Buscar

AV 2014 FRED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  » HISTÓRIA MODERNA: DA FORMAÇÃO DO SIST. INTERNAC.
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	RENATA RIBEIRO DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 12/11/2014 10:07:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201308322142)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre os vários meios desenvolvidos nos Estados Nacionais Modernos para garantir o poder das monarquias não se pode citar a adoção de
		
	
	sistema tributário.
	
	leis e justiças unificadas.
	
	força militar permanente.
	 
	universalismo religioso da Igreja Católica.
	 
	burocracia administrativa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308321925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:
		
	
	impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.
	 
	tentar conciliar os princípios do absolutismo com as idéias iluministas.
	
	atribuir ao povo a participação no poder político.
	
	difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.
	
	equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308414537)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Foi considerada uma das principais manifestações do período colonial, buscando a perspectiva e a ilusão de ótica, retratando primordialmente temas importantes para o catolicismo :
		
	 
	Barroco
	
	Modernismo
	
	Classicismo
	
	Renascimento
	
	Romantismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308331791)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Luiz XIV, tomado como o modelo por excelência do monarca de Antigo Regime, serviu como referência para inúmeras representações imagéticas, que, segundo o historiador inglês Peter Burke, foram de fundamental importância para a "fabricação do rei" e de seu poder político. A respeito de uma dessas inúmeras representações, é correto afirmar que:
		
	
	a representação imagética de Luiz XIV recupera a centralidade da Antiguidade como referência central para a justificativa do poder régio, associando-o a uma linhagem que remontaria aos reis da Antiguidade;
	 
	a representação em questão deve ser compreendida como uma alegoria, cuja prática estava submetida a convenções e preceitos, conhecidos por aqueles (autores e receptores) que partilhavam seus códigos interpretativos.
	
	a referência ao Deus Apolo inscreve-se na concepção política da origem divina do poder real, justificativa central para o exercício do poder por parte dos monarcos absolutos como Luiz XIV;
	
	a referência à mitologia clássica era um dos temas centrais da pintura histórica romântica voltada para uma valorização dos temas históricos como afirmação do poder nacional;
	
	a representação proposta de Luiz XIV em associação a um deus da mitologia, expressa o interesse por construir uma imagem do poder real assentada em bases realistas de um poder absoluto associado à figura do monarca de Antigo regime;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308422754)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre as áreas que foram conquistadas na dinastia Qing estão:
		
	
	Iraque
	
	Egito
	
	Rússia
	 
	Índia
	 
	Mongólia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308804447)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em termos ideológicos, o absolutismo teve diversos defensores entre os filósofos e os pensadores da época. Identifique qual teórico reconhecia a existência de três tipos de regime: monarquia, aristocracia e democracia. Defendendo a Monarquia como o regime necessário para a manutençao da ordem social.
		
	
	Augusto Comte
	 
	Jean Bodin
	 
	Jacques Bossuet
	
	Nicolau Maquiavel
	
	Thomas Hobbes
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308245425)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as proposições abaixo e assinale as que se incluem entre as idéias políticas e sociais defendidas pelos escritores iluministas do século XVIII.
I. A razão é o único guia infalível da sabedoria e é o único critério para o julgamento do bem e do mal.
II. A prosperidade de um país está condicionada à acumulação de metais preciosos, ouro e prata.
III. O poder político vem de Deus, que é a fonte única de toda autoridade.
IV. O homem é naturalmente bom e a educação aperfeiçoa as suas qualidades inatas. ]
V. O poder político emana do povo, que deve ter o direito de escolher os seus governantes.
		
	
	I, II e IV
	
	II, III e V
	
	I, III e V
	
	II, III e IV
	 
	I, IV e V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308422749)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Discuta o papel do Oriente no imaginário moderno:
		
	
Resposta: O Oriente, devido a todo o processo de colonização europeu de grande maioria do Ocidente e do eurocentrismo, onde o europeu era visto como a razão, como os ideais e meio de vida correto, a cultura a ser vivida, e os outros povos seriam os "diferentes"; devido a esse histórico o Oriente sempre apresentou um imaginário de uma cultura diferente da normal, uma cultura exótica.
	
