Buscar

AV2 Filosofia e Ética 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0055_AV2_201403013471 » FILOSOFIA E ÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201403013471 - LEVI DOS SANTOS MEDEIROS
	Professor:
	JOSE GUATEMOZIN LOPES DA SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 27/11/2014 22:23:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201403161688)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Relate como eram as condições do proletariado na Idade Media e antes da Revolução Industrial
		
	
Resposta: As condições eram precárias e uma carga horária absurda, onde até as mulheres e crianças trabalhavam, onde alguns dos trabalhadores perdiam menbros e até a própria vida.
	
Gabarito: As Condições subumanas de vida marcam a existência do proletariado, permeadas por extensas jornadas de trabalho de dezesseis a dezoito horas, sem quaisquer direitos trabalhistas; crianças e mulheres tornam-se mão-de-obra necessária e barata. Miséria, sofrimento e insegurança marcam a existência dos novos operários fabris. Diante dessas circunstâncias, compreendemos a proliferação de comportamentos morais individualistas e egoístas que animam as relações sociais burguesas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403143951)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São quatro grandes períodos da Filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece, são: I- Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza. II- Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico). III-Período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se sobretudo em mostrar que tudo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência. IV -Período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI depois de Cristo. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza e de ambos com Deus.
		
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas;
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas;
	 
	Somente as alternativas I e III estão corretas;
	
	Somente a alternativa I está correta;
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403283286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Lalande, o ¿conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens¿; faz parte do conceito de ...
		
	
	Religião
	 
	Moral;
	
	Ética;
	
	Direito
	
	Lógica,
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403151676)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando nossos estudos sobre a moral, empurrar uma pedra com o pé, sozinho ou brincando com um colega, não tem implicações morais, mas arremessá-la contra veículos em movimento tem. Nesse sentido, marque a opção correta:
		
	
	A primeira conduta é imoral e a segunda moral.
	
	A primeira conduta é amoral e a segunda moral.
	
	A primeira conduta é antietica e a segunda imoral
	 
	A primeira conduta é amoral e a segunda imoral.
	
	A primeira conduta é moral e a segunda imoral.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403143727)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que significa o conceito de devir?
		
	
	Passagem caótica, que obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.
	
	igual a physis.
	 
	É a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário.
	
	Passagem caótica, que não obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.
	
	É um discurso cosmológico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403285411)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os meios empregados para alcançar os fins visados são um elemento do ato moral. Eles podem ser avaliados sob a perspectiva da responsabilidade moral. Nesse caso, qual aspecto do uso dos meios usados deve ser considerado? A) O custo baixo do uso dos meios empregados. B) A capacidade de alcançar os fins visados. C) As consequências para os outros. D) O tamanho do lucro atingível pela realização do ato. E) A eficiência na busca de realizar os fins estabelecidos.
		
	 
	As consequências para os outros.
	
	O custo baixo do uso dos meios empregados.
	
	A capacidade de alcançar os fins visados.
	
	A eficiência na busca de realizar os fins estabelecidos.
	
	O tamanho do lucro atingível pela realização do ato.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403152009)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	- No século XIX, Auguste Comte (1798-1857), fundador do positivismo, considerou ilusória a liberdade humana diante da ¿ordem exterior¿ imposta pela natureza, pois o espírito humano não pode ¿recusar seu assentimento às demonstrações que compreendeu¿. Nesse sentido, podemos dizer que este autor se filia à corrente do:
		
	
	Liberdade de escolha;
	 
	Determinismo;
	
	Determinismo-liberdade;
	
	Reponsabilidade e propriedade
	
	Propriedade e liberdade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403143790)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao falarmos em Santo Agostinho, podemnos dizer que é correto dizer que:demos descobrir a verdade? I- Pela iluminação interior, ele diz que podemos descobrir a verdade; II- A verdade, então, habita o coração do homem; III- Os humanos perderam a inocência original, mas não perderam a natureza original que lhes fora dada por Deus. Por esse motivo, neles permaneceu o senso de justiça, entendida como o dever de dar a cada um o que lhe é devido, e com ela fundaram a comunidade política. IV- O pecado não faz do homem um ser perverso, violento e injusto.
		
