Buscar

portifolio em grupo unopar

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
74 CONCLUSÃO	�
8REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos relatar através de leitura, escrita, entrevistas e pesquisas, sobre a visão prática da contabilidade, onde podemos verificar como ela é utilizada, e sua importância para a sociedade; inclusive o incentivo que nos trouxe para assim que concluir a faculdade exercer a profissão, saber como realmente funciona um escritório, suas obrigações e sua utilidade para as empresas documentando seu patrimônio, e também nas demonstrações de resultados fundamentais para a permanência e sucesso das instituições e seus empregados.
DESENVOLVIMENTO
Questionário para o Prestador de Serviços Contábeis:
Qual a Formação do Responsável pela Contabilidade?
 Ciências Contábeis
Qual o tempo de atuação na profissão?
 5 anos de atuação na profissão.
Porque escolheu a profissão contábil?
 Estabilidade profissional
Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação? (pergunte não se aplica a técnico em contabilidade)
Fiz Cursos profissionalizante como: Rotinas em Folha de Pagamento, Rotinas em Escrita Fiscal, Curso prático em Contabilidade, Rotinas em impostos Federais.
 
Já exercia atividade contábil durante o curso de graduação? (pergunta não se aplica a técnico em contabilidade).
 Não
Qual a importância da profissão contábil na sociedade?
O Contador possui ferramentas adequadas para demonstrar ao cidadão qual o valor do seu patrimônio, seja ele negativo ou positivo.
 
Qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?
Administração orienta ao empresário o que fazer, como fazer e a contabilidade mensura os valores que o empresário tem que recolher.
 
Como está composto o seu mix de clientes? Qual o percentual de clientes indústria, comércio ou prestação de serviços?
Comércio e Prestação de Serviços.
Quais demonstrações contábeis são entregues mensalmente aos clientes?
Demonstração do Resultado do Exercício.
Demonstração Mutações do Patrimônio Liquido.
Balanço Patrimonial.
Declaração Anual do Simples Nacional.
	Nosso entrevistado é formado em ciências contábeis, exerce a profissão a 5 anos, escolheu a profissão em busca de estabilidade profissional, fez cursos profissionalizante para poder melhor atender seus clientes. Ele não trabalhava na área, porém isso não foi motivo para ter receio de exercer sua profissão assim que conclui o curso passou a exercer, isso foi para ele importante, pois nos relatou da importância de se utilizar a contabilidade e suas ferramentas adequadas, tanto para demonstrações de resultados sendo ele negativo ou positivo. Foi discutido também sobre a relação da contabilidade e a administração, orientando assim o empresário, ao que fazer, e como fazer para administrar bem sua empresa.
	A prestação de serviços esta ligada em maior parte no comércio.
	
	A entrevista para nos estudantes de ciências contábeis, foi muito motivadora, pois a mesma demonstrou que mesmo não tendo nenhuma experiência pratica, poderemos nos dedicar sendo bons alunos, para assim exercer a profissão quando concluímos a faculdade.
	Os serviços prestados pelos contadores é de suma importância para a sociedade pois trata-se do bom andamento dos negócios das diversas empresas e comércios, pois ela relata documentando o patrimônio, e todos as movimentações entrada e saída, demonstrativos de resultados, tarifas e impostos, e também registro de funcionários. Vale a pena ressaltar também sobre a importância de se especializar na profissão, fazer uma pós-graduação, mestrado e cursos diversos buscando enriquecer o currículo e o conhecimento, para melhor atender os clientes.
Entrevista feita com o gerente de um renomado supermercado da cidade senhor Ronaldo Araujo:
Qual a atividade econômica da sua empresa?
Comércio varejista e mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios.
Qual o número de colaboradores (sócio e empregados)?
Dois sócios e trinta e dois funcionários.
A escrituração contábil é efetuada na própria empresa ou em escritório terceirizado?
Em escritório terceirizado
Na sua opinião, para que servem as informações contábeis que você recebe do seu contador?
 Para estar bem informado e em dias com o fisco.
Você como empresário/responsável pela empresa utiliza as informações contidas nas demonstrações contábeis para a gestão de sua empresa?
Sim porque dependemos dos resultados contábeis.
Além das demonstrações contábeis padrões, o seu contador apresenta relatórios explicativos? 
Não
A missão de sua empresa está bem definida?
 Sim, pois trabalhamos com resultados positivos.
A visão de futuro empresarial é bem clara? Sim, pois já há vários anos de experiências e só obtemos bons resultados.
A empresa utiliza na gestão o controle através do fluxo de caixa? Sim.
 Todos os colaboradores da empresa conhecem o organograma da empresa? 
Não, nem todos se interessam.
 Qual tipo (estilo) de liderança adotada?
 Bom atendimento e excelência nos Preços.
 Como são resolvidos os possíveis conflitos surgidos entre líderes e empregados?
 Através de diálogos e com reuniões.
 
