Buscar

atividade Ergonomia e Segurança do trabalho

Prévia do material em texto

Disciplina: Ergonomia e Segurança do trabalho
	Tutor: Marília de Carvalho Almeida
	RA:
	8000872
	Aluno (a): Elianete dos Santos Moraes
	Turma:
	DGENF1601BVTAOS
	Unidade:
 Atividade no portfólio 
Responda as Questões:
1) Conceitue Ergonomia, seus objetivos e suas formas de intervenção? 
Resp.: 
A ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o homem e as atividades operacionais que ele executa. Essa área de conhecimento busca promover a perfeita integração entre as condições de trabalho ao contemplar as limitações físicas e psicológicas do indivíduo e o sistema produtivo.
O objetivo da ergonomia é aumentar a eficiência organizacional e a saúde, segurança e conforto do funcionário para isso, avalia questões como:
A postura dos trabalhadores ao executar suas funções rotineiras.
Os movimentos corporais realizados pelos funcionários durante suas atividades.
Os fatores físicos-ambientais que envolvem o trabalho.
Os equipamentos utilizados durante a operação.
Baseado nessas avaliações, é possível realizar as seguintes intervenções para garantir mudanças positivas no ambiente e na rotina dos funcionários:
Implementação de novos postos e métodos de trabalho, além de ferramentas, maquinário e mobília.
Correção dos problemas identificados.
A conscientização dos funcionários de técnicas e métodos mais adequados para a execução de determinadas atividades.
Portanto, esse campo de estudo tem como propósito avaliar o cenário de atuação dos colaboradores e propor melhorias que possam garantir sua segurança e melhorar o seu desempenho.
2). Descreva as variáveis analisadas e pesquisadas pela Ergonomia? 
Resp.: São várias as variáveis analisadas pela ergonomia, algumas delas são: 
No homem, antropometria e biomecânica, índices fisiológicos, percepções e cognição, desempenho, acidentes, variáveis clinicas e subjetivos. 
Na máquina: nível tecnológico, dimensões, display, controles, arranjos e ferramentas manuais. 
Ambientes físicos: psicossocial, organização do trabalho.
 Sistema: subsistemas, postos de trabalho, produção e confiabilidade.
3). Os aspectos ergonômicos físicos ambientais estão relacionados às condições ambientais do trabalho, e estão ancorados aos programas de Higiene do Trabalho, como o ambiente físico, psicológico e social e aos princípios da Ergonomia. Descreva os fatores ambientais que devem ser considerados nos programas de higiene e segurança do trabalho?
Resp. Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Alguns exemplos de fatores ambientais que devem ser considerados nos programas de higiene e segurança do trabalho são: 
Riscos Físicos: São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som. 
Riscos Químicos: São as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. 
Riscos Biológicos: São as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Riscos Biológicos: São riscos oferecidos por diversos tipos de micro-organismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão. 
Riscos Acidentes: Arranjo físico inadequado, Máquinas e equipamentos sem proteção, Ferramentas inadequadas ou defeituosas, Iluminação inadequada, Eletricidade, Probabilidade de incêndio ou explosão, Armazenamento inadequado, Animais peçonhentos, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes; 
Riscos Ergonômicos: Esforço físico intenso, Levantamento e transporte manual de peso, Exigência de postura inadequada, Controle rígido de produtividade, Imposição de ritmos excessivos, Trabalho em turno e noturno, Jornadas de trabalho prolongadas, Monotonia e repetitividade, outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.
 
 4). Cite os tipos de medidas que são aplicadas para a redução e eliminação dos efeitos nocivos dos fatores ambientais no ambiente de trabalho?
Resp.. 
 
