Buscar

Bloco de Exercícios CP 2018 V2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BLOCO DE EXERCÍCIOS – CIÊNCIA POLÍTICA 2018- V2.
UNIVERSO BH 
PROFESSORA: CARLA CRISTINA 
Maquiavel:
1.Sobre o pensamento político de Maquiavel é correto afirmar, EXCETO: 
Para Maquiavel, o que se consegue realizar não depende exclusivamente da virtude, e nem tão somente da fortuna, mas de ambos.
Enfatiza a liberdade individual e a posse da terra como atributos indispensáveis para a manutenção da democracia, que seria a forma de governo ideal para grandes territórios. 
Por fortuna, entendia-se que era o curso dos acontecimentos que não dependiam da vontade humana.
Entendia que virtude era a capacidade de dominar os eventos, para alcançar um fim objetivado, por qualquer meio.
HOBBES:
2. (Ufsj 2013) Thomas Hobbes afirma que “Lei Civil”, para todo súdito, é:
a) “construída por aquelas regras que o Estado lhe impõe, oralmente ou por escrito, ou por outro sinal suficiente de sua vontade, para usar como critério de distinção entre o bem e o mal”.   
b) “a lei que o deixa livre para caminhar para qualquer direção, pois há um conjunto de leis naturais que estabelece os limites para uma vida em sociedade”.   
c) “reguladora e protetora dos direitos humanos, e faz intervenção na ordem social para legitimar as relações externas da vida do homem em sociedade”.   
d) “calcada na arbitrariedade individual, em que as pessoas buscam entrar num Estado Civil, em consonância com o direito natural, no qual ele – o súdito – tem direito sobre a sua vida, a sua liberdade e os seus bens”.   
Locke: 
3. Sobre o processo de constituição e a função do Estado para LOCKE é correto afirmar, EXCETO: 
a) O objetivo principal do Estado constituído é a preservação da propriedade, dos direitos naturais do homem à vida, a liberdade e aos bens, e a proteção da comunidade tanto dos perigos internos quanto das invasões estrangeiras. 
b) Na concepção de Locke, a sociedade nasce com o Estado. É preciso que exista um Estado pleno e soberano, dotado da “espada” para manter a ordem, para que então possa existir a própria sociedade. 
c) A necessidade de proteger a propriedade (vida, liberdade e bens) leva os homens pelo contrato social a realizarem a passagem para a sociedade civil, constituindo o Estado. 
d) Para Locke, na transição para a sociedade civil, o homem só delega ao Estado os poderes de regulamentação das relações externas na vida social, pois reserva para si parte dos direitos que são indelegáveis – a vida, a liberdade e os bens. 
Montesquieu:
4. Até Montesquieu, a noção de lei estava essencialmente ligada à ideia de Lei de Deus. Exprimiam certa ordem natural resultante da vontade de Deus; um dever ser direcionado para sua finalidade divina; e uma conotação de expressão da autoridade (legítima, imutável, ideal). Sobre o conceito de lei para MONTESQUIEU, é correto afirmar EXCETO: 
a) Montesquieu definindo Lei como “relações necessárias que derivam da natureza das coisas”, estabelece uma ponte com as ciências empíricas (física, matemática, etc.), fugindo do pensamento teológico da origem divina das leis de Deus. 
b) Montesquieu refere que a monarquia é o tipo de governo ideal, para tanto, baseia-se na teologia como justificativa do poder moderador conferido aos reis pela herança divina. 
c) Montesquieu rompe com a submissão da política à teologia, inserindo-a num campo propriamente teórico e científico-filosófico. 
d) O objeto de Montesquieu são as leis e as instituições criadas pelos homens para reger as relações entre os homens. Montesquieu tenta explicar as leis e instituições humanas, a sua permanência e modificações, a partir de leis da ciência política. 
