A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
A seguridade social

Pré-visualização | Página 2 de 2

que provê os mínimos sociais; É uma política realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Construção da assistência social no Brasil?
1937 - Criação do Conselho Nacional de Serviço Social - CNSS – assinalando a primeira regulamentação da assistência social no Brasil; 1942 – Getúlio Vargas cria a Legião Brasileira de Assistência - LBA, presidida pela Sra. Darci Vargas: O primeiro objetivo era dar apoiar as famílias dos combatentes da II guerra mundial
. Lei orgânica de assistência social- loas
BPC: O benefício de prestação continuada é a garantia de 1 (um) salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais; Transferência de renda: Programas de transferência de renda visam repasse direto de recursos dos fundos de assistência social aos beneficiários como forma de acesso a renda.
Sistema Único de Assistência Social – SUAS
É um sistema constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social prestados diretamente – ou através de convênios com organizações sem fins lucrativos: Dimensão Nacional; Sistema articulador e provedor de ações de proteção social básica e especial.
SUAS: Funções da assistência social
A Defesa Social e Institucional: garantia de direitos e de condições dignas de vida; Vigilância Socioassistencial: Conhecimento e coleta de informações sobre os usuários e suas condições de vulnerabilidade nos seus territórios; A Proteção Social: hierarquizada em básica e especial.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.