Buscar

17.2 AD1 de Produção e Gestão da Informação em Segurança Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 de Produção e Gestão da Informação em Segurança Pública
Compare os contextos de criação e apresentação dos planos.
O primeiro texto propõe medidas para o combate direto aos principais problemas sociais causados pela violência e criminalidade, elabora uma série de medidas para solucionar essas questões. Para isso organiza os problemas de modo sistemático e trabalha com o combate direto aos efeitos da criminalidade e violência através de ações diretas. Trabalha de maneira quantitativa. Acredita que os dado são auto explicativos. Aponta as possíveis soluções mas não demostra através de estudos como essas soluções devem ser implantadas. 
O segundo texto enxerga os principais problemas da criminalidade e marginalidade como um resultado de questões sociais. Elabora um estudo complexo apontando diversos possíveis fatores responsáveis. Sem que esses possam ser entendidos e combatidos, a criminalidade não pode acabar. Trata-se de um estudo de Segurança Pública que analisa as causas para entender e combater seus efeitos.
Nesse sentido, combater a violência é, antes de tudo, criar políticas de prevenção atentando para exemplos internacionais, guardando as devidas especificidades de cada país, trata da importância do envolvimento da sociedade com o Estado para a criação de soluções. Desenvolve de maneira sistemática o papel da polícia como um instrumento para o processo e não como agente principal. Tenta também a união e participação de diferentes esferas do poder publico.
Indique os fatores que são apresentados nos diagnósticos como de maior gravidade.
O Plano Nacional de Segurança Pública enxerga como problemas mais graves o: narcotráfico, crime Organizado, porte ilegal de armas, segurança nas estradas, violência urbana e rural, organizações criminosas, chacinas, execuções, 
O Projeto de Segurança Pública para o Brasil acredita os principais problemas são: pobreza relativa, moradia inadequada, apoio familiar inconsistente, deficiência de aprendizado, exclusão da escola, violência doméstica, poucas oportunidades de emprego e exclusão econômica, cultura da violência, superlotação dos presídios, inexistência de uma adequada política de drogas.
3) Assinale qual é o objetivo de cada plano.
O objetivo do Plano Nacional de Segurança Pública é criar mecanismos que melhorem a segurança pública nacional, através de políticas de segurança e social, combatendo a criminalidade e aumentando a segurança e a tranquilidade da população. Para isso, o primeiro plano elabora estratégias e prioridades.
Seus pontos cruciais são: interdisciplinaridade, pluralismo organizacional e gerencial, legalidade, descentralização, imparcialidade, transparência das ações, participação comunitária, profissionalismo, atendimento das peculiaridades regionais e no estrito respeito aos direitos humanos.
A proposta principal é oferecer melhorias imediatas na segurança da população, assegurando um dos direitos fundamentais do cidadão: o direito à segurança.
Já o Projeto de Segurança Pública para o Brasil idealiza o comprometimento com a justiça e ética política, desenvolvendo a cidadania e combatendo à violência, fome, tortura, desemprego, corrupção, desigualdade e criminalidade. Seu estudo defende que todas as formas de violência estão relacionadas. Isso é um risco para a democracia, cuja reconstrução vem custando tanto ao povo brasileiro.
O objetivo geral é criar um projeto de segurança pública que reduza os geradores da violência e criminalidade respeitando a complexidade socioeconômica e cultural.
Enxerga a Segurança como um bem por excelência e desejado por toda sociedade. É um direito fundamental, obrigação do Estado e responsabilidade de todos.
Analise os limites de cada plano.
 O primeiro Programa reúne ideias amplamente debatidas. Tem foco em ação integrada, de coordena, avalia e redireciona ações e metas propostas. Torna-se dependente de um Sistema Nacional de Segurança Pública que ofereça solução para o problema da violência.
O Estado passa a ser dessa forma único responsável pela gestão de políticas ao combate da violência. As medidas visam devolver ao povo brasileiro um ambiente seguro e justo oferecido pelo Poder Público. Sem participação direta e decisiva da sociedade
Contudo, ações do Governo não é são suficientes sem o envolvimento do povo. Mais uma vez é preciso afirmar que esta é uma luta que necessita de um esforço conjunto.
Afirma que “o momento não é de palavras, mas sim de ações conjuntas e de compromissos renovados com o restabelecimento da confiança e do sentimento de segurança na sociedade.” Contudo as palavras são importantes em todos os momentos do processo de transformação social. É impossível um planejamento sem a articulação preparo prévio.
O segundo plano é dependente de uma política de participação de amplos setores da sociedade. No entanto é dependente da adesão conjunta sem criar mecanismos que entreguem as diferentes esferas de organizações institucionalizadas. Propõe diferentes estratégias mas mostra- se ineficiente em estratégias para implantar seus projetos.