Buscar

17.2 AD2 de metodologia da Pesquisa II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 de metodologia da Pesquisa II
Aula 3 - Atividade 2 p. 74-5
.O pesquisador apenas distingue as duas ações pelo ato interpretativo – que busca recuperar o sentido das ações sociais, carregando uma dimensão de subjetividade – e, neste caso, é fundamental para sua compreensão.
Aula 4 - Atividade 1 p. 102
Você pode ter respondido a esta questão de muitas formas. O importante é a ideia central de que, ao realizar o trabalho de campo, as duas habilidades são fundamentais. No entanto, devem estar devidamente sensibilizadas pela teoria, já que “o olhar, por si só, não é suficiente”. Também espero que, no seu texto, você tenha indicado a importância do pesquisador “saber olhar” e “saber ouvir”, usando essas habilidades em campo e em entrevistas, já que são as grandes ferramentas (ou “muletas com as quais se caminha”) que geram o conhecimento científico.
Aula 5 - Atividade 2 p. 109-10
Nesta questão, você deverá indicar que as anotações feitas nos cadernos de campo tendem a ser menos sistematizadas e, portanto, não é viável sua utilização imediata na escrita. Deve haver um processo de releitura dessas cadernetas (ou mesmo de “folheá-las livremente”) e sistematização dos dados disponíveis, de modo que fiquem acessíveis e inteligíveis para a escrita científica. Além disso, você deverá pontuar que os atos de pensar e escrever se dão simultaneamente e, portanto, é equivocado imaginar que “primeiro resolvemos as questões na cabeça, para depois colocá-las no papel”. Ao contrário, justamente, o exercício de escrever é que permitirá organizar e sistematizar o próprio ato de pensar.

Continue navegando