Buscar

Geografia do Paraná 2

Prévia do material em texto

Avaliação: 02/2017 
Curso: Pedagogia Modalidade a Distância
Disciplina: Geografia do Paraná
Acadêmico(a): Jessica Scapin Ribeiro
Uma das divisões utilizadas para o estudo do território paranaense é denominada regiões naturais. Considerando tal critério de divisão regional, responda:
O que significa região natural?
Significa como uma parte da superfície da terra com escalas territoriais diversificadas sendo uma combinação dos elementos da natureza como o clima, relevo, vegetação, geologia e outros que diferenciam cada uma de suas partes.
Quais são as regiões naturais do Paraná?
O Relevo, a Baixada Litorânea, a Serra do Mar, o Planalto de Curitiba, o Planalto de Guarapuava, o Clima, a Vegetação, a Hidrografia
Em quais regiões naturais estão localizadas as cidades de Maringá, Curitiba, Paranaguá, Guarapuava e Foz do Iguaçu?
Maringá (Noroeste do Paraná), Curitiba (Região Metropolitana no Primeiro Planalto), Paranaguá (Região Litorânea), Guarapuava (Terceiro Planalto), Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná).
Caracterize cada região natural em termos de: relevo, clima e vegetação.
Relevo: O estado do Paraná apresenta superfície plana, dispostas em grande altitude com planaltos escarpados sendo possível identificar cinco unidades
Clima: O clima predominante é o subtropical havendo uma área restrita com verões muito quentes e invernos rigorosos, a capital é mais fria apresentando temperatura média anual relativamente baixa.
Vegetação: A vegetação é formada por Floresta Tropical, Floresta Subtropical e Campos.
Identifique os recursos turísticos de cada região e sua importância econômica.
As regiões turísticas do Estado do Paraná foram divididas em 14 regiões que são: Campos Gerais, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Corredores das Águas, Ecoaventuras Histórias e Sabores, Entre Morros e Rios, Lagos e Colinas, Litoral do Paraná, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão, Terra dos Pinheirais, Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu. Sabe-se que o turismo traz para a sua região muitos visitantes e com isso o comércio neste lugar se torna forte, pois todos os turistas sempre gastam com alimentação, cultura, lazer, entre outras coisas que geram uma boa economia para o lugar.
Embora não sendo recurso natural, uma estrada de ferro atrai turistas para o Paraná. Identifique qual é essa ferrovia, quando foi construída, em qual região natural está localizada e justifique os motivos de atrair turistas. 
A Ferrovia Curitiba Paranaguá tem uma extensão de 110 km e foi inaugurada em 1885 ligando Paranaguá a Curitiba sendo considerada uma obra ousada na engenharia mundial. Esta via era fundamental para aproximar o comercialmente o planalto curitibano à região litorânea. A região que ela está localizada é a Litorânea e a atração turística é muito grande, pois hoje o passeio pela Estrada Graciosa é muito atrativo por dar aos turistas um passeio em meio a natureza contemplativa e oferecendo um passeio aos pontos turísticos com alimentação, pratos típicos da região, trabalhos artesanais e visita aos belos casarões de Morretes.
Em qual a região aconteceram os primeiros processos de ocupação humana do Paraná? De onde vieram esses povoadores?
Foi na região do Primeiro Planalto. Os povoadores eram os alemães, Franceses e Italianos.
E em qual região ocorreram os últimos processos de ocupação humana? E de onde vieram os povoadores?
Colônias de Pilarzinho e Abrantes e a Colônia de Araucária. Os povoadores eram os imigrantes poloneses vindo de Santa Catarina.
Os paulistas, que vieram plantar café no Paraná, escolheram qual região para essa atividade? Identifique os motivos da escolha.
Norte do Paraná. Eles acharam a terra roxa que dava melhor produção para o café.
Uma árvore é considerada símbolo do Paraná. Que árvore é essa? Em qual região natural pode ser encontrada? Por que foi escolhida para ser o símbolo paranaense?
A árvore é a Araucária, também conhecida como Pinheiro do Paraná. Ela foi escolhida para ser símbolo paranaense pela sua magnitude e elegância, dando pinhões que são muito apreciados pelo homem e serve também para alimento de animais.

Continue navegando