Buscar

Roteiro de Estudos: Didática e Planejamento

Prévia do material em texto

Prezado aluno, 
Como combinado estou fazendo aqui um roteiro de estudos que poderá auxiliá-lo na preparação para avaliação. Imagino que ao ler conceitos importantes para a disciplina você perceberá quais assuntos compreendeu e quais ainda precisa retomar... 
Lembre-se que você pode assistir as aulas novamente, além de estudar os materiais disponibilizados.
Em nossa primeira aula estudamos o que é didática, vimos que ela está relacionada com a arte de ensinar, mas que não se refere apenas às técnicas. Seu objeto de estudo é o processo de ensino e que traz imbricado a ele a aprendizagem. Conhecemos ainda alguns pensadores e teóricos que influenciaram a didática, é importante rever principalmente aquele que escreveu a Didática Magna. Destacamos as características de cada uma das tendências pedagógicas, o que vem a ser um aspecto fundamental a ser revisto.
Inicialmente, vimos que as tendências pedagógicas referem-se aos processos metodológicos relativos à concepção pedagógica adotada. As tendências dividem-se em liberais e progressistas. As tendências liberais sustentam a ideia de que a escola tem a função de preparar os indivíduos para o desenvolvimento de papeis sociais, de acordo com as aptidões dos indivíduos, lutando pela conservação da sociedade como ela está. As tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais e buscam a transformação da sociedade.
A tendência liberal contempla as seguintes tendências:
Tradicional: Centrada no professor, os conteúdos são repassados como verdades absolutas, o ensino é autoritário, há uma atitude passiva dos alunos, a aprendizagem é mecânica e repetitiva.
Renovada progressivista: Possui relação com os conceitos da Escola Nova, que defendia a educação por meio da experiência. O aluno é o centro do processo de ensino e deve desenvolver-se de forma integral, por isso dizemos que ele irá aprender a aprender. O professor não ensina, mas cria condições para que o aluno aprenda. Entre os métodos utilizados estão as pesquisas, projetos, experiências, entre outros.
Renovada não-diretiva: Também possui relação com os conceitos da Escola Nova. Ênfase na formação de atitudes através do relacionamento interpessoal, de suas próprias percepções. O processo de ensino visa facilitar aos estudantes os meios para buscar o conhecimento. O professor é um facilitador que cria um clima de aprendizagem.
Tecnicista: Surge com a função de preparar recursos humanos para o mercado de trabalho. Tem como missão a eficiência e a produtividade, deve produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas e rápidas. Apresenta a ideia de condicionamento e reforço. Essas tendências são conhecidas como não críticas.
A tendência progressista contempla as seguintes tendências:
Libertadora: A educação é sempre um ato político e os educandos se reconhecem enquanto sujeitos histórico-sociais, capazes de transformar a realidade. Tanto o educador quanto o educando são sujeitos na construção do conhecimento, utilizando temas geradores por meio de grupos de discussão. Defende a utilização de temas geradores, debates e entrevistas.
Libertária: Defende a autogestão (o aluno pode tomar decisões no processo de ensino e aprendizagem) e o antiautoritarismo. A escola deve exercer influência na transformação da personalidade dos alunos num sentido libertário. As matérias são colocadas à disposição dos alunos, mas não são exigidas. A escola instituirá diferentes mecanismos, como por exemplo, conselhos, eleições, associações, entre outros.
Crítico-social dos conteúdos: Também conhecida como tendência Histórico-crítica. Defende a democratização dos conhecimentos, oportunizando aos alunos a construção de uma visão crítica. Propõe uma integração entre os conteúdos e a realidade concreta visando a transformação da sociedade: ação, compreensão, ação: através da ação entende-se o processo e volta à prática para buscar a transformação. Há uma relação horizontal entre professor e aluno. Os dois são sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem. O professor é o mediador, que cria as condições necessárias para a construção do conhecimento. A tendência coloca a prática social como ponto de partida e de chegada em seu método de ensino, possibilitando uma visão crítica.