 5). As etapas da Análise Ergonômica, segundo Mores e Mont’Alvão, 2009, são: apreciação ergonômica; diagnose ergonômica, avaliação, validação e testes ergonômicos; detalhamento ergonômico e otimização. Explique cada uma destas etapas?
Resp.: 
A apreciação ergonômica: é uma fase de mapeamento dos problemas ergonômicos da empresa. Nesta fase é feita a sistematização do sistema homem-tarefa-máquina e a delimitação dos problemas. Esta fase é de observações, entrevistas e registros dos operadores no seu local de trabalho, e termina com o parecer ergonômico, que é a apresentação ilustrada dos problemas e disfunções do sistema homem-tarefa-maquina.
 Na diagnose ergonômica: são aprofundados os estudos sobre os problemas com maior prioridade, que são aqueles que causam maior desgaste ao homem. De acordo com a pesquisa, pode-se fazer uma análise macroergonomica e/ou analise de tarefa dos SHTM. Aqui é levado em conta todo o ambiente real de trabalho executado pelo operário. Sendo assim, se faz valido um registro de comportamento e observações sistemáticas das atividades do trabalho em situação, real. 
A avaliação e validação /ou testes ergonômicos: é um processo feito com os usuários que trabalham nos locais onde ouve alguma intervenção ergonômica, através de simulações e avaliações de modelos de teste. Essa técnica tem como objetivo conseguir a participação dos usuários nas soluções a serem implantadas. 
Enfim, a fase de detalhamento ergonômico: é a revisão do projeto, após sua avaliação pelo empresário e aprovação pelos operarios, seguindo as restrições de custos, as prioridades tecnológicas da empresa e as soluções técnicas disponíveis. Termina com as especificações ergonômicas para os subsistemas e componentes interfaciais, informacionais, acionais, comunicacionais, espaciais, entre outras.
6). Quais os tipos de enfoques na projetação de postos de trabalho? Descreva-os. 
Resp... O projeto do posto de trabalho engloba basicamente 3 enfoques:
O Enfoque Taylorista: é baseado no estudo dos movimentos corporais para realizar uma tarefa e no tempo gasto em cada um desses movimentos. O melhor método de trabalho é escolhido pelo menor tempo consumido na realização das tarefas. O enfoque taylorista não leva em consideração as características físicas e psicológicas dos usuários/ operadores, muito menos, as necessidades individuais dos mesmos. 
No Enfoque Ergonômico Tradicional: é baseado no princípio da redução das exigências biomecânicas no intuito de minimizar a fadiga física, ou seja, leva em consideração os limites e capacidades do indivíduo do ponto de vista da biomecânica ocupacional e, as características antropométricas dos usuários / operadores. No enfoque ergonômico tradicional, o posto de trabalho é considerado um prolongamento do corpo humano, visto que este trata apenas dos fatores físicos do posto de trabalho. O enfoque ergonômico tradicional é aplicado na concepção e/ou adaptação de postos de trabalhos tradicionais. 
Enfim o Enfoque Ergonômico Global: segue os mesmos princípios do enfoque ergonômico tradicional, abrangendo ainda os aspectos psicológicos e cognitivos do indivíduo, bem como, os sistemas de produção (incluindo os hardwares e softwares). No enfoque ergonômico global, o posto de trabalho é considerado um prolongamento do corpo e da mente humana, pois trata além dos fatores físicos do posto de trabalho, os aspectos cognitivos (na interface homem x máquina e processo de produção), bem como, as relações pessoais e motivacionaisno ambiente de trabalho. O enfoque ergonômico global é aplicado na concepção e / ou adaptação de postos de trabalho e/ou ambientes de trabalho informatizados e automatizados em ambientes industriais e administrativos.
7). Baseado no protocolo da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) da Universidade de São Carlos, o manual Análise Ergonômica do Posto de Trabalho, cite os 14 itens que são analisados em uma situação de trabalho. Além disso, você deverá registrar e analisar, por meio de fotos, uma situação real de trabalho em que o indivíduo esteja digitando na posição sentada. Analise os seguintes itens: área de trabalho, distância visual e o ângulo de visão, espaço para pernas, tipo de cadeira e assento? 
Resp.. 
Os 14 itens que são analisados em uma situação de trabalho são:
Área de trabalho, altura do plano de trabalho, visão, espaço para as pernas, assento, ferramentas manuais, outros equipamentos, posturas de trabalho e movimentos, risco de acidentes, conteúdo do trabalho, restrições no trabalho, iluminação, ambiente térmico, ruído.
Levantamento ergonômico em posto de trabalho. A posição do monitor está incorreta como mostra na figura1, muitos equipamentos sobre a mesa, dificultando as atividades administrativas. A cadeira está de acordo com a NR-17 faltou apoio para pé, mouse e teclado possuem apoio para punho. A temperatura e iluminação no local mostra que está adequada.
Figura 1: Postura incorreta
Figura 2: Postura correta
	REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:Posto de trabalho com computador
ALMEIDA, M. C.; PADOVEZ, R. F. C. M. Ergonomia e segurança do trabalho. Batatais: Claretiano, 2017. Unidade 1 e 2.
MARINHEIRO, C. A.; PILEGGI, V. Higiene, medicina e segurança do trabalho. Batatais: Claretiano, 2014. Unidade 7.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Ergonomia. Brasília: MTE/SIR, s.d. Disponível em. Acesso em 24 de agosto. 2018.
VIDEOS DA SALA VIRTUAL.

Continue navegando