Buscar

Microscopia Eletrônica, Englobamento Celular e Estruturas Celulares

Prévia do material em texto

1)
A revolução tecnológica nos permite avanços científicos diários. Na história da microscopia partimos de um par de lentes ampliadoras até microscópios capazes de analisar moléculas.
Sobre o Microscópio Eletrônico de Transmissão verifique as afirmativas e a Figura 1 a seguir:
I- A microscopia eletrônica de transmissão (M.E.T.) possui um fator limítrofe considerável em suas análises: pequeno campo de visão. Este fato possibilita que o resultado seja sub- ou superestimado.
II- Em preparações utilizando materiais biológicos os feixes de elétrons não interferem danosamente na amostra.
III- Características como plasticidade e flexibilidade da amostra são passíveis de avaliação através da M.E.T. devido os raios-X que fornecem as informações sobre os elementos químicos da amostra.
IV- Quando os elétrons sofrem pouco desvio imagens de campo claro são formadas, quando os elétrons são difratados nos planos cristalinos do material em análise são formadas imagens de campo escuro.
V- A micoscopia eletrônica de transmissão não permite a análise de defeitos e fases internas dos materiais, como discordâncias, defeitos de empilhamento e pequenas partículas de segunda fase.
Figura 1. Mitocôndria em Microscopia Eletrônica de Transmissão.
Fonte: Don W. Fawcett & Keith Porter.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
 Alternativa assinalada
c)
Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
d)
Apenas a afirmativa V está correta.
e)
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
2)
Células de defesa do organismo humano como os macrófagos possuem a característica da realização do englobamento de partículas exógenas para o processo de sensibilização do sistema imune e também de defesa primária para a destruição do agente infeccioso. Nesse caso os eventos celulares envolvidos nesse processo seguem uma ordem característica.
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir que descrevem os eventos envolvidos no englobamento de partículas extracelulares:
1  Enzimas digestivas atuam na degradação das partículas que são eliminadas para o meio extracelular pela exocitose ou são apresentadas como antígenos no caso dos macrófagos.
2  Modificações na permeabilidade e na conformação estrutural da membrana plasmática formando pseudópodes que permitem a passagem de partículas grandes com gasto de energia.
3  A membrana celular reconhece o agente infeccioso ou partícula invasora, recebendo a sinalização necessária que ativam a endocitose.
4  Forma-se um vacúolo digestivo ou vesículas digestivas a depender do tamanho das partículas englobadas.
Agora, assinale a opção que representa a ordem correta dos eventos envolvidos no englobamento de partículas por células de defesa:
Alternativas:
a)
3  2  1  4.
b)
2  3  4  1.
c)
3  4  2  1.
d)
3  2  4  1.
Alternativa assinalada
e)
1  2  4  3.
3)
Cada célula existente possui as estruturas necessárias a sua sobrevivência. Ao adentrarmos o âmbito intracelular descobrimos que a célula é uma unidade que compõe todo ser vivo. Assim, existem aqueles seres vivos compostos por uma única célula, denominados unicelulares, e os que possuem inúmeras são chamados multi ou pluricelulares. As células vão deter estruturas e organelas que desempenham papéis na sua nutrição, reprodução, respiração e metabolismo de modo geral.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falsa:
(   ) O citoplasma, que no caso das céluas eucarióticas está fora do núcleo, constitui-se do citosol que por sua vez consiste de um espaço no qual transitam diferentes substâncias tais como: íons, aminoácidos, nucleotídeos, água e etc., sendo as organelas delimitadas por membranas excludentes a este espaço.
(   ) A parede celular não exerce funções como permeabilidade, flexibilidade, sustentação, proteção mecânica, etc. Por serem impregnadas de lignina apenas conferem resistência.
(   ) Os organismos autotróficos são aqueles que obtêm energia dos alimentos, enquanto que os heterotróficos produzem sua própria energia, seja por meio da fotossíntese ou pela respiração celular das mitocôndrias.
