Buscar

Sociologia e sociedade

Prévia do material em texto

Sociologia e sociedade
Concepções de sociedade:
- A sociedade parte dos indivíduos? 
- A sociedade é que forma os indivíduos? 
- Indivíduos e sociedade se influenciam mutuamente?
Concepções de sociologia:
- O que é sociologia? 
- Se a sociedade é controversa, a sociologia também é... 
- Indivíduo X Sociedade? 
- Diferentes formas de analisar e ênfases apropriadas para cada pesquisa
Percepções sobre a sociedade... 
“A pessoa individual, o ego particular, rodeado de estruturas sociais. Estas são entendidas como objetos em cima e acima do ego individual. O conceito de sociedade também é encarado deste modo. 
Para melhor compreender a problemática sociológica, ou o que habitualmente se designa como o seu tema precisou reorientar a nossa compreensão do conceito de “sociedade”.
“É muito comum esta necessidade de nos excluirmos (ou de excluirmos o nosso grupo) de uma explicação em termos de representações formadas com base em outras pessoas. É mesmo uma das muitas manifestações de um egocentrismo ingênuo ou (o que é quase a mesma coisa) de um antropomorfismo primário, que ainda informa o nosso pensamento e o nosso discurso no que diz respeito aos processos sociais.
“Estes modos de expressão, ingenuamente egocêntricos, estão ligados a outros que, modelados pelo vocabulário usado na explicação das forças compulsivas da natureza, passaram agora a ser usados para explicar as forças compulsivas da sociedade”.
“[...] há nas mesmas sociedades um campo imenso para fantasias egocêntricas e etnocêntricas, que constituem fatores decisivos de percepção, pensamento e ação, em áreas da vida sociais não relacionadas com problemas técnicos e científicos.”
“Como veremos, estas concepções tradicionais serão substituídas por uma visão mais realista das pessoas que, através das suas disposições e inclinações básicas são orientadas umas para as outras e unidas umas as outras das mais diversas maneiras. Estas pessoas constituem teias de interdependência ou configurações de muitos tipos, tais como famílias, escolas, cidades, estratos sociais ou Estados”.
A capacidade que temos em inter-relacionar esse conjunto de elementos com o jeito de agir e a situação social de uma pessoa, é o que pode ser considerado Imaginação sociológica. 
Temos a possibilidade de mudarmos a nossa perspectiva de sociedade para uma nova, na tentativa de conseguirmos uma visão mais ampla da sociedade e o conjunto de elementos que a constituem (social, ambiental, político, econômico e cultural).
Referencias:
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2005. Introdução p. 13- 34. 
MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.p.81-87.
Questão 1:
De acordo com o que discutimos em sala de aula lhes faço a seguinte questão: 
O que é a concepção egocêntrica de sociedade e qual a sua limitação para auxiliar na compreensão da sociedade? Dê um exemplo dessa concepção relacionado aos estudos de ciências econômicas.

Continue navegando