Buscar

Trabalho final de disciplina Logistica Zara

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS
Fichamento de Estudo de Caso
Helio Marcio Borges Junior
Logística Avançada (Supply Chain Management)
Prof. Audemir Leuzinger de Queiroz
BARRETOS
2018
Estudo de Caso de Harvard: Zara: Moda Rápida
Referência: Ghemaw at, P. Nueno, J.l., ZARA: moda rápida – Harvard Business School. Dezembro de 2006.
Texto do Fichamento: Eficiência em distribuição Zara
O texto apresenta o crescimento da empresa Zara que pertencente ao grupo espanhol Inditex (Industria de Diseño Têxtil), fundada por Amâncio Ortega, proprietário de outras redes varejista do setor de vestuário, mostrando a cadeia global de vestuário da empresa, explicando os detalhes de sua formação. 
 
O processo conhecido como Fast Fashion, era comum na produção fragmentada, onde fabricantes relativamente grandes utilizavam de mão de obra terceirizada para baratear os custos na produção. Além disso, também foram descrevendo assim o papel das distribuidoras intermediárias, empresas com o papel de levar o vestuário desde a fábrica exportadora até as lojas de países importadores, o que aumentava o preço dos produtos. 
 
 A Inditex possuía a proposta de Fast Fashion ou moda rápida, uma cadeia de valor especializada que desenhava, produzia e vendia peças de vestuário, calçados e acessórios. Suas primeiras lojas foram abertas em 1975, onde se vendia roupas de moda de qualidade media com preços acessíveis e tinham o pensamento de que as roupas seriam commodities perecíveis, para serem consumidos ao invés de guardados em armários.
 
Operando mais de 1200 lojas pelo mundo, incluindo a Espanha, com uma área de venda em torno de 650.000 metros quadrados, empregava 26.000 funcionários, conseguindo elaborar em torno de 20.000 novos desenhos por ano, com pelo menos 2 novos modelos por semana por loja e garantindo á entrega em qualquer lugar do mundo entre 24 e 48 horas. 
A produção era realizada em pequenos lotes e com integração vertical da fabricação dos itens mais sensíveis ao prazo. Tanto a produção interna como a externa seguia o fluxo para a central de distribuição da Zara. Os produtos eram embarcados duas vezes por semana diretamente da central de distribuição 
para lojas atraentes e bem localizadas, eliminando a necessidade de armazéns e mantendo baixos níveis de estoques. A integração vertical ajudava a reduzir a tendência das flutuações na demanda final e se ampliavam ao serem transmitidas nas fases anteriores da cadeia de suprimento e o mais importante ainda era a capacidade da Zara de criar um desenho e ter os produtos finais nas lojas em quatro a cinco semanas no caso de desenhos inteiramente novos e duas semanas nos casos de modificações (ou reposições) de produtos já existentes. 
No modo tradicional do setor isso envolveria ciclos de até seis meses para o desenho e três meses até a produção. Isto era possível, porque seu estoque era 100% centralizado na Espanha onde cada uma de suas 8 marcas possuía uma única central, onde era tomada todas as decisões de desenho, fabricação e distribuição.
Com isso iniciou se investimentos em logística da produção e tecnologia da informação, incluindo o estabelecimento de sistema de produção em tempo real (just-in-time), e um sistema avançado de telecomunicações para conectar a corporação e as localidades de fornecimento, produção e vendas.
O desenvolvimento dos sistemas de logística, de varejo, financeiro e comercialização continuou sendo grande parte gerada internamente. O prazo curto do ciclo reduzia a necessidade de capital de giro e facilitava a produção contínua de mercadorias novas, mesmo durante os períodos de promoções duas vezes por ano, permitindo que a Zara assumisse a maior parte da sua linha de produção para uma estação muito mais tarde do que seus principais concorrentes.
Ela produzia um terço de sua produção na Ásia, menor que a maioria de empresas do setor, que preferem trabalhar em países com baixo custo de mão de obra.
Uma das estratégias da Inditex era não fazer nenhum tipo de propaganda ou qualquer tipo de comunicação externa ou promoção, com exceção do período de promoções.
E enquanto a oferta de produtos atendia a diferenças físicas, culturais ou climáticas (por exemplo, menores tamanhos no Japão, roupas especiais para as mulheres nos países árabes, ciclo sazonal diferente na América do Sul), 85% a 90% dos desenhos básicos vendidos na Zara tendiam a serem comuns de um país para outro.
A possibilidade de apresentar peças comuns para os vários países era facilitada pela frequente interação entre a equipe de criação de La Coruña e os gerentes das lojas. Os produtos que tinham variação de um país para outro de 10% a 15% eram selecionados no mesmo amplo catálogo e a Zara não desenvolvia produtos para atender apenas os requisitos de um país. O gerenciamento considerava que a implementação desta estratégia relativamente padronizada havia se tornado mais fácil ao longo do tempo com a convergência dos gostos, além das fronteiras nacionais e diferenças residuais permitiam que produtos que não vendiam bem em um mercado poderiam ser vendido em outros. Todo o investimento em marketing é voltado para o ponto de venda, em concordância com sua vantagem estratégica competitiva. 
Observamos que o grupo Inditex com grande perspicaz, sabia para quem fornecia, onde almejava chegar e qual era os desafios do mercado e eese foi seu ponto de partida, produzir roupas com design inovador, como as grifes italianas, com um menor custo e que seriam oferecidas por um preço abaixo do mercado, através de parcerias.
Fragmentou e terceirizou a mão de obra, passou a operar todo processo de produção pelo just in time, buscou insumos conforme o potencial de cada país, otimizou toda cadeia de suprimento e o estoque no sistema de distribuição, objetivando pouco estoque e mais dinheiro.
Ao iniciar todo esse processo em uma consultoria de venda junto aos gerentes fez com que ela não somente buscasse a demanda daquele mercado, mas também as características e predileções daquele mercado local, o que se explica o grande sucesso da empresa, produto desejado em tempo hábil com o menor preço.

Continue navegando