Buscar

Ferroeletricidade


Continue navegando


Prévia do material em texto

Ferroeletricidade: São materiais que possuem a capacidade de formação natural de dipolos elétricos, apresentando magnetização permanente. Um exemplo é o titanato de bário (figura 1), que pode ser utilizado como material dielétrico em capacitores, permitindo a produção destes dispositivos em dimensões menores. Estes materiais ainda possuem custo elevado, limitando sua aplicação na engenharia.
Fios telefônicos:
1ª gama: 1-azul, 2- laranja, 3- verde, 4-marron e 5- cinza
2ª gama: 1-branca, 2-vermelha, 3- preta, 4-amarela, 5- violeta
As seguintes vantagens podem ser citadas em relação ao uso da Capa APL:
 
- Grande resistência à penetração a umidade.
- Maior flexibilidade do que os antigos cabos de chumbo.
- Mais leves, facilitando a tração em redes aérea.
- Grande resistência à corrosão.
Existem diversos tipos de cabos telefônicos comerciais utilizados nas redes de telefonia e a especificação destes está associada aos seguintes itens:
 
- Tipo de material condutor do fio telefônico;
- Número de pares de fios telefônicos;
- Calibre do fio telefônico;
- Presença de isolamento extra para a penetração da umidade;
- Presença de blindagem elétrica.
Fios telefônico externos:
São constituídos por par de fios paralelos ou trançados. Permitem a ligação entre armários de distribuição até a entrada de assinantes. São isolados por uma camada protetora com material termoplástico e podem ter diâmetro de condutor entre 0,65 mm e 1,6 mm. A figura 3 mostra a estrutura física de um fio telefônico externo com par paralelo do tipo FE-100.
Fios telefônicos internos:
São constituídos por um par trançado de fios de cobre estanhado isolados por PVC e são utilizados no interior de edificações. São utilizados os fios do tipo FI-60, com 0,60 mm de diâmetro, conforme mostrado esquematicamente na imagem.
Materiais Indiferentes – são aqueles não provocam afastamento ou concentração das linhas de campo magnético. Possuem valor de μr igual a 1. Exemplos: ar, plásticos em geral e madeira.
Materiais diamagnéticos - são aqueles provocam ligeiramente o afastamento das linhas de campo magnético. Possuem valor de μr um pouco menor do que 1. Exemplos: Ouro, mercúrio e prata.
Materiais paramagnéticos - são aqueles provocam ligeiramente a concentração das linhas de campo magnético. Possuem valor de μr um pouco maior do que 1. Exemplos: Alumínio, paládio e platina.
Materiais ferromagnéticos - são aqueles provocam fortemente a concentração das linhas de campo magnético. Possuem valor de μr um muito maior do que 1. São os materiais efetivamente identificados como magnéticos e são aplicados nos núcleos de transformadores, memórias de computados (memórias RAM e ROM) e presentes nos imã naturais. Exemplos: Níquel, cobalto, ferro, aço e  ferro fundido