A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
63 pág.
APOSTILA

Pré-visualização | Página 6 de 9

futuros.
O segmento Bovespa coleta, organiza e divulga uma série de informações sobre os negócios realizados, tais como preços e volumes das ações negociadas. O Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro, além de diversos outros índices, como IBrX, IBrX50, IEE, ITEL, ISE etc., que refletem o desempenho de segmentos específicos.
7.6 Síntese da unidade
7.6 Síntese da unidade
Unidade 8 – Cenário cultural
Para refletir um pouco mais sobre questões relacionadas ao conteúdo deste módulo, assista a uma cena do filme Meu malvado favorito.
Para refletir
Neste módulo, analisamos os fundamentos da administração financeira. Aprendemos como o estudo das finanças pode contribuir para o sucesso da empresa. 
Na cena selecionada, vimos como um grupo se organizou, traçando uma estratégia para atingir o objetivo de construir um foguete, mesmo com dificuldades financeiras. Ao assistir à cena, procure refletir sobre:
a importância do envolvimento dos funcionários para o sucesso das estratégias corporativas;
a necessidade de tomar decisões acertadas ao empregar as finanças pessoais e corporativas.
8.2 Obra literária
Para refletir um pouco mais sobre questões relacionadas ao conteúdo deste módulo, leia um trecho da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo.
O Cortiço
[…]
João Romão fizera-se o fornecedor de todas as tabernas e armarinhos de Botafogo; o pequeno comércio sortia-se lá para vender a retalho. A sua casa tinha agora um pessoal complicado de primeiros, segundos e terceiros caixeiros, além do guarda-livros, do comprador, do despachante e do caixa; do seu escritório saíam correspondências em várias línguas e, por dentro das grades de madeira polida, onde havia um bufete sempre servido com presunto, queijo e cerveja, faziam-se largos contratos comerciais, transações em que se arriscavam fortunas; e propunham-se negociações de empresas e privilégios obtidos do governo; e realizavam-se vendas e compras de papéis; e concluíam-se empréstimos de juros fortes sobre hipotecas de grande valor. 
1
E ali ia de tudo: o alto e o baixo negociante; capitalistas adulados e mercadores falidos; corretores de praça, zangões, cambistas; empregados públicos, que passavam procuração contra o seu ordenado; empresários de teatro e fundadores de jornais, em aparos de dinheiro; viúvas, que negociavam o seu montepio; estudantes, que iam receber a sua mesada; e capatazes de vários grupos de trabalhadores pagos pela casa; e, destacando-se de todos, pela quantidade, os advogados e a gente miúda do foro, sempre inquieta, farisqueira, a meter o nariz em tudo, feia, a papelada debaixo do braço, a barba por fazer, o cigarro babado e apagado a um canto da boca. E, como a casa comercial de João Romão, prosperava igualmente a sua avenida. Já lá se não admitia assim qualquer pé-rapado: para entrar era preciso carta de fiança e uma recomendação especial.
[…]
2
Fonte 
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 17 out. 2014.
Obra literária
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, em 1857, e morreu em Buenos Aires, em 1913. 
Foi escritor de romances, contos e crônicas. Além disso, fez caricaturas para diversos jornais do Rio de Janeiro. 
Destacou-se no campo literário com os romances O mulato (1881), Casa de Pensão (1884) e O cortiço (1890).
Para refletir
Em O cortiço, Aluízio Azevedo narra o cotidiano dos moradores de um cortiço na cidade do Rio de Janeiro, da camada social formada pelos excluídos. 
Neste módulo, abordamos os fundamentos da administração financeira, revisamos os objetivos, as estratégias e as atividades empresariais. Além disso, analisamos o desenvolvimento da função financeira nas empresas e o ambiente financeiro como um todo. 
No trecho da obra selecionada, o narrador menciona a diversidade das atividades relacionadas ao pequeno comércio do personagem João Romão, ao mesmo tempo em que chama a atenção para a prosperidade do negócio. 
