Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O KAMBAN é uma ferramenta de gerenciamento do processo produtivo, pois auxilia a diminuição de estoques intermediários e do material em processo de fabricação. É Fabricar bens com a completa eliminação de funções desnecessárias à produção, na quantidade e tempo necessários, nem mais nem menos, eliminando-se estoques intermediários e de produtos acabados, com a consequente redução dos custos e aumento da produtividade. QUE Auxilia a aplicação do JUST-IN-TIME na gestão industrial dos estoques. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	 
	As três afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda e terceira são verdadeiras.
	
	As duas primeiras afirmações são falsas, e a terceira justifica a primeira.
	
	As três afirmações são falsas.
	
	A primeira e segunda afirmação são verdadeira, e a terceira é falsa.
	
	 
	Ref.: 201803118995
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação à classificação dos estoques, pode-se definir como aqueles destinados a suprimentos para a manutenção, para reparo ou até mesmo operacional, mas não é diretamente um item do produto em produção, e sim das máquinas ou do processo para que seja possível realizar esta produção:
		
	
	Estoque de matéria-prima
	
	Estoques de produtos acabados
	 
	Estoque de suprimentos de manutenção / reparo / operacional (MRO)
	
	Estoque de produto em processo ou material semiacabado (MSA)
	
	Estoques escondidos
	
	 
	Ref.: 201803066010
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Acuracidade reflete a confiabilidade das informações de estoque, sendo calculada, percentualmente, dividindo-se o número de informações corretas pelo número de informações verificadas. Nesse contexto, baixos índices de acuracidade expõem problemas graves como, por exemplo, a existência de item em estoque sem o devido registro no controle existente (Fichas, sistemas, e outros). Essa ideia nos remete, diretamente, ao:
		
	
	Custo de Falta de Espaço.
	
	Custo de Perda por Roubo.
	 
	Custo de Registros não Precisos.
	
	Custo de Aquisição.
	
	Custo de Contagem Periódica.
	
	 
	Ref.: 201803065998
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os estoques constituem um vínculo entre as etapas do processo de compra e venda - no processo de comercialização em empresas comerciais - e entre as etapas de compra, transformação e venda - no processo de produção em empresas industriais. Nesse contexto, foram feitas as seguintes afirmações:
I - Os estoques desempenham um papel importante na flexibilidade operacional da empresa.
II - Os estoques funcionam como amortecedores das entradas e saídas entre as duas etapas dos processos de comercialização e de produção, pois minimizam os efeitos de erros de planejamento e as oscilações inesperadas de oferta e procura.
III - Normalmente, a decisão pela manutenção de estoques decorre da dificuldade de se prever a demanda com exatidão.
Está(ão) correta(s):
		
	
	somente I.
	 
	I, II e III.
	
	somente II e III.
	
	somente I e III.
	
	somente I e II.
	
	 
	Ref.: 201803123171
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dois itens são classificados por um sistema ABC de valor/ano que, adicionalmente, utiliza critérios de falta e obsolescência. O primeiro é classificado de A e o segundo é classificado de B. Indique a opção que expressa corretamente a análise de prioridade de material. ( ) O segundo item não deve faltar; em compensação, é moderado em termos de participação no valor total do estoque. ( ) O primeiro é prioritário, embora o segundo deva ser observado no que diz respeito à falta e obsolescência. ( ) Os dois itens são prioritários, pois possuem a classificação "A" em pelo menos um quesito de classificação. ( ) O segundo é mais importante que o primeiro pois possui dois "A". ( ) O item II é moderado em valor, e não poderá causar a interrupção do processo de produção.
		
	 
	4) C-C-E-E-E
	
	3) C-E-C-C-C
	
	2) C-E-C-C-E
	
	1) E-C-C-E-C
	
	5) E-C-E-C-C
	
	 
	Ref.: 201802542075
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nos últimos 30 anos, após os esforços iniciais da General Electric americana, o princípio de Pareto foi
sendo adaptado ao universo de materiais, particularmente ao gerenciamento de estoques, com a denominação de:
		
	
	curva FSC
	
	sistema de codificação CSSF
	 
	curva ABC
	
	sistema de codificação francês
	
	sistema just in time
	
	 
	Ref.: 201803131172
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando o estoque não é bem planejado pode ocorrer a necessidade de efetuar novas aquisições sem o uso de economia de escala, levando à aceitação de preços menos atrativos para estas aquisições. A frase se refere ao:
		
	
	Custo de inspeção
	 
	Custo de compras urgentes
	
	Custo de registros não precisos
	
	Custo de falta de espaço
	
	Custo de contagem periódica
	
	 
	Ref.: 201802741655
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Alguns produtos são mais importantes que outros e precisam ser tratados como tal. Tendo isto em mente, devemos direcionar recursos, esforços e pessoal para fazer com os itens mais importantes, mais caros e os clientes mais rentáveis sejam atendidos com atenção especial. Uma ferramenta que auxilia os gestores nessa priorização é o(a):
		
	
	Rede PERT
	 
	Classificação ABC
	
	Método PEPS
	
	(Trade-Off
	
	Planilha CIF
	
Explicação:
Com a Classificação ABC, podemos separar os itens no estoque segundo algum critério, tal como: giro do produto, proporção sobre o faturamento, margem de lucro, custo do estoque, ou outro parâmetro escolhido. No fim, os itens da Classe A serão os de maior importância (valor, quantidade, custo), os da Classe B serão de importância intermediária e os demais serão classificados como da Classe C.
* Importante conhecer a metodologia de construção prática, ou seja, como, a partir de uma relação de itens, classificá-los como A, B ou C.

Continue navegando