Buscar

aula diuréticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA FARMACOLOGIA - DIURÉTICOS (áudio digitado) 
SABRINE ATO2019-2
Porque estudamos diuréticos se não vamos prescrever? Porque os pacientes estarão usando diuréticos.
O que são diuréticos? Farmacos que aumentam a diurese.
Rim-> Néfron: unidade funcional do rim, temos milhões de néfrons. Cada néfron tem glomerulo, tubulo contorcido proximal e distal, tubulo coletório e alça de henle.
Reabsorção: sempre da luz do tubulo para o sangue, chama-se reabsorção porque o que chega nos rins deveria ser eliminado.
Secreção: do sangue para luz.
Excreção: para fora, vem pelo tubulo e é eliminado.
Onde o sódio (principal eletrólito da urina) é reabsorvido e secretado? O secretado não tem tanta importância como o reabsorvido. 
No tubulo contorcido proximal o sódio é amplamente reabsorvido e com ele vai a água, então a polaridade dentro e fora do tubulo é a mesma porque onde o sódio vai a água também vai, isso acontece porque o sódio arrasta a água, mas se a membrana for permeável não irá arrastar. Os diuréticos inibem a reabsorção de sódio.
No ramo descendente da alça de henle temos reabsorção de água, a água sai do tubulo e o sódio entra, então nessa porção o sódio é secretado, a concentração é alta porque a água saiu e entrou muito eletrolito, nessa porção os diuréticos não agem porque o sódio é secretado. Para o farmaco diurético agir, o sódio tem que estar na luz tubular.
No ramo ascendente da alça de henle temos o cotransporte (reabsorção de sódio, cloro e potássio) transpote ativo realizado por uma enzima que será inibida por um diurético e nesse ponto da alça é muito forte a reabsorção de sódio, então o diurético que agir ali vai ser muito potente.
No tubulo distal, na porção mais proximal, temos a reabsorção de sódio junto com o cloro e temos a troca de sódio com potássio que acontece mais para o tubulo coletor, essa troca é importante por causa do efeito colateral devido a reabsorção de sódio no tubulo coletor. Essa troca é patrocinada por aldosterona, não existe a troca se a aldosterona não estiver presente.
Importância do ADH(hormônio anti diurético): se tem adh diminui a urina, diminui a diurese, promove a reabsorção de água, por isso é um anti diurético. A água só é reabsorvida no tubulo coletor na presença desse homônio. 
Mecanismos de formação da urina:
 1) filtração glomerular, o sangue é filtrado para formar a urina, a urina é um sangue sem os elementos figurados. Se um paciente está com a bomba cardíaca deficiente ele vai ter uma diminuição da diurese, mas não adianta tomar um diurético que vá aumentar a filtração glomerular, não existe um que faça isso. O cloret de sódio, se injetar para aumentar a diurese, o cloreto de sódio vai ser filtrado e arrastaria a água, mas não aumenta a diurese porque quanto menos liquido tubular nós tivermos mais intensamente o sódio será reabsorvido, e não vai aumentar a diurese. A filtração glomerular é muito importante, proteínas e glicose não podem ser filtradas. 
2) Secreção tubular: metabólitos são eliminados por secreção tubular, as penicilinas são secretadas para serem eliminadas.
PROPENECIDA: compete com os mecanismos de secreção tubular, medicamento que se for administrado junto com as penicilinas vai fazer uma competição com a secreção e as penicilinas vão ficar mais tempo no organismo. Isso era muito usado para prolongar a ação da penicilina no sangue. Esse medicamento também usado na GOTA (aumento de ácido úrico) e esse ácido é secretado, então a propenecida vai aumentar a secreção de ácido úrico para ser eliminado. Os ácidos orgânicos aumentam em caso de insuficiência renal e ficam em uma concentração muito grande e são secretados. 
3) Reabsorção: é o mais importante dos mecanismos.
EX: 600 ml de sangue passam pelo glomerulo (pela artéria glomerular) por minuto, mas nem tudo é filtrado. Apenas 1/5 é filtrado, ou seja, 120 ml, desses 120 só 1ml é eliminado (vai para bexiga por vez), os outros 119 são reabsorvidos. Se impedirmos 1% dessa reabsorção, estaremos impedindo 1,19 ml, então aumentamos a eliminação.