	 
	Somente a alternativa IV está incorreta;
	 
	Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
	
	Somente as alternativas I e IV são corretas:
	
	Somente as alternativas II e IV estão corretas;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403143816)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Aponte e escreva sobre uma das características estudadas na ética nietzscheana.
		
	
Resposta: Os conceitos da ética nietzscheana era atemporal pois não eram apoiadas a épocas, pois a ética tinha valor empregado sem distinção alguma de épocas, assim sendo valores que eram considerados como o que é certo e o errado.
	
Gabarito: ● a moral racionalista foi erguida com finalidade repressora e não para garantir o exercício da liberdade; ● a moral racionalista transformou tudo o que é natural e espontâneo nos seres humanos em vício, falta, culpa, e impôs a eles, com os nomes de virtude e dever, tudo o que oprime a natureza humana; ● paixões, desejos e vontade referem-se à vida e à expansão de nossa força vital, portanto, não se referem, espontaneamente, ao bem e ao mal, pois estes são uma invenção da moral racionalista; ● a moral racionalista foi inventada pelos fracos para controlar e dominar os fortes, cujos desejos, paixões e vontade afirmam a vida, mesmo na crueldade e na agressividade. Por medo da força vital dos fortes, os fracos condenaram paixões e desejos, submeteram a vontade à razão, inventaram o dever e impuseram castigos para os transgressores; ● transgredir normas e regras estabelecidas é a verdadeira expressão da liberdade e somente os fortes são capazes dessa ousadia. Para disciplinar e dobrar a vontade dos fortes, a moral racionalista, inventada pelos fracos, transformou a transgressãoem falta, culpa e castigo; ● a força vital se manifesta como saúde do corpo e da alma, como força da imaginação criadora. Por isso, os fortes desconhecem angústia, medo, remorso, humildade, inveja. A moral dos fracos, porém, é atitude preconceituosa e covarde dos que temem a saúde e a vida, invejam os fortes e procuram, pela mortificação do corpo e pelo sacrifício do espírito, vingar-se da força vital; ● a moral dos fracos é produto do ressentimento, que odeia e teme a vida, envenenando-a com a culpa e o pecado, voltando contra si mesma o ódio à vida; ● a moral dos ressentidos, baseada no medo e no ódio à vida (às paixões, aos desejos, à vontade forte), inventa uma outra vida, futura, eterna, incorpórea, que será dada como recompensa aos que sacrificarem seus impulsos vitais e aceitarem os valores dos fracos; ● a sociedade, governada por fracos hipócritas, impõe aos fortes modelos éticos que os enfraqueçam e os tornem prisioneiros dóceis da hipocrisia da moral vigente; ● é preciso manter os fortes, dizendo-lhes que o bem é tudo o que fortalece o desejo da vida e o mal tudo o que é contrário a esse desejo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403143810)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A aceitação de um modelo "normal" faz com os indivíduos sejam agentes que exigem para si e para os outros a adequação das normas de uma sociedade disciplinar. Essas relações de poder se fazem nos indivíduos, através do corpo, em seus sentimentos e comportamentos e é descrita por:
		
	
	Jean Paul Sartre, em A Náusea: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	
	Karl Marx, em O Capital: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	
	Edmund Husserl, em Investigações Lógicas: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	 
	Friedrich Nietzsche, em Genealogia da moral: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	 
	Michel Foucault, em Vigiar e Punir: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	Avaliação: CCE0055_AV2_201402226128 » FILOSOFIA E ÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402226128 - LUCAS DOS SANTOS MEDEIROS
	Professor:
	JOSE GUATEMOZIN LOPES DA SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 25/11/2014 21:22:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201402395543)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que nós chamamos de reflexão Etica?
		
	
Resposta: E a capacidade de pensar e explicar o comportamento humano de forma atemporal.
	
Gabarito: Circunstâncias especiais podem nos levar a rever uma promessa (quando vivemos uma situação de desespero, por exemplo), ocultar a traição de alguém conhecido (quando ela é o único meio de sobrevivência de quem a cometeu, por exemplo), ou omitir informações (não revelarmos a um conhecido seu estado terminal de saúde, por exemplo). A esta reflexão que nos leva a decidir que juízos ou ponderações devem nos orientar numa situação e a justificarmos a decisão tomada, chamamos reflexão ética.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402385597)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Moral é um termo que tem sua origem no latim (mos, moris), que pode significar costume ou mais especificamente
		
	
	comportamento ditado pelos valores religiosos;
	 
	maneira de se comportar regulada pelo uso e costume;
	
	ação instigada pelo valor histórico.
	
	comportamento ditado pelos principios legais
	
	comportamento orientado pelos valores economicos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402517190)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Aristoteles que virtude que ordena a vida em sociedade, sob as formas da justiça, amizade e valor ?
		
