Buscar

Prova de Legislação para Assistência Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Legislação para Assistência Social
1. Na Política de Assistência Social, os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem a proteção integral. Assinale aquele que não corresponde a esta classificação:
Centro de Convivência; (Alternativa correta)
Casa Lar;
República;
Casa de Passagem.
2. Reconhecida historicamente por suas ações filantrópicas, por motivações religiosas ou altruístas, sendo habitualmente atividades das primeiras damas da sociedade, a Política de Assistência Social ganha status de Política Pública, a partir:
a)Da criação da Legião Brasileira de Assistência Social em 1942;
b)Da promulgação da Constituição Brasileira de 1988; (Alternativa correta)
c)Da promulgação Lei Orgânica de Assistência Social de 1993;
d)Do advento do Sistema Único de Assistência Social em 2004;
3. A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) tem por finalidade a organização da Política de Assistência Social, de forma a dar executoriedade em seus princípios e diretrizes. Analise as afirmativas abaixo quanto as Diretrizes da Política de Assistência Social: I.A descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; a participação da população; a primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social. II. A proteção social básica; a proteção social especial; a vigilância socioassistencial. III. A participação da população; a primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social; a defesa dos direitos socioassistenciais ​IV.O aprimoramento da gestão; a execução dos serviços, programas e projetos de assistência social em âmbito nacional Está correto afirmar que podem ser consideradas diretrizes do SUAS, dentre outras:
as afirmativas I e IV
apenas a I (Alternativa correta)
as afirmativas III e IV
apenas a III
4. Após o Brasil ter passado pelo período de ditadura militar, que vigorou entre 1964 e 1985, o país entra em um processo de redemocratização, e neste período acontecem importantes conquistas dos direitos. Ao analisarmos o processo histórico, podemos afirmar que estas conquistas foram fortemente influenciadas
Pelas estratégias ideológicas do Estado;
Por lutas da classe trabalhadora;
Por orientações internacionais de direitos humanos;
Por importantes movimentos da sociedade civil. (Alternativa correta)
5. Os Direitos Sociais representam um avanço na vida dos cidadãos, e estão previstos no artigo 6º da Constituição Federal. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, etc. Analisando os Direitos Sociais previstos, podemos afirmar: I. A previdência social, a saúde e a assistência aos desamparados, chamada depois de assistência social, compõem a Seguridade Social II. O transporte e o lazer compõem o conjunto de políticas de proteção social não contributivas III. A Saúde, a Educação e a Assistência Social são políticas de proteção social que independem de contribuição IV. A educação, a moradia e o lazer podem ser consideradas políticas essenciais para a proteção social, mas não compõem a seguridade social Podem ser consideradas corretas as alternativas:
I e IV (Alternativa correta)
III e IV
Somente a I
I e II
6. Os Conselhos de Assistência Social são instâncias deliberativas do Sistema Único da Assistência Social, criados por lei e possuem como aspecto da formação de seus membros:
a) composição distintas, formados por representantes do Governo, da sociedade civil e dos trabalhadores da política, de acordo com a arrecadação município;
b)composição paritária, formados por representantes do Governo, da igreja ou comunidade religiosa, da sociedade civil, dos trabalhadores da política e dos usuários;
c)composição distintas, formados por representantes do Governo, da sociedade civil, sendo definido por voto popular o número de membros de cada representação.
​d)composição paritária, formados por representantes do Governo, da sociedade civil, dos trabalhadores da política e dos usuários. (Alternativa correta)
7. Sabendo que o benefício de prestação continuada (BPC) tem natureza jurídica assistencial, pois integra a proteção social básica no âmbito do SUAS, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Analise as afirmativas abaixo relacionando-as com a regulação do BPC, quanto aos seus critérios de concessão, e assinale a alternativa correta
a)é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 60 (sessenta) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
b)é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.(Alternativa correta)
c)é a garantia de meio salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
d)é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência, ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais e ao desempregado que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
8. A organização do SUAS tem como principais eixos estruturantes, a territorialização, a descentralização e a matricialidade sociofamiliar, que propõe o rompimento com ações fragmentadas e com foco no indivíduo. A matricialidade socuifamilair pode deve ser considerada para:
​execução dos benefícios, serviços, programas e projetos para a rede conveniada;
concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos da assistência social (Alternativa correta)
avaliação e construção de indicadores dos benefícios, serviços, programas e projetos;
sistematização e pesquisas na área da assistência social.
9. A LOAS definiu a concessão dos benefícios eventuais para atender necessidades emergenciais, de caráter suplementar e provisório, dando caráter institucional e público à tradicional pratica de concessão voluntária e esporádica de recursos materiais em forma de ajuda. Como benefícios eventuais podemos considerar os benefícios:
a)que visam ao pagamento de auxilio reclusão às famílias de internos do sistema penitenciários, quais possuem a qualidade de segurado da Previdência Social acima de 6 meses e cujo ato infracional não tenha sido julgado.
b)que visam o pagamento de auxílio natalidade e funeral, retirados do âmbito da Previdência Social.
c)que visam o pagamento de prestações eventuais para idosos e pessoas com deficiências, cujas famílias são limitadas para oferecer os cuidados por vulnerabilidade e risco social.
d)que visam as provisões suplementares e provisórias e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.(Alternativa correta)
10. Como forma de dar efetividade aos planos e acompanhar sua execução, a NOB SUAS (2012) cria os pactos de aprimoramento que devem ser firmados entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Identifique o conceito que melhor define o pacto de aprimoramento.
a)instrumento pelo qual se quantificam os recursos e, assim, elegem as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, observando a capacidade do Estado em atender a todas as demandas, devendo ser eficiente e eficaz nos atendimentos necessários.
b) instrumento pelo qual se sistematizam as metas e as ações executadas no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de avaliação para o aprimoramento da gestão dos serviços no âmbito dos Municípios.
c) instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.(Alternativacorreta)
d) instrumento pelo qual busca recursos e financiamento internacional para as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, evocando a sociedade e a rede de solidariedade para a indução do aprimoramento como lógica a ser perseguida por serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Continue navegando