Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA - Tipo de Avaliação_2014.02.AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA - Tipo de Avaliação: AV2
	1a Questão (Ref.: 201101524275)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os determinantes sociais de saúde exercem importante influência no processo saúde-doença. PORQUE: As formas concretas de inserção socioeconômica da população como as condições de trabalho e condições de vida em geral, são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
		O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado na investigação do processo saúde/doença em populações humanas. Estratégias de problematização em pesquisa epidemiológica propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. Sobre a problemática na pesquisa epidemiológica são feitas as seguintes afirmações: I A necessidade social de reconhecer, controlar e/ou remover fatores ambientais, culturais, biológicos, físico-químicos ou socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. II Os agravos à saúde que acometem apenas os grupos humanos vulneráveis são os principais agentes determinantes. III A necessidade social de reconhecer, controlar e remover apenas os fatores socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. IV A precariedade no saneamento básico é o principal agente determinante. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
 2a Questão (Ref.: 201101524344)				
		 3a Questão (Ref.: 201101525608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	 4a Questão (Ref.: 201101659504)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	 
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	
	 5a Questão (Ref.: 201101523866)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101538174)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	 7a Questão (Ref.: 201101567337)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação de um grupo (grupo WHOQOL) que construiu o seguinte conceito de qualidade de vida: ¿Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações¿. A construção desse conceito permitiu a este grupo desenvolver um instrumento (ferramenta de mensuração) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Dentro desse contexto, quais são os principais usos e as principais características do WHOQOL-100?
		
	
Resposta: A avaliação do WHOQOL-100 é utilizado em diversos países e traduzido em diversas línguas, é transcultural, e serve para medir a qualidade de vida da pessoa. Suas principais características são a subjetividade, a multidimensionalidade,e a medição da qualidade de vida tanto de forma positiva quanto negativa. Essa avaliação é utilizada em pesquisas de saúde fins avaliar as condições e estilo de vida da população além de servir para o planejamento de ações em saúde e formulação de políticas em saúde.
	
Gabarito: Os principais usos do WHOQOL-100 são: - Prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento; - Pesquisas; - Construção e Implementação de Políticas de saúde. As principais características do WHOQOL-100 são: - Disponibilidade em 20 idiomas; - Desenvolvimento transcultural; - Ênfase na percepção do indivíduo.
	 8a Questão (Ref.: 201101529110)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Pensando nos tipos de Prevenção da Atenção Básica, explique e exemplifique quais os tipos de Prevenção Primária, Secundária e Terciária?
		
	
Resposta: Prevenção Primária - medidas para prevenção da saúde, a pessoa não se encontra com a doença: exercícios físicos, caminhada, boa alimentação, vacinação, exames preventivos, palestras. Prevenção Secundária - medidas adotadas quando a pessoa está com a doença instalada: diagnóstico e tratamentos imediatos. Prevenção Terciária - medidas adotadas quando a pessoa não se encontra mais com a doença mas deixou algum tipo de sequela: condicionamento físico, recuperação funcional, fisioterapia, terapia ocupacional, mudança alimentar.
	
Gabarito: Temos os Tipos de Prevenção na Atenção Básica: - Primária - quaisquer atos destinados a diminuir a incidência de uma doença numa população, ou seja, atos para diminuir casos novos, reduzindo seus riscos. São exemplos a vacinação, o tratamento da água para consumo humano, medidas de desinfecção e desinfestação ou de ações para prevenir a infecção por HIV, ações de educação e saúde ou distribuição gratuita de preservativos, ou de seringas descartáveis aos toxicômanos ( redução de danos ). - Secundária - quaisquer atos destinados a diminuir a prevalência ( casos novos e antigos ) de uma doença numa população reduzindo sua evolução e duração; Um exemplo é o rastreio do colo uterino, causado pela paciente com transmissão sexual do HPV . A prevenção secundária consiste em um diagnostico precoce e tratamento imediato. - Terciária - quaisquer atos destinados a diminuir a prevalência ( casos novos e antigos) das incapacidades crônicas numa população, reduzindo ao mínimo as deficiências funcionais consecutivas à doença. Outro exemplo, a nível da saúde ocupacional seria a reintegração daquele trabalhador na empresa, caso não pudesse continuar a exercer, por razões médicas, o mesmo tipo de atividades.
	 9a Questão (Ref.: 201101538211)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na primeira metade do século XX, duas instituições de pesquisa e formação especializada no campo da saúde pública foram criadas: a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O início da criação da Fundação Oswaldo Cruz foi marcado pela:
		
	
	Criação da Revista Brasileira de Epidemiologia.
	
	Criação da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO).
	
	Consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica no Brasil.
	 
	Inauguração do Instituto Soroterápico Federal para a fabricação de soros e vacinas contra a peste bubônica.
	
	Inauguração da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) para o estudo da varíola.
	
	 10a Questão (Ref.: 201101526147)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Vigilância Epidemiológica se aplica às: I. doenças transmissíveis. II. doenças não transmissíveis. III. anomalias congênitas. IV. violências e acidentes.
		
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	Apenas os itens II e IV estão corretos.
	 
	Todos os itens (I, II, III e IV) estão corretos.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas os itens I e IV estão corretos.

Outros materiais