Em nossa segunda aula abordamos o planejamento como meio de programar as ações docentes. Vimos que o planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão, ou seja, representa a ação mental e o plano é o registro do processo (registra o que se pretende fazer, com quem, como, quando fazer).
Estudamos o planejamento educacional, que reflete a política educacional adotada, de acordo com o sistema nacional, estadual ou municipal e também o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.), documento que detalha objetivos, diretrizes e ações a serem desenvolvidas na escola.
Conhecemos ainda outros tipos de planejamento:
Planejamento curricular: relacionado com a previsão dos diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso.
Planejamento de curso: prevê os conhecimentos que serão desenvolvidos durante um período ou ano letivo.
Planejamento didático ou de ensino: refere-se a previsão das ações que serão desenvolvidas para alcançar os objetivos propostos.
Plano educacional: reflete a política de educação adotada pela escola.
Plano curricular: relaciona-se com os componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso. 
Plano de unidade: previsão sobre o trabalho que será realizado em várias aulas sobre temas que se complementam. 
Plano de aula: planeja os procedimentos diários para a concretização do trabalho docente.
Vale lembrar que o planejamento deve ser reformulado de acordo com a realidade dos alunos, já que ele também é um instrumento eficaz na organização sobre o tempo escolar.
Na terceira aula estudamos as diferentes etapas do planejamento de ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos de ensino, avaliação e feedback.
Ao elaborar um plano de aula você pode acrescentar ainda os dados de identificação (Quem é a turma? Qual a faixa etária?) e o cronograma (tempo de aula).
Observamos que os projetos podem ser desenvolvidos a partir de temas amplos, decididos em conjunto com os alunos, sendo desse modo, significativos para eles. Os projetos também apresentam uma estrutura específica: Justificativa, análise do problema que gerou o projeto, eixo central, objetivos, conteúdos, desenvolvimento do plano de ação do projeto e avaliação dos passos do projeto.
Na quarta aula estudamos as características gerais de uma aula, destacando tipos de métodos. Conhecemos as aulas de preparação e introdução da matéria, aulas de tratamento mais sistematizado ou matéria nova, aulas de consolidação, aplicação e verificação de aprendizagem.
As aulas de tratamento ou matéria nova compreendem atividades interligadas: preparação prévia do professor, do aluno, introdução da matéria e colocação didática dos objetivos. As aulas de consolidação oportunizam a aplicação tanto de conhecimentos relacionados à situações conhecidas, quanto em conhecimentos relacionados à novas situações. As aulas de aplicação buscam estabelecer vínculos dos conhecimentos com a vida.
Os métodos de ensino apresentados foram o método expositivo, trabalho independente, trabalho em grupo, trabalho em laboratórios, trabalhos de pesquisa e tarefas de casa. Você consegue se lembrar da característica de cada um deles? No método expositivo os conhecimentos são apresentados oralmente pelo professor. No trabalho independente o aluno trabalha de modo individual e silencioso. No trabalho em grupo os alunos devem resolver em grupo um conjunto de tarefas. O trabalho em laboratório é evidenciado por meio de atividades de experimentação e o trabalho de pesquisa oportuniza a pesquisa em livros, jornais, revistas, internet, entre outros. Vale lembrar ainda a importância da tarefa de casa, que junto com a atividade em sala indica as dificuldades apresentadas pelos alunos e informamos pais sobre os trabalhos realizados na escola. 
Outro aspecto estudado que é muito relevante para a disciplina é o conceito de avaliação. Conhecemos a avaliação diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação diagnóstica refere-se à sondagem sobre os conhecimentos que o aluno possui, a avaliação formativa é realizada em vários momentos, ao longo do processo de ensino, permitindo a revisão sobre as estratégias utilizadas e a avaliação somativa classifica níveis de aprendizagem, portanto verifica se o aluno aprendeu ou não aprendeu.
