Buscar

História: ensino médio, Heresia e Inquisição

Prévia do material em texto

Seminário de História
Heresia e inquisição na idade média.
Heresia e inquisição
Qual é o significado?
Heresia: Heresia significa escolha, opção, e é um termo com origem no termo grego haíresis. 
Heresia é quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião, sendo assim quem pratica heresia, é considerado um herege.
Inquisição: 1. Ação ou resultado de inquirir;
2. (Religião) Designação de um tribunal eclesiástico onde eram julgados todos os indivíduos acusados de diversas heresias e ataques à fé católica (como, por exemplo, feitiçaria e bruxaria); também denominado Tribunal do Santo Ofício.
Heresia
Como e onde surgiu a Heresia?
A heresia surgiu com a Igreja Católica, no século XVIII
O que é? 
Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso.
A definição tanto da Igreja Católica como das Igrejas Protestantes, é que heresia é quando alguém é contrário as mensagens ensinadas por Jesus, e a heresia é dita na própria Bíblia.
Heresia
 O que acontecia com os Hereges?
Os hereges contumazes eram entregues com frequência ao braço secular para aplicação das penas civis, que podiam incluir pena de morte. 
Heresia
 Como acontece?
A heresia acontece quando qualquer indivíduo ou um grupo resolve ir contra uma religião, em especial aquelas que são muito rígidas.
Santa Inquisição
A Inquisição tinha o objetivo de perseguir, julgar e punir as pessoas acusadas de heresia, e esses eram considerados como inimigos de estado, quando cometiam os atos por mais de um ano.
As punições por heresia eram muito severas, os hereges eram queimados vivos, torturados ou então estrangulados, e durou mais de cinco séculos.
“Inquisição”
A inquisição foi criada na idade média, e era dirigida pela igreja católica Romana. 
História e atuação:
Aos perseguidos, não lhes era dado o direito de saberem quem os denunciara, mas em contrapartida, estes podiam dizer os nomes de todos seus inimigos para averiguação deste tribunal medieval. Com o passar do tempo, esta forma de julgamento foi ganhando cada vez mais força e tomando conta de países europeus como: Portugal, França, Itália e Espanha. Contudo, na Inglaterra, não houve o firmamento destes tribunais. 
 
Quais eram os perseguidos?
Muitos cientistas também foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem ideias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei.
As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.
Tipos de tortura
“O potro”
Tipos de tortura
“A Roda”
Tipos de tortura
“O pêndulo”
Tipos de tortura
“O burro espanhol”
Final da Inquisição
Durante o século XV, o rei e a rainha da Espanha se aproveitaram desta força para perseguirem os nobres e principalmente os judeus.
Um dos inquisidores que mais castigou hereges no século XV foi o espanhol Tomás de Torquemada. 
Por fim, esta perseguição aos hereges e protestantes foi finalizada somente no início do século XIX. 
Curiosidade, inquisição no Brasil:
No Brasil, os tribunais chegaram a ser instalados no período colonial, porém não apresentaram muita força como na Europa. Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de heresias relacionadas ao comportamento dos brasileiros, além de perseguir alguns judeus que aqui moravam.
https://www.youtube.com/watch?v=aj5O4Ib6UT8

Continue navegando