 	A entrevista realizada foi numa empresa de grande renome na cidade, com atividade econômica predominante comércio varejista de mercadorias em geral predominando a área alimentícia, possuindo assim 2 sócios e 32 funcionários.
	A contabilidade é realizada por um escritório terceirizado que servem para dar informações sobre os dias de fiscalização na cidade e registro de movimentação da empresa. Ele nos disse que utiliza dos dados e demonstrações contábeis para registro de lucro e despesas, buscando assim bons resultados; isso ocorre apesar de relatar que seus contadores não fornecem relatórios explicativos.
	A missão da empresa esta bem definida, pois eles trabalham com resultados positivos, e a visão do futuro é bem clara, pois já tem algum tempo que só se tem obtido bons resultados, isso com vários anos de experiência.
	O controle da empresa é realizado através do fluxo de diário de caixa contado com a colaboração de seus funcionários, mais nem todos se interessam, acreditam que o bom atendimento e os excelentes preços é o ponto mais forte da empresa. Quando a conflitos entre funcionários procuram resolver através de diálogos e reuniões.
	
	Tivemos ótimas experiências nesta entrevista, pois é um supermercado de grande conhecimento de todos na sociedade da nossa cidade, que possui muitos funcionários, obtivemos conhecimentos do funcionamento da empresa, quanto a forma de obter resultados positivos, e crescimento, pois trás uma concorrência justa nos preços o se torna atrativo, conquistando assim novos clientes, e também conhecemos um pouco da experiência do gerente, observamos a forma como é utilizada a contabilidade, apesar de ver que poderia ser melhor utilizada, ou serviços melhores prestados pelos seus contadores, mais vale ressaltar a importância que teria se empresa firmasse mais com funcionários, pois existe uma troca de trabalhadores muito grande que com certeza não traz uma boa visão da sociedade para com a empresa, sendo um lugar frequentado por diversas pessoas.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que obtivemos ótimos entendimentos na área da contabilidade quanto na gestão da gerência de uma empresa. Descobrimos como é importante a contabilidade para nossa sociedade, que para exercer a profissão não precisa ser experiente na área basta ter força de vontade e colocar em pratica nosso aprendizado. Através do contador e o gerente podemos nos influenciar estar buscando no dia a dia mais conhecimento e estar se especializando mais, para que ao final do nosso curso podermos exercer a nossa profissão com responsabilidade e ser um grande profissional.REFERÊNCIAS
COSTA, JOSÉ MANOEL. Contabilidade básica: ciências contábeis/ José Manoel da costa. São Paulo: Pearson, 2009.
SILVA, MÔNICA MARIA. Fundamentos da administração: ciências contábeis I/ Mônica Maria Silva. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2010.
MARTINS, PAULO ROBERTO.Introdução ao direito público e privado: ciências contábeis/ Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador.—São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.
ARAMAN, ELIANE MARIA. Matemática: Ciências contábeis I/ Eliane Maria Araman, Helenara Regina Sampaio, - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis
heleno gonçalves bento, jarileia pereira cardoso, marco aurelio bispo, suiang claudio da silva, wanyspaula monteiro dávila céo, weslane tolentino de moura, wesley estilista.
a importancia da contabilidade para a sociedade
São Miguel do Araguaia 
2012
heleno gonçalves bento, jarileia pereira cardoso, marco aurelio bispo, suiang claudio da silva, wanyspaula monteiro dávila céo, weslane tolentino de moura, wesley estilista.
a importancia da contabilidade para a sociedade
Trabalho de ciências contábeis, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de contabilidade básica, matemática, introdução ao direito publico e privado e fundamentos da administração.
Orientador: Vânia de Almeida Silva Machado, Samara Headley, Helenara Regina Sampaio, Têmis Chenso da Silva Rabelo.
SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA
						2012

Continue navegando