Buscar

FAA124 Atv1 Unid1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP 
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD
Nome da Disciplina: Filosofia e Ética
Unidade: Manaus
Nome da Atividade: MATRIX
Professor(A) Ministrante: Prof Dr Nelson Matos Noronha
Tutor(A) à distância: Nely Cristina Medeiros Caires
Tutor(A) presencial: Nely Cristina Medeiros Caires
Nome do Acadêmico (A): André Wilson de Andrade Souza
Polo - Manaus
2018
	Enunciado da Atividade
Discutir a realidade e conflito faz parte da nossa reflexão filosófica e do nosso dia-a-dia.
" O filósofo não inventa a realidade, mas interpreta a realidade em que vive. Ele eleva a um conceito o que é real. (...) O filósofo faz perguntas do tipo: o que é realidade? Como a realidade é? Porque a realidade é assim? Ele procura a essência, o significado e a origem do que quer conhecer. Essência é aquilo que torna uma coisa aquilo que ela é.(...)"
Assista o filme Matrix 1 baseando-se nele e na temática acima escreva uma resenha de no mínimo 1 e no máximo 2 páginas refletindo sobre: O Que é realidade no contexto da gestão pública?
INTRODUÇÃO
Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
DESENVOLVIMENTO
O filme inicia com um questionamento, o que é Matrix? 
Então, a personagem responde: 
- É a pergunta que nos impulsiona. Foi a pergunta que te trouxe aqui. Você conhece a pergunta assim como eu. 
E ele novamente pergunta: 
- O que é a Matrix? 
Logo em seguida a personagem responde: 
- Sim, a resposta está aí. Ela está à sua procura. E te encontrará se você desejar.
O filme Matrix retrata um cenário do planeta Terra, em um tempo futuro, dominado por máquinas, onde os seres humanos passam a ser “cultivados” e inseridos em um fantasioso mundo projetado para ser o mais perfeito possível, entretanto, este mundo não passa de uma mera ilusão, é um ambiente onde tudo é controlado e observado.
Em um paralelo a nossa realidade, podemos dizer que muitas pessoas, atualmente, vivem em uma Matrix, pois estão imersas em um mundo de ilusões, cerceadas de sua liberdade e o mais importante de tudo, acreditam que este mundo é o mundo ideal para se viver.
No mundo do filme Matrix a realidade era virtual, onde os personagens estão presentes mentalmente por meio de um programa de computador e não fisicamente. Já no “mundo real” estamos presentes e vivenciando as coisas por meio de nossos sentidos
Seguindo um pensamento socrático, a sabedoria é saber e ter o reconhecimento da sua própria ignorância como ser humano, ter esse conhecimento é necessário na busca do saber. Já no método maiêutico tem como objetivo obter ideias por meios de questionamentos, tendo a ideia de que as repostas já existem, mas elas precisam ser extraídas e exploradas para vir à tona. No filme, já nos primeiros questionamentos supracitados, vê-se a ideia do saber ser explorados por meio de perguntas. Fazendo um paralelo com uma organização, vejo a ideia que devemos explorar, questionar e procurar conhecer todas as demandas relacionada a este.
No contexto da Gestão Pública, o papel da maioria estaria invertido em relação ao filme, pois uma minoria vive dentro da Matrix, o “mundo de ilusões” criado pelos agentes públicos dos dias atuais, aqueles que vemos nos noticiários de TV, o mundo corrupto, das propinas, da lavagem de dinheiro, do suborno, etc. Já mundo real, é aquele vivido pela maioria da sociedade brasileira, que vive as mazelas de uma má gestão, onde tudo vem contra, onde há a perseguição. Porém, em meu entendimento, essa maioria que vive no mundo real está, deliberadamente, deixando de usar sua capacidade de pensar, questionar e, principalmente, de desejar o seu mais precioso bem que é a liberdade, continuando presa dentro do mundo fantasioso criado para os aprisionar.
Desta forma, a realidade no contexto da Gestão Pública, nos dias atuais, não passa de uma mera ilusão.
REFERÊNCIAS
SINÓPSIE.<http://www.adorocinema.com/filmes/matrix/matrix.asp.>Acessado em 11 Mar 2018.

Continue navegando