Buscar

Questões bioquímica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões bioquímica : lipólise e glicogenólise 
A) proteína quinase: As proteínas quinases são enzimas que catalisam a fosforilação de proteínas através da transferência de um grupo fosfato de um ATP para treonina, serina ou tirosina 
Substrato: glicogênio sintase- ativa
Produto: glicogênio sintase fosforilada- inativa 
b) glicogênio fosforilase quinase: degrada o glicogênio removendo resíduos de glicose da molécula pelas extremidades a partir da quebra da ligação alfa 1,4. Esses resíduos saem na forma de glicose 1-fosfato.
Substrato: glicogênio fosforilase- ativa
Produto: glicogênio fosforilase fosforilada- inativa
c) fosfoproteina fosfatase:
substrato: glicogênio fosforilase quinase fosforilada- ativa
produto: glicogênio fosforilase quinase- inativa
Glicogênio ----- GLICOGÊNIO FOSFORILASE----> glicose 1-fosfato
Reações da adenilato ciclase
ATP ADENILATO CICLASE AMPc
Descrever processos de ativação e inativação da adenilato ciclase e dependência de um ou outro processo: a adelilato ciclase é uma enzima que catalisa a síntese de AMPc ela é ativada e desativada por presença ou não de hormônios estimuladores. Com a ligação do hormônio a seu receptor, ele sofre uma mudança conformacional que o liga a proteína Gs. Ocorre uma série de reações que permite que um GTP se ligue a enzima adelinato ciclase, que inicialmente estava inativa. A ligação do GTP à enzima, ativa-a, consequentemente estimulando a produção de AMPc
Mostrar a relação da AMP cíclico e ions Ca2+ com a degradação do glicogênio a glicose 1-fosfato: a AMPc aumentada, estimula a degradação de glicogênio a glicose para suprir as necessidades musculares. Ela se liga a enzima glicogênio fosfatase quando a enzima está no estado relaxado, acentuando a degradação de glicogênio. 
cAMP: a adrenalina estimula a cAMP que ativa a enzima proteína quinase, que consequentemente, ativa a fosforilase quinase ligada a um grupo fosfato. Conjuntamente, o cálcio é estimulado por impulsos nervosos a se ligar a fosforilase quinase e ativa-la. As duas fosforilases quinases ativam a fosforilase quinase b que se subdivide em fosforilase quinase a ativa e fosforilase quinase b ativa (a fosforilase quinase b ativa é ativada por meio do AMP), que, por fim, converte o glicogênio em glicose 1- fosfato
Citar hormônios que estimulam a degradação de glicogênio no fígado e no musculo e demonstrar seu modo de ação
O glucagon estimula a degradação do glicogênio hepático quando os níveis de glicose estão baixos no sangue, porém este hormônio não tem a mesma ação nos músculos por esse tecido não possuir receptores de glucagon, além do glicogênio muscular não contribuir para a regulação da glicemia do sangue, pois ele é apenas utilizado para a movimentação muscular. Com isso, a mesma reação ocorre nos músculos, porém pela ligação da epinefrina aos seus receptores. A epinefrina é liberada pela adrenal em resposta a estímulos neuronais que indicam necessidade imediata de utilização de glicose pelo musculo 
Esquematizar as reações de conversão de glicose 1-fosfato a glicose. Citar os tecidos onde ocorre: ela ocorre por meio da ação de duas enzimas, glicose 6-fosfatase e fosfoglicomutase. 
Glicose 1-fosfato FOSFOGLICOMUTASE Glicose 6-fosfato Glicose 6-fosfatase Glicose
Essa reação ocorre no fígado, sendo por fim essa glicose liberada no sangue. Porem nos músculos, a reação de encerra na glicose 6- fosfato, que é utilizada para a formação de lactato pela via anaeróbia.
Esquematizar as reações de síntese de glicogênio a partir da glicose: a formação de glicogênio se dá inicialmente com a transformação da glicose em glicose 6-fosfato, pela ação da hexoquinase no musculo e glicoquinase no fígado. Posteriormente essa glicose 6-fosfato é convertida em glicose 1-fosfato pela enzima fosfoglicomutase. Em seguida, a glicose 1-fosfato é então ligada a um UDP pela ação da enzima UDP-glicose pirofosforilase, que retira um grupo fosfato do UTP, transformando-o em UDP e ligando-o à glicose, formando a UDP-glicose. Essa ultima molécula, é um doador de resíduos de glicose para a formação do glicogênio pela ação da glicogênio sintase.