	
	Lógicas,
	 
	Intelectuais;
	
	Metafisicas.
	 
	Éticas;
	
	Estéticas;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402519087)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O mundo humano é simbólico. Nele, o homem cria e usa símbolos como representações da realidade através das quais a compreende. Falando do ato moral sob a perspectiva do simbolismo do mundo humano, é correto afirmar que: A) Qualquer ato moral tem algum significado e sentido para as pessoas e a sociedade como um todo. B) A vontade pessoal determina o significado e o sentido de um ato moral. C) O simbolismo vem do mundo natural e é imposto pelas leis naturais. D) O Estado define o significado e o sentido de todos atos morais numa sociedade. E) Símbolos não têm a importância nenhuma para o comportamento moral e os atos morais.
		
	
	A vontade pessoal determina o significado e o sentido de um ato moral.
	
	O simbolismo vem do mundo natural e é imposto pelas leis naturais.
	 
	Símbolos não têm a importância nenhuma para o comportamento moral e os atos morais.
	 
	Qualquer ato moral tem algum significado e sentido para as pessoas e a sociedade como um todo.
	
	O Estado define o significado e o sentido de todos atos morais numa sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402385685)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No sistema feudal, o clero e a nobreza ocupavam o lugar de classes governantes, controlando as terras e o poder que daí provinha, prestando proteção militar. Já a Igreja, ...
		
	
	não tinha qualquer vínculo com a política.
	 
	utilizava-se da religião para garantir uma certa unidade social.
	
	nunca fornecia auxilio espiritual
	
	fornecia, às vezes, auxílio espiritual.
	
	não chegou a exercer forte poder espiritual.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402482317)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	UM ATO MORAL LIVRE COMPREENDE QUE:
		
	
	OS FINS ESTABELECIDOS PELO AGENTE DETERMINAM UMA AÇÃO COMO LIVRE.
	
	NÃO HÁ CRITÉRIO NENHUM QUE DETERMINA UM ATO COMO LIVRE.
	
	O AGENTE DESCONHECE OS MOTIVOS VERDADEIROS DO ATO.
	
	É POSSÍVEL FAZER ESCOLHA DE ACORDO COM A VONTADE PESSOAL.
	 
	O AGENTE TEM A RESPONSABILIDADE MORAL PARA AGIR.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402408754)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A , posição filosófica orientada pelo principio de que tudo no mundo , inclusive na vida humana, é determinada por uma causa. Que determinismo é esse
		
	
	Liberdade de Escolha
	 
	Determinismo Necessario
	
	Determinismo Relativo
	 
	Absoluto
	
	Indeterminismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402408787)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi o filosofo que treansformou a Etica emuma disciplina filosofica?
		
	
	Platão
	
	Protagoras
	
	Diogenes
	 
	Aristoteles
	
	Socrates
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402402219)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Duas últimas importantes contribuições para o domínio ético são encontradas ainda no século XIX: descreva a contribuição de Bretano.
		
	
Resposta: A coação e a ação ética.
	
Gabarito: Para Brentano, seria possível estabelecerem-se leis universais de caráter axiológico (axiologia ou filosofia dos valores), na medida em que há um subjetivismo ético que se relaciona a uma teoria objetiva do valor. Este é enunciado sob atos de preferência (valorização) ou repugnância (desvalorização); assim, a experiência que algo seja bom inclui um aspecto subjetivo (para alguém)e a intenção que leva um homem a preferir algo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402481833)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi o determinante, que causou um novo rumo na história da ética entre os séculos XIVI e XVI?
		
	
	A religiosidade do homem
	
	A contemplação humana
	 
	A Valorização do homem nas ciências e nas artes
	
	O sentido de aventura de novas descobertas
	
	A politização do homem

Continue navegando