Buscar

AOL 6 Michele Luckwu Contextualizada Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Pessoa – Pedagogia (EAD) – 2018.1
AOL 6 – Atividade Contextualizada[1: Atividade referente à disciplina de Educação Infantil.]
Michele Cristiane da Silva Luckwu[2: Aluna do curso de Pedagogia 2018.1 (EAD) – Matrícula 01222085 – João Pessoa. micheleluckwupedagoga@gmail.com]
João Pessoa
Com a instalação de fábricas durante a República Velha no Brasil, a mão de obra feminina se fez necessária, surgindo com isso à necessidade de instituições que cuidassem dos seus filhos durante as jornadas de trabalho, foram criadas com isso as creches. 
Portanto, com a inserção da mulher no mercado de trabalho surgir um aumento das reinvindicações por melhorias, e os sindicatos passaram a exigir a criação de locais onde às mães pudessem guardar seus filhos; as creches passaram ser criadas não com o intuito de atender a demanda escolar, mas para combater a mortalidade infantil e a pobreza. A princípio essas instituições eram essencialmente de caráter religioso, de natureza filantrópica e baseada num discurso predominantemente sanitarista. Como foram criados para atender as famílias de baixa renda, esses locais passaram a ser considerados depósitos de crianças. Com isso, o serviço oferecido por elas passou a ser vistos como um favor para as famílias pobres, e por isso essas instituições passaram a ser caracterizadas como assistencialistas.
Entretanto, a Constituição Federal de 1988 passou a estabelecer que, a educação das crianças de zero a seis anos que antes era concebida apenas como de amparo e assistência, passaria agora a ser um direito de todos e seria dever do Estado oferecê-la, se estabeleceu a partir daí a função educativa das creches. Em concordância com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional evidenciou a importância da educação infantil, por passar a considerá-la como primeira etapa da educação básica. 
Embora as práticas assistencialistas no âmbito da creche tenham sido progressivamente suprimidas ao longo dos anos, entendemos que pelo menos no nível da consciência ainda existem resquícios das práticas filantrópicas que estiveram presentes na estrutura social durante vários anos. 
Entretanto, na atualidade as creches passaram a ser vistas pela maioria como direito da criança, como um ambiente onde deve ocorrer a educação da primeira infância e não somente sua guarda e proteção; pois ao receber cuidados em todos os seus aspectos fica evidenciado a necessidade de se olhar a criança como um todo, a fim de promover seu desenvolvimento integral e a sua integração à sociedade. Sendo assim, o trabalho pedagógico nas creches adquiriu reconhecimento e ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional, visando atender às especificidades do desenvolvimento das crianças dessa faixa etária e contribuindo assim para a construção e o exercício de sua cidadania.

Continue navegando