Glicose HEXOQUINASE OU GLICOQUINASE glicose 6-fosfato FOSFOGLICOMUTASE glicose 1- fosfato UDP-GLICOSE PIROFOSFORILASE UDP-glicose GLICOGENIO SINTASE glicogênio 
Citar as funções do glicogênio hepático e glicogênio muscular: o glicogênio muscular é utilizado quando o musculo necessita de grandes quantidades de energia em contrações intensas, com pouco oxigênio. É feita uma reação anaeróbia. Já o glicogênio hepático é utilizado para a manutenção da glicemia do sangue, quando ela baixa, o glicogênio é degradado para estabiliza-la.
Quais são os lipídeos mais abundantes no cérebro 
Cerebrosideos, são lipídeos neutros pois possuem açucares em sua molécula, ao invés de fosfato. São classificados como esfingolipídios.
As vitaminas lipossolúveis pertencem a que classe de lipídeos? Pertencem aos esteroides, isoprenólis
 Esquematizar a reação catalisada pela lipase do tecido adiposo: a lipase é a enzima que converte triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Os hormônios que regulam a lipólise são a glucagon e adrenalina. A adrenalina e glucagon estimula a produção de cAMP que ativa a proteína quinase, essa enzima ativa a enzima lipase que quebra os triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol.
Triglicerídeos LIPASE Ácido graxos + Glicerol
Esquematizar as reações de conversão de glicerol a compostos intermediários da via glicolítica :
Glicerol ATP glicerol 3-fosfato NADH di-hidroxicetona fosfato
 Esquematizar o primeiro passo necessário para a degradação de um ácido graxo (ativação): o primeiro passo para a degradação se da quando, inicialmente o ácido graxo é ligado a uma coenzima a, formando o acil-coA, que depois é desligado da coenzima e ligado a carnitina, que permite a entrada do ácido graxo na mitocôndria. Após a entrada, a carnitina se desliga da molécula e ela novamente se liga a coenzima A, iniciando a degradação.
Citar a localização celular da oxidação dos ácidos graxos e mostrar o papel da carnitina: a oxidação dos ácidos graxos se inicia no tecido adiposo, onde o ácido graxo é ligado a uma coenzima A formando o acil-coA pela ação da enzima acil-coA sintase, posteriormente a reação se da na mitocôndria e o papel da carnitina é se ligar ao acil no lugar co coA para permitir a entrada do acil- carnitina na mitocôndria, onde se da o restante da oxidação.
Citar os compostos formados no fim de cada volta do ciclo de Lynen: a cada volta do ciclo de Lynen formam-se FADH2, NADH e acetil-CoA e um acil-coA
Indicar o número de moléculas de ATP necessárias para degradar uma molécula de ácido graxo: dois ATPs
Listar vitaminas que participam do ciclo de Lynen: biotina, dada pelo complexo B
Descrever a regulação do ciclo de Lynen: o ciclo de Lynen é regulado pela enzima carnitina-acil transferase que, por regular a entrada do acido graxo na molécula, regula a velocidade com que a reação vai ocorrer. Essa enzima é inibida por malonil-coA que é precursor na biossíntese de ácido graxo. A enzima carnitina-acil transferase é regulada pela concentração de citrato.
Indicar os tecidos que não oxidam ácidos graxos: as hemácias por não possuírem mitocôndrias e o cérebro por não conseguir oxidar diretamente os ácidos graxos, medula adrenal.
No que é baseada a classificação dos aminoácidos: São classificados de acordo com o radical R (aromáticos, básicos, ácidos, ramificados, sulfurados e outros) e com relação à capacidade do homem em sintetizá-los naturalmente ou não.
O que são aminoácidos ácidos e básicos? Cite dois exemplos de cada
Ácidos: possuem um grupo carboxila, como o ácido aspártico e o ácido glutâmico.
Básicos: possuem um grupo amina, como a lisina, a arginina e a histidina.
Qual a propriedade fisiológica mais importante dos aminoácidos? Por que? 
É a síntese proteica
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/metabolismo-do-gligogenio/337
http://www2.iq.usp.br/docente/fgueiros/glicogenio_PSA2012.pdf
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/farmacologia-o-sistema-adenilato-ciclase-e-ampc/45193http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfNKMAL/metabolismo-glicogenio
POR QUE O INDIVIDUO QUE CONSOME MUITA CARNE FORMA CALCULO RENAL
POSIÇÃO DOS AMINOÁCIDOS POLARES E APOLARES

Outros materiais