Buscar

Conceito de Cultura e Identidade

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA
ANTROPOLOGIA
3- Qual o conceito antropológico de cultura? 
R- A cultura permite-nos pensar o pensamento de um grupo, de uma sociedade, de uma comunidade, assim como suas práticas, atos e gestos. Mas aqui mesmo se trata de situar o fenômeno da representação, da construção do imaginário no plano da obra coletiva.
As representações coletivas e o imaginário não são criações livres, independentes dos indivíduos. Estão na fronteira do mundo dos vivos e dos mortos, já que herdamos instituições sociais criadas muito antes de nosso nascimento.
A cultura como ordenamento e classificação simbólica, que permite aos homens atribuírem significado ao mundo e a tudo ao que há nele, tudo mesmo, é fundamental para que o mundo e tudo o que há nele venha a ter algum sentido, inteligibilidade e coerência. 
A cultura é simbólica, logo, é expressiva.
 	A cultura é entendida como uma forma de expressão e de comunicação do homem, uma maneira de dizer alguma coisa para outro, do outro, sobre o outro ou o mundo, sobre si mesmo e das relações com outros homens.
 A Cultura não só faz alguma coisa como diz alguma coisa, ela não está separada das demais esferas da vida social, como a política, a economia, a técnica, etc., mas, antes, perfaz uma totalidade onde o homem se encontra inserido.
4- Cite uma definição para o termo Identidade e escolha duas das suas derivações e as descreva.
R- A identidade, seja ela social, pessoal ou cultural, é sempre uma relação social construída com outros, jamais algo ou alguma coisa com a qual nascemos ou herdamos através de nossos genes. Identidade é definida historicamente e não biologicamente. Portanto, nada tem a ver com os genes que herdamos. A identidade não é uma coisa: é uma relação.
As suas devirações são: social, cultural, étnica e nacional.
A identidade social é sempre um tipo de relação negociada com outros sujeitos no interior de uma sociedade ou de grupos sociais e sujeita aos trânsitos, trocas e ressignificações a partir de um contexto cultural.
Identidade cultural - indica a cultura em que o indivíduo está inserido, ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.
5- O que é etnocentrismo? Discorra sobre as duas faces do etnocentrismo.
R- O etnocentrismo é uma relação, forma social que somente emerge no confronto com a diferença e que institui a própria diferença. É um comportamento universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade. A reação oposta ao etnocentrismo é a apatia. Em lugar da superestima dos valores de sua própria sociedade, num momento de crise os indivíduos abandonam a crença naquela cultura e perdem a motivação que os mantém unidos.
Genocídio - Segundo CLASTRES (1982, P.53) genocídio remete a idéia de raça e ao desejo de extermínio de uma minoria racial, o termo etnocídio acena não para a destruição física dos homens (nesse caso permaneceríamos na situação genocidiana), mas para a destruição de sua cultura.
Etnocídio- Ainda CLASTRES (1982, P.53) etnocidio é, portanto, a destruição sistemática de modos de vida e de pensamento de pessoas diferentes daquelas que conduzem a empresa de destruição. Em suma, o genocídio assassina os povos em seu corpo e o etnocídio os mata em seu espírito. Em outro caso trata-se de morte, mas de uma morte diferente.

Continue navegando