Buscar

PADRÕES DE CRIAÇÃO GOF

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Conhecido como padrões da gangue dos quatro, por terem sido desenvolvidos por quatro autores, os Padrões GoF (Group of Four) estão divididos pelos seguintes famílias de padrões: Padrões de Criação ou de Construção, Padrões Estruturais e Padrões Comportamentais. 
Considerando os padrões de Criação ou de Construção, analise o modelo abaixo e em seguida marque a alternativa que define a representação.
Resposta: BUILDER.
	2a Questão
	
	
	
	Acerca dos padrões de criação e de padrões estruturais, assinale a opção correta.
Resposta: O uso do padrão singleton apresenta como consequências uma redução do uso de variáveis globais e uma melhor organização do espaço de nomes de um software orientado a objetos.
	3a Questão
	
	
	
	(CESGRANRIO - 2009) Por motivo de segurança, deseja-se adicionar registro (log) das operações efetuadas no sistema de contabilidade de uma empresa. O arquiteto do sistema decide que deve existir somente uma instância de uma classe de registro (log) e que esta será o ponto de acesso global para os demais componentes do sistema. 
Que padrão de projeto pode ser utilizado nesse caso?
Resposta: Singleton.
	4a Questão
	
	
	
	O padrão de projeto Singleton é usado para restringir:
Resposta: A instanciação de uma classe para apenas um objeto.
	5a Questão
	
	
	
	(CESGRANRIO - 2010) Em um sistema de software para controlar pedidos para entrega em domicílio, deve haver uma funcionalidade que permita que o atendente solicite a repetição de um pedido anteriormente feito por um cliente. O gerente do restaurante informou que essa funcionalidade aumentaria a agilidade no atendimento aos clientes, visto que muitos deles tendem a fazer pedidos similares aos que já fizeram anteriormente. Ao usar essa funcionalidade, o atendente do restaurante seleciona um pedido cuja composição corresponde a produtos normalmente requisitados pelos clientes e solicita ao sistema a construção de um novo pedido igual ao selecionado. Esse novo pedido pode, então, ser alterado pelo atendente se o cliente solicitar a adição de novos produtos do cardápio, por exemplo. Portanto, a parte principal dessa funcionalidade corresponde a criar uma cópia de um pedido a partir de pedido preexistente. 
Na implementação dessa funcionalidade, seu desenvolvedor deve utilizar qual padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four), dentre os listados abaixo?
Resposta: Prototype.
	6a Questão
	
	
	
	¿Os padrões de criação abstraem o processo de instanciação. Um padrão de criação de classe usa a herança para variar a classe que é instanciada, enquanto que um padrão de criação de objeto delegará a instanciação para outro objeto.¿ Padrões Projeto, 1º edição/2000.Gamma. Segundo Metsker, 2004, o padrão de projeto _____________________ tem como solução mover a lógica de construção de uma classe para um objeto externo, a fim de reduzir a complexidade da mesma e permitir a construção gradual de objetos-alvo a partir dessa classe. Escolha uma das alternativas abaixo que preenche corretamente a lacuna apresentada na descrição acima.
Resposta: Builder
	7a Questão
	
	
	
	Qual é o padrão GoF criacional correspondente ao código abaixo?
 public static void main(String[] args) {
 ObraPadrao obraPadrao = new ObraPadrao();
 ObraPadrao obraNova = obraPadrao.clonar();
 obraNova.setValor(200000.0);
        .....
 ..... 
	
Resposta: Prototype
	8a Questão
	
	
	
	Assinale a afirmativa correta sobre o padrão Builder:
Resposta: Um dos principais objetivos do padrão Builder é separar o algoritmo de criação de um objeto complexo tanto da especificação, quanto das partes que o compõem.

Continue navegando