Buscar

Direito do Trabalho: Individual e Coletivo e Estabilidade no Emprego

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. A trajetória do direito do trabalho no Brasil vem evoluindo desde a abolição da escravatura até a atual democracia. O Direito do Trabalho, além de outras particularidades, possui uma divisão identificada em Direito do Trabalho Individual e Direito do Trabalho Coletivo. Descreva o Direito do Trabalho Individual e o Direito do Trabalho Coletivo, de forma que seja possível identificar claramente a característica que pressupõe esta divisão.
RESPOSTA ESPERADA:
O Direito Individual do Trabalho trata da relação de emprego entre empregado e empregador, normalmente sem interferência de outro órgão. Tem o pressuposto de ser tratado individualmente.
O Direito do Trabalho Coletivo trata dos dispositivos legais que envolvem os contratos originados da negociação dos contratos individuais de trabalho intermediados pelo sindicato, abrangendo as negociações coletivas, a possibilidade do regramento do direito à greve e garantindo a representatividade dos trabalhadores enquanto hipossuficientes com relação ao empregador.
QUESTÃO:
2. José sofreu acidente de trabalho ao manusear uma máquina empilhadeira na empresa onde labora. A fim de que pudesse se recuperar completamente, ficou afastado do labor por 6 meses. No mês passado, retornou ao trabalho, e, após 30 dias, foi demitido. José ficou surpreso, pois não havia sido comunicado anteriormente sobre a demissão. Com base em seus estudos, responda os seguintes questionamentos: José poderia ter sido demitido? O fato de não ter sido notificado previamente sobre a demissão gera algum direito? O período em que José ficou afastado é causa de interrupção ou suspensão do contrato de trabalho? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
José não poderia ter sido demitido, pois possuía estabilidade no emprego de no mínimo 12 meses após seu retorno ao trabalho. Caso não tivesse direito à estabilidade, teria direito à indenização relativa ao aviso prévio. Os primeiros 15 dias em que José ficou afastado é causa de interrupção, pois ele recebe salário da empresa, embora não preste os serviços. Passados os 15 dias, é causa de suspensão, pois quem paga seu salário é o INSS, e não mais a empresa.

Continue navegando