Buscar

Características Gerais dos Direitos Humanos e sistemas regionais dos DH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos Humanos 
Características dos direitos humanos.
1- Historicidade – Os DH são um produto da história, proveniente do costume internacional. Não se sucedem em gerações, se cumulam. 
2- Universalidade – Os direitos humanos tem valor igual para todas as pessoas, de maneira idêntica para todas as pessoas. Basta a condição de ser pessoa para ter garantidos os direitos inerentes. DH tem amplitude maior que os D. fundamentais.
3- Essencialidade – Os DH são essenciais sobre o sentido formal e material. O primeiro, por vir na CF antes da organização do Estado. O segundo, por serem cláusulas pétreas. 
4- Irrenunciabilidade – Que mesmo a autorização do seu titular não pode justificar a sua violação.
5- Inalienabilidade – Os DH são inalienáveis, não podem ser cedidos, nem onerosa e nem gratuitamente.
6- Inexauribilidade - Os DH são inesgotáveis. Art. 5º § 2º. Podendo ser complementados implicitamente (decorrente do regime democrático, direito de oposição) e explicitamente via tratados.
7- Imprescritibilidade – A qualquer momento podem ser reivindicados, desde que a violação ainda esteja ocorrendo no plano do direito internacional.
8- Vedação do Retrocesso – Os DH não podem retroceder, o Estado é obrigado a proteger cada vez mais e melhor. Este princípio autoriza o magistrado a aplicar a lei mais antiga em detrimento da atual caso esta dê mais garantias dos DH.
Sistema Global de Proteção aos Direitos Humanos (Sistema da ONU) 
Vale para todo o mundo. Segundo a Doutrina majoritária são três os precedentes históricos do sistema global. 1º Direito humanitário; 2º Liga das Nações; 3º Organização Internacional do Trabalho.
Três consequências: 1ª O conceito de soberania estatal passa a ser flexibilizado.
Aparece efetivamente no fim da segunda guerra mundial, sucedendo a liga das nações. Ajudará os indivíduos Sem distinção de nacionalidade, sexo, raça ou religião.
Quatro instrumentos Carta da ONU; DUDH; Pacto internacional dos direitos civis e políticos e; pacto internacional do direitos econômicos, sociais e culturais.
Sistema Regional. Atualmente são três – Europeu (1950), Interamericano (1969), Africano (1981).

Continue navegando