(   ) Os vacúolos possuem distintas funções, pois na célula animal o vacúolo autofágico, por exemplo realiza a destruição de estruturas para reaproveitá-las posteriormente. Enquanto que nos vegetais desempenham a importante função armazenadora de açúcares, lipídeos, pigmentos e sais minerais.
(   ) Lisossomos  possuem diversas enzimas digestivas (proteases, lipases, nucleases, etc.) em seu interior, sendo considerada uma organela vesicular especializada em digerir dentro da células substâncias endógenas ou exógenas. Já os peroxissomos também são organelas vesiculares, mas são especializadas na produção do peróxido de hidrogênio, além de possuírem enzimas que estão diretamente relacionadas ao metabolismo de lipídeos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - F - V - V.
b)
F - F - F - V - V.
c)
F - V - F - F - V.
d)
F - V - V - V - F.
e)
V - F - F - V - V.
Alternativa assinalada
4)
A rã-de-unha-africana ou Xenopus laevis é um anfíbio anuro, oriundo do continente africano, de hábito estritamente aquático e alotetraploide (quatro conjuntos cromossômicos, ou seja, resulta da hibridação de diploides com séries cromossômicas distintas).  Conhecidas como sapos africanos com garras, são amplamente utilizados em estudos, pois são fáceis de serem mantidos e reproduzidos em cativeiro. Os ovos de rã possuem um tamanho grande aproximadamente 1,2 mm de diâmetro, de fácil manipulação além de serem produzidos em grande quantidade. Tais características permitem o estudo do seu desenvolvimento embrionário.
Figura. Ciclo de desenvolvimento celular de Xenopus. Em destaque a blástula (caracterizada pela presença da blastocele circundada por uma camada delgada de blastômeros - uma das várias células resultantes das divisões iniciais do zigoto).
Fonte: Introduction to Xenopus, the frog model. Disponível em: Acesso em 17 dez de 2017.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Embriões jovens de rã passam rapidamente pelos estágios G1 e G2, atravessando as fases S e M de modo rápido, assim uma grande célula (o zigoto) é dividido em muitas outras células menores.
PORQUE
II. Intencionalmente as células estão se dividindo em fragmentos menores após várias rodadas sucessivas da divisão celular. Assim o gênero Xenopus, ao qual a Xenopus laevis pertence, consiste de um caso onde as células do estágio de desenvolvimento primário não aumentam seu tamanho para dividir-se.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
5)
A mitose é o tipo de divisão celular onde uma célula se divide e dá origem a duas novas células geneticamente idênticas. Para organismos como as leveduras as divisões mitóticas são o método de reprodução e assim novos indíviduos surgem ampliando a população. Objetivamente, a mitose é o meio de garantir que cada célula-filha receba um conjunto cromossômico inteiro de forma cuidadosa e organizada.
Por outro lado, a meiose é a divisão que objetiva a reprodução, produzindo células filhas com metade dos cromossomos de cada gameta inicial. Outra forma de compreender a meiose é que o processo leva uma célula diploide (com dois conjuntos cromossômicos) a quatro células haploides (cada célula com apenas um conjunto cromossômico em cada).
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
(   ) A meiose é estudada em duas etapasque são separadas por um intervao curto chamado citocinese, em cada uma das etapas são encontradas as mesmas fases estudadas na mitose sendo elas a prófase, metáfase, anáfase e telófase.
(   ) As subfases da Prófase I são quatro: leptóteno, zigoteno e paquiteno e diploteno. A diacinese é uma subfase da Anáfase I.
(   ) Na meiose II, o momento dos cromossomos ficarem presos pelo centrômero às fibras do fuso é a Prófase II.
(   ) Os núcleos são reorganizados durante a citocinese, quando também há separação das quatro células-filhas haploides.
(   ) Quanto maior a variabilidade gerada na meiose, por meio de recombinação gênica permitida pelo crossing-over, maiores as chances para a ação seletiva do meio.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
 V - F - F - F - F .
b)
 F - F - F - F - V.
Alternativa assinalada
c)
 V - V - V - V - F.
d)
V - F - F - F - V.
e)
 V - V - V - F - V.

Continue navegando