Mecanismo de ação dos diuréticos atuam na inibição da reabsorção desse eletrolito.
Grupos de diuréticos:
1)FISIOLÓGICO: água e álcool.
Mecanismo de ação da água: se ingerirmos muita água, ela se torna diurético. Todos temos um ritmo de eliminação de líquidos. A água só é diurético na super hidratação. O sangue fica mais diluído, essa diluição vai estimular osmoreceptores, são estimulados a naueronalmente mandar um aviso para o eixo hipotálamo-hipofese, quando a hipófise é estimulada ela inibe a liberação de ADH porque tem que AUMENTAR a diurese, e sem ADH a água é eliminada.
Mecanismo de ação do álcool: não dilui o sangue, se houver uma ingestão de álcool ele vai ser absorvido e diretamente na hipófise vai inibir a ação do ADH. No final do mecanismo de ação faz a mesma coisa que a água, só que o álcool é direto, não passa pelo processo que a água passa.
DIFERENÇA DOS DESTILADOS E DA CERVEJA: cerveja tem mais água que os destilados, produz mais diurese. 
2) OSMÓTICOS: substâncias osmóticamente ativas, ou seja, atraem líquidos para si, para suas moléculas. Os diuréicos osmóticos ATUAM PELA PRESENÇA FISICA deles dentro dos vasos sanguíneos ou tubulos renais. Quanto maior o número de moléculas osmóticamente ativas mais potente será sua ação diurética, sabemos isso pelo peso molecular.EX: manitol, glicose e uréia. MANITOL - peso molecular 180, URÉIA - 60 (peso molecular 3x menor que o manitol) MAIOR NUMEROS DE MOLÉCULAS OSMÓTICAMENTE ATIVAS: na uréia, porque tem menor peso, em uma solução igual ( com a mesma concentração ) vai ter um maior número de moléculas osmóticamente ativas. O manitol, via venosa,é o mais utilizado para retirar edema cerebral sem hemorragia, circula nos vasos, passa pelo cerébro e atrai os liquidos do edema para sí e leva embora. Usados em testes renais, porque ele é totalmente filtrável, então se não aumentar diurese provavelmente tem insuficiência renal. São farmacológicamente inertes por atuarem pela presença fisica, são eletroliticos (sem nenhuma carga elétrica), podem ser usados na redução da pressão intracraniana, cirúrgias oculares.
CLASSIFICAÇÃO DOS D.O QUANTO A REABSORÇÃO: 
*Não reabsorvivéis: ex- MANITOL: é injetado no sangue e não sai do sangue
*Parcialmente reabsorvidos: ex- URÉIA: provoca o rebote porque é injetada e, num primeiro momento quando passa, atrai o liquido de edema para junto dela. Num segundo momento, 50% atravessa a membrana e vai para o LEC onde está o edema, e ela leva de novo metade do líquido que ela já havia retirado de lá.
IDEAL: usar uréia e manitol, porque a uréia é mais potente e o manitol seguraria a uréia no sangue impedindo o REBOTE.
* Totalmente reabsorviveis: Ex- GLICOSE: vai ser diurética quando estivermos com alta concentração no sangue, então ela vai ser filtrada, isso acontece nos diabéticos. Execede o transporte para dentro dos tecidos e por isso vai ser filtrada arrastando água com ela. 
3) TIAZÍDICOS: Ex- hidroclortiazida. Atuam principalmente no tubulo contorcido distal, na porção mais proximal, porque vai reverter em um efeito mais adiante. Inibem a reabsorção de sódio e cloro, o sódio permanece na luz tubular, arrasta a água. Vai chegar mais sódio lá e vai trocar com o potássio. ALCALOSE METABÓLICA: porque perde muito cloro. Promovem a reabsorção de cálcio, por isso estão sendo usados no tratamento da osteoporose, porque fazem com que o cálcio volte para o sangue. Para agirem, os tiazidos são SECRETADOS no néfron, mesmo macanismo de transporte do ácido úrico, isso significa que se a administração for aguda, ajudaria na excreção de ácido úrico ajudando no movimento de secreção tubular,se a pessoa tem GOTA, não pode fazer uso.

Outros materiais