Buscar

antropologia e sociologia 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 10/10
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas, escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento, também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração; explosão dos corpos e o controle das populações. Abre-se, assim, a era de um biopoder. As duas direções em que se desenvolve ainda aparecem nitidamente separadas, no século XVIII. Do lado da disciplina as instituições como o Exército ou a escola; as reflexões sobre a tática, a aprendizagem, a educação e sobre a ordem da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso dado no Collège de France (1977 - 1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 131.
Existem funções desempenhadas pela escola na perspectiva de Foucault. A esse respeito, conforme os conteúdos livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A escola tem a função de promover a socialização, educando e formando seus alunos para a vida social integrada e positiva.
	
	B
	A escola em sua natureza burocrática desenvolve processos pedagógicos uniformizados que visam permitir a progressão dos saberes e a formação cultural de seus alunos.
	
	C
	O modo como funciona a escola favorece o direcionamento heterônomo dos sujeitos e sua conformação a ordem disciplinadora.
Você acertou!
A escola é uma instituição disciplinadora de corpos, mentes e comportamentos de cidadãos. Nada é feito por acaso (livro-base, p. 133).
	
	D
	O processo educativo, embora disciplinador e restritivo, tem como escopo a autonomia e a individualidade de seus atores. É pelos limites e disciplina que se descobre a liberdade.
	
	E
	Para Foucault, a escola possui uma ambivalência intrínseca, tanto pode castrar e frustrar as subjetividades quanto pode ser progressista e revolucionária.

Continue navegando