Gabarito: O aluno deve falar os relatos que chegam, como o de Marco Polo, em um crescimento social Europeu buscaram o diálogo com o mundo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A ideia de Oriente foi construída através dos relatos de Março Polo, em um momento de crescimento social europeu, no qual havia a busca por um diálogo com o mundo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308473329)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A Revolução assinala a elevação da sociedade burguesa e capitalista na história da França. Sua característica essencial é ter realizado a unidade nacional do país por meio da destruição do regime senhorial e das ordens feudais privilegiadas: porque segundo Tocqueville em L'Ancien Régime et la Revolution, seu "objetivo particular era abolir em toda parte o resto das instituições da Idade Média". SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989, pp. 7) Segundo o historiador francês Albert Soboul, a Revolução Francesa assinala a emergência de uma sociedade organizada segundo o modelo burguês. Assim sendo, aponte as principais características da sociedade francesa do Antigo Regime e indique duas mudanças sociais implantadas pela revolução.
		
	
Resposta: O Antigo Regime tinha o poder centrado nas mãos do rei, um poder aristocratico-absolutista, havia uma sociedade dividida em Primeiro, Segundo e Terceiro Estados, onde o último, a grande maioria da população, pagava tributos e "bancava" os primeiros estados. A revolução implantou várias mudanças como um ideal de igualdade entre os homens, a liberdade desde que não pertubem a outrem, nascem e permanecem livres e iguais perante a lei; a lei só tem o direito de proibir as ações que prejudiquem a sociedade, e não favorecerem uma classe específica.
	
Gabarito: O aluno deve caracterizar a sociedade estamental do Antigo Regime, dividida em 3 estados, hierarquicamente organizada e baseada em privilégios. Como transformações devem ser apontadas a igualdade jurídica e o direito ao voto censitário.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308471646)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A seguir estão transcritos os cinco primeiros artigos da Declaração dos Direitos o Homem e do Cidadão: "A Assembleia Nacional reconhece e declara em presença e sob os auspícios do Ser Supremo, os direitos seguintes do homem e do cidadão:
I- Os homens nascem e permanecem livres e iguais perante a lei; as distinções sociais não podem ser fundadas senão sobre a utilidade comum.
II- O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem; esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
III- O Princípio fundamental de toda autonomia reside essencialmente na nação; nenhuma corporação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que ela não emane expressamente.
IV-A liberdade consiste em fazer tudo que não perturbe a outrem. Assim, os exercícios dos direitos naturais de cada homem não tem limites senão os que asseguram aos outros membros da sociedade o desfrute desse mesmo direito; esses limites não podem ser determinados senão por lei.
V- A lei só tem o direito de proibir as ações que prejudiquem a sociedade. Tudo quanto não for impedido por lei não pode ser proibido e ninguém é obrigado a fazer o que a lei não ordena." Esse documento foi criado em 1789, após os representantes do Terceiro Estado na França terem se declarado em Assembleia Nacional Constituinte e dado início às transformações que chamamos de Revolução Francesa.
Sobre a relação entre este documento e os rumos da revolução podemos afirmar que:
		
	 
	ao analisarmos o primeiro artigo podemos afirmar que o ideal de igualdade já aparece ali em sua máxima radicalização e abrangência, garantindo as bases para a instituição de uma sociedade sem classes como foi teorizada por Marx e Engels.
	
	ao afirmar que estes direitos do homem são universais, os revolucionários franceses pretendiam colocar em prática sua estratégia expansionista, que consistia na consolidação da Revolução em toda a Europa e na difusão da cultura francesa.
	
	a criação da Lei do Máximo, que estipulava os preços máximos que os produtos básicos para a sobrevivência do povo poderiam alcançar, não chegava a ferir o ideal de livre comércio, já que foi uma lei criada com o consentimento da burguesia, durante o período do Diretório.
	 
	o direito à liberdade estava comprometido pela criação da Lei de Le Chapelier, em 14 de junho de 1791, que proibia as greves de trabalhadores, indo em direção contrária ao livre direito de associação e reunião.
	
	durante o período jacobino, também conhecido como o "Terror", foi revogada a lei que determinava o fim da escravidão nas colônias francesas, em grave contradição ao direito universal à liberdade de todos os homens.

Outros materiais