5. Sobre a obra de MONTESQUIEU, podemos afirmar, exceto: 
a) Considera que o homem, em seu estado de natureza, é propício à guerra e a malevolência, necessitando de um Estado despótico, forte e coercitivo para contê-lo. 
b) Montesquieu ao rejeitar o despotismo como forma de governo e afirmar que a democracia só é viável em repúblicas de pequenas dimensões territoriais, decide-se em favor da monarquia constitucional como forma ideal, por tender à moderação. 
c) Em De l'esprit des lois (1748; O espírito das leis), Montesquieu elabora conceitos sobre formas de governo e exercício da autoridade política que se tornaram pontos doutrinários básicos da ciência política. 
d) Elabora a teoria da separação dos poderes, em que a autoridade política é exercida pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, cada um independente e fiscal dos outros dois. 
Rousseau: 
6. Sobre o pensamento político de ROUSSEAU podemos afirmar, EXCETO: 
a) A lei era a manifestação por excelência do vínculo social entre os homens, e graças a ela os homens serviam e não tinham senhores, obedeciam e eram livres. 
b) As três formas de governo possíveis eram o monárquico; o aristocrático; e o democrático, sendo que cada uma delas podiam ser guiadas pela vontade geral, representada pela lei, e em nenhuma delas o governo se confundia com o soberano. 
c) Dentre as formas de governo, julgava o governo monárquico como forma ideal, porque permitia a manutenção e a centralização do poder do soberano, para guiar a vontade da maioria. 
d) No contrato social, propunha aos homens firmarem um pacto legítimo que lhes permitia reconquistar a liberdade, no seio de uma vontade comum entre os homens, num contrato de cada um consigo mesmo. 
7. Jean-Jacques ROUSSEAU afirma em sua obra que os bens essenciais da condição natural humana eram a liberdade e a igualdade. Acerca da concepção de liberdade proposta por Rousseau, pode-se afirmar EXCETO: 
a) A igualdade era essencial para, diante da lei, poder se ter a liberdade, sem restrições para nenhum homem. 
b) A liberdade natural era a ausência de leis, do Estado isento de leis. 
c) O princípio de liberdade se constituía como fato (por acaso) ou de forma imperativa (imposição). 
d) A liberdade civil era a submissão somente àquelas leis que cada um dava a si próprio 
Contratualistas :
8. Leia atentamente o texto abaixo e a seguir responda à questão proposta. 
“Essas cláusulas, bem entendidas, se reduzem todas em uma só: a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade toda, pois, em primeiro lugar, desde que cada um se dê completamente, a condição é igual para todos, ninguém se interessa em torná-la onerosa demais (...)” 
Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a associação correta de AUTOR e ASSUNTO tratados no texto acima. 
a) LOCKE – Cláusula central do Contrato de Consentimento 
b) HOBBES – Cláusula central do Contrato de Submissão 
c) HOBBES – Cláusula central do Contrato Social da Servidão 
d) ROUSSEAU – cláusula central do contrato social da liberdade civil 
Questões discursivas:
9. Descreva a visão de estado de natureza humana e como se dava a passagem para a sociedade civil (contrato social) segundo a concepção de John Locke? 
10. Descreva as três formas de governo (tipologia dos governos), postulada por Montesquieu e seus princípios.
11. Disserte sobre a concepção e a função da teoria da separação dos poderes de Montesquieu. 
12. Qual a ideia de moderação postulada pelo pensamento político de Montesquieu?
13. Segundo o pensamento político de Rousseau qual deveria ser a função do contrato social?
14. Faça um quadro comparativo entre o estado de natureza humano, contrato social e sociedade civil segundo Hobbes, Locke e Rousseau.
Bons estudos!
Rousseu (França)
*Liberdade e igualdade
*Contrato social: cidadania, cada um com sigo mesmo, cidadão responsável pela coletividade. Leis individuais que atendessem a todos.
*Liberdade natural=estado de natureza.
O homem é livre no estado de natureza, por que não tem leis a seguir.
Já no estado civil ele é livre pelas suas próprias leis.
Segundo ele os homens nascem livres e iguais.
A revolução francesa foi um ato social e liderado por uma classe social. 
Para ele a desigualdade social iniciou-se com o surgimento da propriedade privada.

Outros materiais