Buscar

Meios de comunicação de massa - TV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
TELEVISÃO
ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Profª. Ms. Vania Fortuna
1
A TELEVISÃO
As tecnologias que deram origem ao cinema e ao rádio foram as precursoras da televisão. Muitos pesquisadores participaram deste processo em todo o mundo: Jakob Berzelius, Samuel Morse, Joseph May, Thomas Edison, Maurice Le Blanc, Paul Nipkow, Charles Jenkins, entre outros.
Mas foi em 1923 que Vladimir Zworykin, um russo naturalizado americano, inventa o iconoscópio – um tubo a vácuo com uma tela de células fotoelétricas. O iconoscópio faz, na verdade, uma varredura 	eletrônica da imagem. Quatro anos mais tarde, Zworykin consegue transmitir imagens a uma distância de 45 quilômetros, utilizando o iconoscópio. Ele trabalhava para a empresa americana RCA – Radio Corporation of América.
ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Profª. Ms. Vania Fortuna
2
Nessa mesma época, na Inglaterra, John Baird também faz uma demonstração de transmissão de imagens, e a BBC – British Broadcasting Corporation – o contrata para realizar transmissões regulares de caráter experimental.
1931 – a RCA já tem sua antena e os estúdios da NBA – National Broadcasting Corporation – são instalados no último andar do Empire Eiffel State, em Nova York.
1935 – a França constrói sua antena no alto da Torre Eiffel, em Paris.
1936 – na Inglaterra, a BBC coloca suas câmeras na rua e faz a transmissão da coroação do rei Jorge VI.
1939 – nos Estados Unidos, a NBC transmite a inauguração da Feira Mundial de Nova York.
ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Profª. Ms. Vania Fortuna
3
Durante a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da tecnologia da TV sofreu uma interrupção. Mas entre o final dos anos 40 e início dos anos 50, a TV entrou em praticamente todos os países e se firmou como meio de informação e comunicação de massa.
No Brasil, a TV chegou pelas mãos de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo (Chatô). A data da inauguração da primeira emissora de TV do país é 18 de setembro de 1950, quando entrou no ar PRF-3 TV Difusora, depois TV Tupi de São Paulo. Primeiro canal 3, depois canal 4, pioneira na América Latina. A antena foi instalada no alto do edifício do Banco do Estado de São Paulo para retransmitir imagens que viriam dos estúdios montados no prédio dos Diários Associados. O primeiro telejornal é exibido pelo canal ainda no mesmo ano: “Imagens do Dia”.
ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Profª. Ms. Vania Fortuna
4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais