Buscar

Debêntures: Títulos de Dívida Empresarial

Prévia do material em texto

São Paulo, 28 de agosto de 2018.
Matéria: Fundamentos da Gestão Financeira
Professor: Eizo Kato
Aluno: José Werven da Silva.
Debêntures
Uma debênture é um título de dívida de empresa que oferece direito de crédito ao investidor, remunerado por meio de juros prefixados ou pós fixados.
Com um título desse você empresta dinheiro para empresas e lucra com os juros.
Em contrapartida, os riscos podem ser considerados superiores a outros investimentos, já que não há proteção do Fundo Garantidor de Créditos (F.G.C), que é aquele mecanismo que banca o investimento em CDBs, poupança, LCI/LCA, entre outros.
Abaixo listarei 4 tipos de debêntures:
Simples: Também conhecida como não conversível, é o tipo mais comum desse tipo de título. Tem rendimento prefixado ou pós-fixado, varia conforme o título adquirido, com pagamento periódico de juros, conforme a escritura de emissão, conhecido como não conversível pois não pode ser convertido em ações.
Conversíveis: Esse tipo de debênture oferece a possibilidade de o investidor decidir transformar o crédito a receber em ações da companhia, nesse modelo, a renda fixa se torna variável. Todos os detalhes como vencimento, rendimento e resgate devem constar na escritura da emissão.
Incentivadas: São aquelas com Isenção Fiscal, buscam financiar projetos de infraestrutura. Normalmente é o caso de títulos para financiamento em segmentos como construção de portos e aeroportos, transmissão de energia, melhoria em rodovias, ferrovias, logística, entre outros.
Permutáveis: Nesse caso, o investidor pode optar por trocar o título por ações de uma companhia que não seja a própria da dívida. Para isso é preciso observar regras e condições na escritura do papel.
O que são Debêntur es
O que são Debêntur es
O que são Debêntur es
Vantagens:
A principal vantagem das debêntures é o rendimento acima da média na renda fixa, oferece ganhos superiores por conter uma situação extra de risco. Além do retorno normalmente elevado, a diversidade de títulos, vencimentos e tipos de remunerações e garantias oferece uma diversidade para o investidor que deseja diversificar sua carteira.
Desvantagens:
O risco de crédito é a maior desvantagem, uma vez que o investidor precisa analisar com maior cuidado as informações dobre o título e o balanço da empresa emissora.
Observações finais:
As debêntures são tributadas conforme a tabela regressiva do Imposto de renda, de 22,5% a 15%, dependendo do tempo do investimento, de menos de 180 dias a mais de 720 dias.
Muitos títulos de debêntures oferecem retorno acima da média da renda fixa.
Esse tipo de aplicação tem maior risco do que investimentos protegidos pelo fundo garantidor de Créditos.
Ao investir nesse título, é essencial fazer uma boa analise sobre o balanço da empresa emissora para descobrirmos qual o tipo de risco que encararemos na aplicação.
Um dos principais aspectos ao analisar uma debênture é o tipo de garantia.
Alguns títulos desse tipo de aplicação oferecem a possibilidade de o credor converter seu crédito em ações.

Continue navegando