Espero que você tenha percebido como o campo da didática é amplo e ao mesmo tempo relevante para a nossa prática pedagógica! Desejo uma ótima prova a todos!!! Um grande abraço! Professora Patrícia Proscêncio
Questão 1 - 108831 – B – A Didática está centrada na atuação do professor em seu planejamento, mas vai além dos procedimentos técnicos. (Aula 1)
Questão 2 - 108846 – C – A tendência progressista Libertadora é aquela que se caracteriza principalmente pela utilização dos temas geradores. (Aula 1)
Questão 3 - 108836 – A – O Projeto político pedagógico de uma escola em seu ato situacional apresenta a identificação das necessidades da escola, sendo realizado um diagnóstico. (Aula 2)
Questão 4 - 108976 – A – O método expositivo é aquele que o professor apresenta as informações referentes a determinado tema oralmente e mantém os alunos ocupados com o mesmo assunto ao mesmo tempo. (Aula 4)
Questão 5 - 108987 – E – O feedback é o retorno dado ao aluno pelo professor para que ele saiba quais conteúdos assimilou e quais precisarão ser retomados. Sendo a última etapa do planejamento após a utilização do instrumento avaliativo. (Aula 3)
Questão 6 - 108867 – C – As tarefas de casa indicam unto com as atividades em sala, as aprendizagens e as dificuldades dos alunos e também possuem uma função social, pois contribuem para que os pais tomem conhecimento sobre os conteúdos trabalhados. (Aula 4)
Questão 7 - 108909 – C – A tendência que defende a democratização dos conhecimento oportunizando a construção de uma visão crítica em que professor e aluno são sujeitos do ativos e o professor é o mediador direcionando o processo pedagógico é a Tendência Crítico social dos conteúdos. (Aula 1)
Questão 8 - 108937 – D – A didática estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino. (Aula 1)
Questão 9 - 108861 – C – Método expositivo – exposição verbal abordando um determinado tema para todos os alunos ao mesmo tempo. (Aula 4)
Independente – estudo dirigido, investigação, trabalho individual e silencioso.
Trabalho em grupo – os alunos resolvem um conjunto de tarefas em grupo.
Trabalho em laboratório – os alunos participam em atividade de experimentação.
Trabalho de pesquisa – os alunos realizam pesquisas sobre um determinado tema em grupo ou individualmente.
Questão 10 - 108980 – B – O planeamento deve ser flexível e adaptado à realidade de nossos alunos, é uma atividade mental e para ser concretizado deve ser transformado em um plano ou projeto. (Aula 3)
Questão 11 - 108988 - Ambas compõem o grupo das pedagogias progressistas classificadas por Libâneo. A Tendência progressista libertadora defende que a educação é um ato poli´tico. Os alunos precisam reconhecer-se como sujeitos histórico-sociais, capazes de transformar a realidade. Utiliza-se de temas geradores, por meio de grupos de discussão, debates e entrevistas são muito utilizadas nessa tendência. É a concepção na qual o pensamento de Paulo Freire teve destaque. O relacionamento entre educador e educando é horizontal, pois, ambos sa~o sujeitos do ato do conhecimento e aprendem juntos numa relac¸a~o dinâmica.
A Pedagogia Progressista Crítico-social dos conteúdos propõe uma interação entre conteu´do e realidade concreta, entre o ato político e o ato pedagógico. Tanto o professor quanto o aluno sa~o sujeitos ativos na aprendizagem, o professor é um mediador que direciona o processo pedagógico. Os conteúdos são concretos e indissociáveis da realidade do aluno. O papel do professor é de mediação na construção dos conhecimentos.
Questão 12 - 108927 – A avaliação diagnóstica se refere a sondagem realizada para conhecer os conhecimentos prévios dos alunos, para definir os caminhos a serem tomados no processo de ensino. A avaliação formativa é realizada em vários momentos ao longo do processo de ensino, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo. 
Responder
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando