Buscar

Exercicios_de_revisao_fadergs_2013_I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTELA ELISALDE TOLEDO
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
Disciplina: Fundamentos da Administração
Professor: Msc. Márcio Espíndola
Porto Alegre
Maio/2013
Exercícios de Revisão
Use as questões a seguir para orientar seus estudos, como sugestão de bibliografia busque um dos seguintes títulos: 
Teoria Geral da Administração - da Revolução Urbana À Revolução Digital - 7ª Ed. 2012
�ou 
Introdução a Administração - 8ª Ed. 2011
�
Ambos do autor Maximiano, Antonio Cesar Amaru / ATLAS
Segundo MAXIMIANO (2012) “o processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo”. Desta forma a essência do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos. Baseado nisto, disserte a respeito da importância social da administração, considerando ainda a sociedade moderna como uma “sociedade organizacional” e que as organizações existem em função de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas.
A importância da Administração está em que qualquer atividade que a sociedade realize estará alocando recursos para atingir um objetivo, seja no âmbito pessoal, organizacional ou social. Pois em qualquer tarefa a pessoa tem que tomar decisões que afetarão o objetivo final, por exemplo, se uma pessoa deseja adquirir um bem (TV, sofá, mesa) terá de redirecionar recursos destinados a outra finalidade.
Ainda segundo MAXIMIANO (2012), “no início do séc XXI, a Revolução Industrial continua evoluindo, fazendo a sociedade humana ingressar na era pós-industrial, caracterizada pela predominância das atividades de serviços em relação às agrícolas e industriais. Ao mesmo tempo, continua em marcha a Revolução Digital, que começou em meados do séc XX e representou a complementação e substituição de certas atividades intelectuais por computadores. A globalização, a passagem para a era pós-industrial e a Revolução Digital provocaram a mudança de muitas concepções tradicionais”. A partir deste enfoque, comente dois dos seguintes paradigmas do terceiro milênio: meio ambiente, qualidade de vida e terceiro setor.
A sociedade passou a perceber que os recursos do meio ambiente são finitos e procurou utilizá-los da melhor forma, tentando minimizar a agressão à natureza reaproveitando o que fosse possível. O que melhora a qualidade de vida ao diminuir a poluição com os detritos que a exploração do meio ambiente causa e proporciona novos postos de trabalho para que seja realizado esse reaproveitamento. Muitas vezes esse reaproveitamento pode ser realizado por ONG’s do terceiro setor.
Segundo MAXIMIANO (2012), “o desempenho de qualquer papel gerencial, na alta administração, na gerência intermediária, ou em um grupo autogerido de trabalho, depende de habilidades”. Habilidades nada mais são do que competências que determinam o grau de sucesso ou eficácia do gestor que ocupa um determinado cargo e da própria organização. Citando Katz, o autor faz referência a três habilidades fundamentais, Habilidades Técnicas, Habilidades Humanas, Habilidades Conceituais. Explique no que consistem as Habilidade Conceituais e de pelo menos um exemplo de como essa habilidade se manifesta?
A habilidade conceitual envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são manifestações da habilidade conceitual.
À medida que a humanidade evolui, somos impulsionados, de revolução em revolução, a desenvolver nossos conhecimentos através do aprimoramento das Teorias e das Técnicas (práticas) em vigor. Considerando o desenvolvimento da humanidade, ocorrido entre a Revolução Urbana e a Revolução Industrial e descritos por MAXIMIANO (2012), comente ao menos duas conseqüências da Reforma Protestante sobre a Teoria Administrativa.
No campo doutrinário, a Reforma enfatizou o espírito individualista e empreendedor, e a responsabilidade individual, em substituição a submissão religiosa valorizada pela Igreja Católica. Calvino e Lutero enfatizavam o trabalho duro como forma de melhorar a situação pessoal e beneficiar a comunidade. Essa proposta contribuiu para deslocar a ênfase, da salvação no futuro para a prosperidade no presente. Além disso, ajudou a instituir uma filosofia de controle e comando dos empregados, para que eles também trabalhassem duro. A exploração do trabalho alheio tornou-se meio para o aumento da prosperidade. O conflito entre mão de obra e propriedade substituiu o clima de cooperação que vigorava no período medieval. A ética protestante deu um grande impulso às motivações do capitalismo, embora este tivesse se desenvolvido independente de qualquer impulso religioso. 
No campo da administração, Lutero aboliu a hierarquia da Igreja Católica, declarando que o sacerdócio poderia ser praticado por todos os fiéis, não apenas por quem tivesse sido ordenado. Essa proposta transferiu os poderes de decisão do clero para o cidadão comum, sobre como conduzir os negócios terrenos. Além de reforçar o sentido da responsabilidade individual, essa administração simplificada e extremamente descentralizada, sem cardeais e papas, criou um novo modelo de administração de organizações. A ética protestante também demonstrou que é possível conduzir uma operação de grandes proporções com muita organização, mas com um mínimo de estrutura administrativa.
Frederick W. Taylor (Administração Científica) e Henri Fayol (Teoria Clássica da Administração) são os grandes nomes da Abordagem Clássica da Administração. Contemporâneos, ambos trabalharam desenvolvendo suas teorias a respeito das organizações. Comente sobre as semelhanças e diferenças entre o trabalho de Taylor e o trabalho de Fayol? De que forma os trabalhos destes dois pesquisadores se complementam?
Taylor focou as tarefas em seus estudos com o objetivo de alcançar maior eficiência, acreditava que seria alcançada pela racionalização do trabalho do operário enquanto Fayol focou seus estudos na estrutura da organização, pois acreditava que a maior eficiência de todas as partes seria alcançada através da gestão do todo organizacional e da estrutura. Os trabalhos dos dois se complementam, pois cada um estudou uma parte da organização, Taylor a tarefa, o trabalho operacional e Fayol, a estrutura organizacional. As semelhanças de seus trabalhos são a abordagem incompleta da organização e a abordagem de sistema fechado (não considerou o ambiente externo).
Henri Ford é um dos principais nomes ligados a Administração Científica. Explique, levando em consideração as idéias desta personalidade do mundo empresarial do século passado, os dois princípios da produção em massa: peças padronizadas e especialização do trabalhador.
Peças padronizadas: 
Na produção massificada, cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto final. Para alcançar a padronização, Ford passou a utilizar o mesmo sistema de calibragem para todas as peças, em todo o processo de manufatura. Esse princípio deu origem ao controle da qualidade, cujo objetivo era assegurar a uniformidade das peças. 
Especialização do trabalhador:
Na produção massificada, o produto é dividido em partes e o processo de fabricá-lo é dividido em etapas. Cada etapa do processo produtivo corresponde à montagem de uma parte do produto. Cada pessoa e cada grupo de pessoas, num sistema de produção em massa, tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido. Divisão do trabalho implica especialização do trabalhador. Na produção artesanal, o trabalhador faz um produto do começa ao fim – desde o projeto até o controle de qualidade final – ou uma parte significativa de um produto final. Na produção de massa, as qualificações do trabalhador resumem-se ao conhecimento necessário para a execução de umatarefa.

Continue navegando