Buscar

Aula 07 EXECUÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 
Natália Rodrigues da Silva
5- PROCESSO DE EXECUÇÃO
 
FUNDAMENTO LEGAL: 
Artigos 771 a 925 C.P.C. 
 
5.1- CONSIDERAÇÕES GERAIS
5.1.1- Pressupostos necessários para se interpor a Ação de Execução: 
A Ação de Execução pressupõe título executivo extrajudicial (artigo 784 C.P.C) e o inadimplemento. 
5.1.2- A instauração do processo de execução
Petição Inicial: Artigo 771, parágrafo único c/c artigo 319 C.P.C 
Por força do artigo 771, parágrafo único do C.P.C, a este capítulo aplica-se subsidiariamente as regras do processo de conhecimento. 
E, segundo dispõe o caput do artigo 771 C.P.C este capítulo aplica-se subsidiariamente ao procedimento da execução fundada em título extrajudicial e, no que couber, aos procedimentos especiais de execução, aos atos executivos realizados no procedimento de cumprimento de sentença e aos efeitos de atos ou fatos processuais a que a lei atribuir força executiva.
5.1.3- Petição inicial deverá conter: 
Primeiramente, o credor deverá indicar o endereçamento da petição inicial, apontando o órgão jurisdicional ao qual pretende que seja distribuída a Ação. ( Artigo 319, I C.P.C), respeitando, entretanto, as regras de competência própria, previstas no artigo 781 C.P.C. 
Trata-se de competência territorial, relativa, podendo ocorrer prorrogação de competência para outro foro ou menção ao foro de eleição. 
Segundo: O nome e a qualificação das partes do processo, artigo 319, II C.P.C. 
Nesta hipótese deve-se considerar o disposto nos artigos 798, II, b, C.P.C C/C artigo 778 e 779 C.P.C. 
Inscrição no Cadastro de pessoas físicas ou jurídicas. 
(C.P.F ou CNPJ). 
Terceiro: Causa de pedir: (Artigo 319, III C.P.C) 
Bastará ao exequente indicar a existência da obrigação referida no título e o inadimplemento havido. 
Se for necessário comprovar que ocorreu a condição ou o termo, o credor deverá fazê-lo nesse momento, de modo a tornar exigível a prestação. 
Se o título descrever a contraprestação, esta deverá ser demonstrada para que se possa postular a satisfação do seu direito. 
Quarto: Pedido daquilo que se pretende (Artigo 319, IV C.P.C). 
Pedido é traduzido por mediato e imediato. O pedido imediato é a execução e o pedido mediato é o que se traduz pelo montante exigido ou pela prestação buscada. 
O credor, neste caso, deverá fazer uma demonstração analítica de atualização do débito. 
Artigo 798, I, a e b e parágrafo único do C.P.C
O pedido do exequente poderá indicar a espécie de execução desejada, quando a lei disciplinar mais de um modo para a satisfação do crédito, artigo 798, II, a do C.P.C
Se o título executivo previr obrigações alternativas e a escolha caber ao credor, ele deverá realizar essa eleição já na petição inicial. Artigo 800 parágrafo segundo do C.P.C. 
Se a escolha couber ao devedor, na petição inicial, o credor deverá requerer a citação do devedor para que no prazo de dez dias ou no prazo que a lei determinar faça a escolha. Se o devedor não fizer a escolha volta-se o prazo para o credor. ( Artigo 800, parágrafo primeiro, do C.P.C. 
Pedido de Tutela Antecipada satisfativa ou de urgência. Havendo necessidade poderá ser requerida. (Artigo 799, VIII C.P.C). 
Quinto: Valor da causa (Artigo 319, V C.P.C) 
Montante exigido na execução ou seu valor correspondente . 
Este valor será tomado a partir do montante exigido na execução, ou do valor econômico da prestação de obrigação de fazer, não fazer, entregar a coisa ou objeto do processo. 
Sexto: Requerimento de provas ( Artigo 319, VI C.P.C). 
As provas no processo de execução sujeitam-se aos documentos indispensáveis á propositura da ação. Trata-se de pressupostos para a instauração válida do processo executivo. A sua não apresentação poderá determinar o indeferimento da petição inicial caso não suprido o defeito no prazo de quinze dias ( Artigo 320 c/ c 801 C.P.C). 
Indicação dos bens passíveis de penhora: Artigo 798, II, c, do C.P.C. 
Sétimo: Opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou mediação. Artigo 319, VII C.PC. 
É facultado ao exequente realizar a averbação da propositura em registro público para dar conhecimento a terceiros desse fato e evitar eventual fraude à execução (Artigo 799, IX e 844 C.P.C) 
O credor também poderá requerer ao Juiz a inclusão no nome do executado no cadastro de inadimplentes, como forma de persuadi-lo ao pagamento. ( Artigo 828 C.P.C ) 
5.1.4- Citação do executado: 
Verificando o Juiz que essa petição está incompleta ou que lhe faltam os documentos indispensáveis será o exequente intimado a corrigir o defeito no prazo de quinze dias, sob pena de indeferimento da petição inicial, conforme prescreve o artigo 801 C.P.C. 
Recebida a petição inicial e determinada a citação do executado, ter-se-á por interrompida a prescrição, ainda quando ordenada por Juiz incompetente. (Artigo 802 C.P.C) 
5.1.5- Cumulação de Ações Executivas
Cumulação objetiva: A cumulação é permitida desde que para todas as ações executivas seja competente o mesmo Juiz e idêntico o procedimento. (Artigo 780 C.P.C). 
 
Cumulação subjetiva: Quando se forma litisconsórcio de credores e devedores ou ambos. Deve estar presente os requisitos do artigo 113 C.P.C. 
5.1.6- Disponibilidade do processo executivo 
Em princípio o credor pode, independente do consentimento do devedor, desistir de toda a execução ou de algum ou alguns atos dela ( Artigo 775 C.P.C) 
Exceção: Artigo 775, parágrafo único C.P.C 
*
*
*
*
*

Continue navegando