Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA 17

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0017_EX_A2_201607236818_V17 
	20/08/2018 15:16:29 (Finalizada)
	Aluno(a): JOSÉ TALISON DA SILVA DOS SANTOS
	2018.2
	Disciplina: CEL0017 - METODOLOGIA CIENTÍFICA 
	201607236818
	 
	Ref.: 201607273001
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção INCORRETA a respeito da definição de Ciência
		
	 
	O aspecto exato e preciso do conhecimento científico está exatamente na independência dos métodos empregados em cada um dos momentos históricos: ele terá sempre o mesmo resultado, levando infalivelmente às mesmas conclusões
	
	Por ser a Ciência fruto de uma dada experiência histórica ela é também falível e não pretende atuar como portadora de verdades absolutas e eternas
	
	A Ciência utiliza-se de hipóteses de pesquisa a fim de que o pesquisador levante questões e proponha problemas que orientem os seus objetivos de pesquisa e o levem a afirmar ou negar a hipótese original
	
	O sujeito do processo de conhecimento não é individual e sim coletivo no campo científico: a ciência é sócio historicamente determinada
	
	A Ciência utiliza um conjunto definido de formas de agir com a finalidade de garantir o caráter objetivo do conhecimento. A isto se denomina Método Científico.
	
Explicação:
A resposta está certa, pois o conhecimento científico está atrelado  a métodos que serão aplicados na busca de respostas para os problemas  apresentados.
Os resultados são sempre comprovados, testados, buscando-se novas respostas para os problemas apresentadops.
	
	 
	Ref.: 201608238502
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Não faz parte da metodologia científica:
		
	
	O conhecimento filosófico.
	
	O processo técnico.
	
	A escrita.
	
	A lógica.
	 
	O empirismo
	
	 
	Ref.: 201607501754
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Os métodos de abordagem são constituídos de procedimentos gerais, que norteiam o desenvolvimento das etapas fundamentais de uma pesquisa científica, permitindo, por isso, seu emprego em várias ciências, sendo os principais: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, e fenomenológico A esse respeito, analise as assertivas abaixo:
I. O método dedutivo considera que o conhecimento é baseado na experiência e que a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta e é elaborada a partir de constatações particulares.
II. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.
III. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão.
IV. O raciocínio indutivo utiliza o silogismo: de duas premissas retira‐se uma terceira logicamente decorrente.
V. O método dedutivo parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, ou seja, unicamente em razão da lógica. A sequência com as afirmativas CORRETAS é:
		
	 
	II, III e V, somente
	
	I e III, somente
	
	I e II, somente
	
	II e IV, somente
	
	I, II e IV, somente
	
	 
	Ref.: 201608241484
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São características das hipóteses, EXCETO:
		
	
	Possuir consistência lógica
	
	Original
	
	Ser relevante
	
	Possuir apoio teórico
	 
	Não ser verificável
	
Explicação:
As hipóteses são estabelecidas justamente com o intuito de serem confirmadas ou rejeitadas. Normalmente a hipótese de nulidade, também chamada H0, indica não haver relação entre os fatores estudados, enquanto a hipótese alternativa, ou H1, indica haver uma relação entre ambos fatores estudados. Assim, se estamos verificando a eficácia de uma vacina contra a uma certa doença, em nossa H0 postularemos que a vacina não é eficaz, e em H1 postularemos que ela é eficaz, ou seja, reduz a incidência daquela doença.
	
	 
	Ref.: 201608242294
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A resolução dos problemas de ordem científica passa necessariamente pelo método, tanto em seu aspecto de processo intelectual quanto de processo operacional. Sobre ambos os conceitos é possível afirmar que:
		
	
	o primeiro se encontra em todas as áreas da ciência enquanto o segundo está presente somente nas ciências exatas;
	
	o primeiro diz respeito a organizar as atividades que vão permitir chegar ao fim almejado; o segundo diz respeito a análise sistemática de todas as vias de acesso à solução
	
	o primeiro é específico das atividades da área de ciências humanas; o segundo se encontra presente somente na área de ciências exatas
	 
	o primeiro diz respeito a análise sistemática de todas as vias de acesso à solução; o segundo diz respeito a organizar as atividades que vão permitir chegar ao fim almejado;
	
	o primeiro é específico das atividades da área de ciências exatas; o segundo se encontra presente em todas as pesquisas científicas
	
	 
	Ref.: 201608250866
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O conhecimento científico jamais pode atingir a verdade absoluta ou definitiva, já que a ciência nos fornece apenas um conhecimento provisório, em contínuo processo de retificação. Por essa razão, nenhuma teoria científica pode ser encarada como verdade última ou como saber definitivo, pelo fato de que ela é sempre questionada e questionável. Fonte: Disponível em: De acordo com o fragmento do texto Discussões sobre a Pluralidade Metodológica da Ciência Contemporânea de Maria de Lourdes Ramos da Silva, mesmo que...
		
	 
	se trate de um conhecimento científico que tenha sido aceito, ele deve permanecer em condições de ser refutado no momento em que outra leitura da realidade possa superá-lo.
	
	se trate de um conhecimento que tenha sido obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o adquirido através de ações não planejadas, deve ser permanente.
	
	se trate de um conhecimento que busca constantemente soluções de justificação, de possibilidades, de interpretação a respeito de tudo aquilo que envolve o homem, visa dar razão à nossa existência.
	
	se trate de um conhecimento que procure compreender a realidade em seu contexto universal, deve ser percebido pelo homem.
	
	se trate de um conhecimento construído pela necessidade de se buscar resolver problemas imediatos, deve partir da observação e da experiência popular.
	
Explicação:
Não existem dogmas no campo da Ciência. Toda compreensão deve estar exposta à crítica, ao aperfeiçoamente e a eventuais refutações.
	
	 
	Ref.: 201608238509
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O método científico tem como premissa:
		
	
	As fantasias.
	 
	A racionalidade.
	
	O empirismo.
	
	A Invenção.
	
	O misticismo.
	
Explicação:
A construção do conhecimento científico depende do uso do racicínio lógico, que também fundamenta o conhecimento filosófico.
	
	 
	Ref.: 201610237643
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No sentido literal, a Metodologia representa o estudo dos métodos e, especialmente, do método da ciência, que se supõe universal. Sendo assim podemos afirmar que:
I-    O método é, então, um plano de ação, em que a técnica utilizada é o modo ou a maneira de realizar a atividade pretendida, permitindo que o procedimento escolhido ocorra de maneira hábil e, se possível, perfeita.
II-    O método científico tem como utilidade:ajuda a compreender o processo de investigação; possibilita a demonstração, disciplina suas ações; ajuda a perceber erros eauxilia as decisões do cientista.
III-    Existem duas abordagens importantes para o método científico: a abordagem dedutiva (dependente da lógica) e a indutiva (dependente da experiência empírica).
Está correto o que se afirma na (s): 
		
	 
	Afirmativas I, II e III
 
	
	Somente na afirmativa II
	
	Afirmativa I
 
	
	Afirmativas I e II
 
	
	Afirmativas I e III
 
	
Explicação:
São as principais características do MÉTODO CIENTÍFICO

Continue navegando