Buscar

Lista de Doenças Metabólicas I

Prévia do material em texto

Lista de Doenças Metabólicas I
1) Caso Clínico:
Um cão foi atendido pelo veterinário Diego, da raça Labrador Retriever, sexo feminino, com seis anos de idade, pesando 45,3 Kg. O animal foi encaminhado ao hospital para uma consulta dermatológica, cuja queixa era a queda exagerada de pêlos, com falhas na pelagem há três meses. As lesões começaram com alopecia não-pruriginosa abdominal, e depois houve envolvimento dos membros, cauda e região cervical, com evolução rápida. O animal havia sido tratado para dermatofitose, por outro clínico, com administração de cetoconazol, sem sucesso. O proprietário também referiu ganho de peso do animal há dois meses e relatou que o animal ficava bastante exposto ao sol (termofilia). O animal era castrado desde os quatro anos de idade. Ao exame dermatológico observou-se alopecia bilateral simétrica e hiperpigmentação em região ventral, membros e cauda.
IMAGEM FOTOGRÁFICA DE CÃO COM ALOPECIA E HIPERPIGMENTAÇÃO EM REGIÕES VENTRAIS TORÁCICA E ABDOMINAL.
IMAGEM FOTOGRÁFICA DE CÃO COM ALOPECIA SIMÉTRICA, BILATERAL E HIPERPIGMENTAÇÃO EM PARTE CAUDAL DE MEMBROS PÉLVICOS E CAUDA. 
IMAGEM FOTOGRÁFICA DE CÃO COM ALOPECIA EM CAUDA COM ASPECTO DE RABO DE RATO.
a) Qual a suspeita clínica?
b) Com base na suspeita clínica, como a doença pode ser classificada?
c) Qual o melhor procedimento para confirmar o diagnóstico?
d) Qual o tratamento cabível?
2) Os sinais clínicos de hiperadrenocorticismo incluem alopecia simétrica bilateral (devido atrofia folicular), comedos ou comedões, calcinose cutânea (devido acúmulo de Ca), colarete ou colarinho epidérmico, infecções urinária e cutânea recorrentes, rarefação pilosa no tronco (poupando extremidades), taquipnéia, hiperpigmentação cutânea, telangiectasia (vasos aparentes devido pele delgada), piodermite e diabetes secundária ao Cushing. Com base em seus conhecimentos sobre a doença em questão, explique porque aparecem os seguintes sinais clínicos no paciente:
a) Intolerância ao calor
b) Fraqueza muscular
c) Abdômen abaulado/distendido
d) Hepatomegalia
e) Polifagia
f) Pele delgada
g) Poliúria
3) Qual o sinal clínico característico de um felino com hiperadrenocorticismo? Explique.
4) Quais as etiologias do Cushing? Quais animais possuem maior predisposição a apresentar a doença?
5) Qual complicação pode ocorrer devido administração de levotiroxina sódica? Como evitar tal problema?
6) Explique a Síndrome do Eutireoideo Doente.
7) Quais os possíveis tratamentos do Cushing endógeno? 
8) Caso Clínico:
Foi atendido pela médica veterinária Alice, um felino, SRD, com 11 anos de idade, apresentando, polidipsia e poliúria, emagrecimento progressivo e diarréia. Ao exame clínico verificou-se temperatura retal de 38,2o C, mucosas normocoradas, taquicardia (240bpm) e taquipnéia (90mrpm). Não apresentava aumento de volume na região correspondente à tireoide. 
a) Qual a suspeita clínica?
b) Como confirmar o diagnóstico?
c) Qual sua conduta terapêutica?

Continue navegando