Após a leitura do trecho, procure refletir sobre:
a função financeira das empresas e a relação com o sucesso dos negócios;
as múltiplas atividades desenvolvidas no interior das empresas, a exemplo do próspero comércio de João Romão.
8.3 Obra de arte
Para refletir um pouco mais sobre questões relacionadas ao conteúdo deste módulo, observe a obra Caixa de suco de tomate Campebell’s, de Andy Warhol. Passe o mouse pela imagem para ampliá-la.
Informações
Andy Warhol (1930-1987), um dos principais expoentes da Pop Art americana. Como vários artistas desse movimento, Warhol trabalhava com desenho publicitário e cartazes de propaganda, o que poderia explicar sua preferência pelas técnicas gráficas e tipográficas, e pelo uso da grande dimensão. 
Seu trabalho submete as imagens utilizadas pela cultura de massa em processos que acentuam ainda mais os fetiches provocados no público que as consome. Utiliza também imagens violentas extraídas das notícias que mobilizam a população, mostrando que a reprodução do fato, por meio das fotos publicadas, banaliza a dor.
Referência bibliográfica
WARHOL, Andy. Caixa de suco de tomate Campbell’s. 1964.Pintura com polímero sintético e tinta de silkscreen sobre madeira. 25,4 x 48,3 x 24,1 cm. Acervo The Museum Of Modern Art – MoMA, Nova Iorque.
 Para refletir
Esta obra de Warhol nos mostra uma famosa marca de produtos enlatados – principalmente, sopas e suco de tomate –, que se transformou em um produto de grande sucesso nos EUA, sobretudo na década de 1960. A marca Campbell’s passou a fazer parte do cotidiano da sociedade americana que buscava a praticidade oferecida pela onda de consumo que invadia o mundo do pós-guerra. 
Neste módulo, lemos sobre os fundamentos da administração financeira. Observando a obra de Warhol com essa marca que ficou tão conhecida, podemo-nos remeter aos objetivos e às estratégias de uma empresa e refletir sobre:
a relação que há entre um objetivo bem definido e as estratégias alinhadas a esse objetivo com o fator crítico de sucesso de uma empresa;
os vários tipos de objetivos que uma empresa pode ter;
as estratégias corporativas que a empresa das sopas Campbell’s deve ter empregado para sua atuação no mercado norte-americano e depois em suas exportações. 
UNIDADE 9
Atividades
9.1 Exercícios de fixação
Questão 1
Dá-se o nome de Finanças ao campo de conhecimento que se ocupa dos processos, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e governos. 
Há várias razões para se estudar Finanças. Cite algumas delas.
R= Existem, pelo menos, quatro razões para se estudar Finanças:
ampliar os horizontes;
administrar bem o patrimônio pessoal;
identificar oportunidades de carreira nesse vasto campo;
aprender a lidar, de modo eficaz, com o mundo dos negócios, qualquer que seja a formação acadêmica ou área de atuação profissional.
Questão 2
As empresas são sistemas projetados, operados e administrados para atingir determinado conjunto de objetivos.
Apresente os objetivos primordiais de uma empresa.
R= São objetivos primordiais de uma empresa:
maximizar o retorno aos acionistas;
satisfazer a expectativa dos clientes;
contribuir para o alcance dos objetivos nacionais ou da sociedade;
propiciar um ambiente de trabalho estimulante e estável a seus colaboradores.
Questão 3
Após fixar objetivos e estratégias, para alcançá-los, a empresa tem de considerar seu ambiente competitivo, isto é, a natureza das forças mais próximas a ela.
Identifique essas forças.
R= O ambiente competitivo é constituído por:
demanda de produtos;
principais concorrentes;
barreiras atuais que poderão inibir o ingresso de novos competidores;
regulamentação, que pode ser um fator inibidor ao sucesso da organização.
Questão 4
Os executivos influenciam outros membros da organização no sentido de observarem e respeitarem as estratégias aprovadas mediante sistemas de controle organizacional. Controle pressupõe avaliação — nesse caso, avaliação de desempenho,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.