassados aos preços dos produtos finais, gerando inflação. 
12. O que é valorização cambial? E explique as suas consequências em relação à importação e exportação. 
Com uma valorização cambial, a moeda nacional fica mais forte relativamente ás moedas estrangeiras. Os brasileiros passam a importar mais, e aumenta a competição do produto importado com os produtos nacionais. A valorização cambial permite "ancorar" os preços intermos e reduzir a taxa de inflação. Algumas desvantagens da valorização é que os setores que estiverem despreparados para a competição externa podem sofrer grande queda em suas vendas, com o consequente aumento do desemprego nesses setores. Os exportadores também são prejudicados, porque, com a moeda nacional valorizada, nossos produtos ficam relativamente mais caros para o comprador estrangeiro. Com importações tendendo a crescer mais que as exportações, pode ocorrer um défict na balança comercial, com a consequente saida de divisas do país.

Mais conteúdos dessa disciplina