A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Justiça Restaurativa questionário

Pré-visualização | Página 1 de 3

Sidou conceitua conflito como “estado resultante da divergência ou entrechoque de ideias ou interesses”. A respeito deste assunto, assinale a alterativa incorreta:
Escolha uma:
a. O conflito tem um conceito mais amplo do que lide, sendo esta apenas a parte do conflito levada ao conhecimento do Judiciário.
b. A cultura demandista de nossa sociedade se revela pela preponderância da resolução de conflitos pelos próprios envolvidos (autocomposição). 
c. Em um típico conflito de justiça é papel dos poderes públicos prover os meios para sua pacífica administração.
d. Os conflitos emergentes denotam uma disputa, embora não formalizada, enquanto conflitos manifestos, uma disputa ativa e contínua.
e. Os conflitos intersubjetivos são exteriorizados nas relações sociais.
Feedback
A resposta correta é: A cultura demandista de nossa sociedade se revela pela preponderância da resolução de conflitos pelos próprios envolvidos (autocomposição)..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,25 de 1,25
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o artigo 103 do Estatuto da Criança e do Adolescente considera-se ato infracional:
Escolha uma:
a. A conduta transgressora de um adolescente.
b. A conduta descrita como ilícito civil ou ilícito penal.
c. A conduta descrita como conflito penal.
d. A conduta desviante de qualquer pessoa abaixo dos 10 anos de idade.
e. A conduta descrita como crime ou contravenção penal. 
Feedback
A resposta correta é: A conduta descrita como crime ou contravenção penal..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,25 de 1,25
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a diferenciação entre ilícito civil e penal é correto dizer que:
Escolha uma:
a. Considera-se ilícito civil, o descumprimento de norma constitucional, enquanto o ilícito penal configura conduta contrária ao Código Penal.
b. Considera-se ilícito, o descumprimento do dever jurídico, contratutal ou extracontratual, em contradição às normas de Direito privado, enquanto o ilícito penal configura conduta criminalizada pelo Direito, ou seja, um crime definido por lei. 
c. Considera-se ilícito civil, a desobediência civil de normas fixadas pelo Estado brasileiro, é a desobediência do cidadão, enquanto o ilícito penal configura conduta criminalizada pelo Direito, ou seja, um crime definido por lei.
d. Considera-se ilícito civil, o descumprimento de normas morais, enquanto o ilícito penal configura descumprimento de normas jurídicas.
e. Trata-se apenas de uma diferenciação didática pois ambos ilícitos configuram infrações praticadas pelos cidadãos.
Feedback
A resposta correta é: Considera-se ilícito, o descumprimento do dever jurídico, contratutal ou extracontratual, em contradição às normas de Direito privado, enquanto o ilícito penal configura conduta criminalizada pelo Direito, ou seja, um crime definido por lei..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,25 de 1,25
Marcar questão
Texto da questão
A mediação e a conciliação são importantes instrumentos autocompositivos de resolução de conflitos que possibilitam a pacificação social. Considerando os pontos de convergência e divergência deste assunto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O propósito da mediação é a rápida resolução do conflito sem se preocupar com a sua transformação.
b. A mediação e a conciliação se baseiam na lógica adversarial.
c. A mediação consiste no mecanismo de facilitação da comunicação para construção autônoma e cooperativa de uma possível solução do conflito.
d. A conciliação é o meio em que o terceiro imparcial intervém no conflito por meio de uma posição neutra para que as partes façam concessões recíprocas e cheguem a um consenso na resolução do conflito. 
e. A lógica da mediação obedece a um padrão dialógico e vertical.
Feedback
A resposta correta é: A mediação e a conciliação se baseiam na lógica adversarial..
Os métodos autocompositivos apontam para :
Escolha uma:
a. A utilização do uso da força como demonstração da soberania estatal e da forma de solução heterocompositiva por excelência.
b. A substituição da jurisdição e do conceito ganha-ganha, em razão de sua impossibilidade prática.
c. A atuação de um árbitro privado escolhido pelas partes - pessoa de confiança que promove o julgamento de direito ou de equidade (a critério das partes).
d. A substituição da imposição, do uso da força e da tentativa de tirar vantagens dentro do conceito ganha-perde de exclusão, substituindo-o pelo respeito, a responsabilidade e a cooperação, baseados no ganha-ganha.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: A substituição da imposição, do uso da força e da tentativa de tirar vantagens dentro do conceito ganha-perde de exclusão, substituindo-o pelo respeito, a responsabilidade e a cooperação, baseados no ganha-ganha..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Tendo em vista a análise do conflito e suas conseqüências, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. deve-se adotar o discurso jurídico tradicional positivista, essencialmente racional, devendo-se adotar uma perspectiva interdisciplinar para adentrar na profundidade do fenômeno;
b. nenhuma das alternativas.
c. deve transcender o discurso jurídico tradicional positivista, essencialmente racional, devendo adotar uma perspectiva interdisciplinar para adentrar nos múltiplos e complexos fenômenos afetivos e sociais envolvidos irredutíveis ao conhecimento de uma única ciência; 
d. deve ser adotada uma postura legalista que permita a compreensão do conflito a partir da definição de tipos penais;
e. deve ser adotada uma postura científica e tecnicista capaz de permitir a leitura do conflito sob o prisma de um único saber;
Feedback
A resposta correta é: deve transcender o discurso jurídico tradicional positivista, essencialmente racional, devendo adotar uma perspectiva interdisciplinar para adentrar nos múltiplos e complexos fenômenos afetivos e sociais envolvidos irredutíveis ao conhecimento de uma única ciência;.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Justiça Restaurativa é uma corrente surgida há cerca de quarenta anos nas áreas de criminologia e vitimologia. Assume-se como um novo paradigma de justiça, caracterizado essencialmente pela:
Escolha uma:
a. obrigatoriedade da submissão do criminoso a técnicas psicoterapêuticas em conjunto com a vítima.
b. promoção da efetiva participação dos interessados - vítimas e infratores - na solução de cada caso concreto.
c. necessidade que a sociedade tem de ver punido criminalmente o criminoso violento.
d. dificuldade encontrada pela vítima em se reequilibrar psicossocialmente após o sofrimento de qualquer tipo de crime.
e. retirada da relação “vítima-criminoso” do protagonismo do processo.
Feedback
A resposta correta é: promoção da efetiva participação dos interessados - vítimas e infratores - na solução de cada caso concreto..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Justiça Restaurativa:
Escolha uma:
a. centraliza no Estado o papel definidor do tipo penal, cabendo a ele a atribuição da sanção segundo a norma instituída;
b. propõe o crime como ato que viola a norma estatal, considerando a pena como reação correta à conduta delitiva;
c. pensa o crime pelo viés comutativo na atribuição de pena proporcional ao mal praticado, considerando o processo intimidatório como primordial no controle da conduta do infrator;
d. concebe o crime como violação à pessoa e às relações interpessoais, valorizando a reparação dos danos causados à vítima, à sociedade, ao ofensor e às relações interpessoais. 
e. considera a infração pela lógica distributiva, destinando serviços e benefícios a cada infrator de forma desigual, visando recuperar o infrator e reintegrá-lo à sociedade;
Feedback
A resposta correta é: concebe o crime como violação à pessoa e às relações interpessoais, valorizando a reparação dos danos causados à vítima, à sociedade, ao ofensor e às relações interpessoais..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.