Buscar

Relatório de Prática de Oficina 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia de Produção
 Relatório de Prática de Oficina
Disciplina: Metrologia e Prática de Oficina
Professor: Me. Daniel Fonseca da Luz
Nas aulas teóricas e práticas foram estudados diversos assuntos, como ferramentas manuais, soldas, usinagem. Utilizando equipamentos realizaram-se cortes, acabamentos e união das peças inicialmente fabricadas. Os dados obtidos foram dispostos neste presente relatório, ainda assim, foi abordadas questões de segurança e solicitado à utilização de EPI para cada etapa realizada e acompanhamento de pessoas qualificadas.
AULA DE FERRAMENTAS MANUAIS: foram abordados alguns tipos existentes, régua de fio retificado, verificador de raio, verificador de ângulos, verificador de rosca, calibrador de folgas e utilizadas em prática tais como: Esquadro, lima arco de serra. Com uma barra de ferro 40 cm fornecida para realizarmos a atividade prática, foi solicitado que o corte com a ferramenta manual arco de serra para que a mesma ficasse com 32 cm aproximadamente e logo tirássemos 2 cm aproximadamente utilizando a lima. Ainda na presente aula sobre ferramentas manuais, após todas as etapas ora citadas era necessário aferir se a peça estava conforme solicitado para isso utilizamos o esquadro, em direção à luz com a peça para certificar que estava com o perfeito acabamento.
AULA DE SOLDA: Nessa aula teórica e prática, conhecemos os tipos de solda mais comuns e utilizadas ao redor do mundo. A solda elétrica, MIG, MAG, submersa e os eletrodos mais comuns às definições e orientações. Na oficina realizamos um rápido teste e prática de como soldar com solda elétrica. Após cada aluno tinha uma peça de 30 cm aproximadamente e assim juntamos as mesmas e realizamos a solda formando um tubo com as chapas de ferro trabalhadas anteriormente.
CONCLUSÃO: Nas aulas teóricas e práticas de oficina foi possível abranger mais o conhecimento dos assuntos abordados e coloca-los em prática. Agregando conhecimento e auxiliando nas atividades laborais na empresa, pois as aulas práticas foram realizadas na própria oficina da universidade.

Outros materiais