Buscar

PROJETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

0
FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ – FACIMA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
JUSTA CAUSA POR PERDA DA HABILITAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DO MOTORISTA PROFISSIONAL
Perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado. 
MACEIÓ- AL
2018
JUSTA CAUSA POR PERDA DA HABILITAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
Projeto apresentado como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Direito pela Faculdade da Cidade de Maceió – FACIMA.
Orientadora: Prof. Virgílio Andrade
MACEIÓ/AL 2018
André Luiz da Silva
JUSTA CAUSA POR PERDA DA HABILITAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
Projeto de pesquisa apresentado como exigência parcial para elaboração do TCC, Monografia, no 9º período, do curso de Direito, turma P, turno noturno, faculdade da cidade de Maceió - FACIMA, sob a orientação do Prof. Virgílio Andrade Neto
Maceió, ......... de .......................................... de 2018.
Nota: (	)
Parecer:
Prof. Virgílio Andrade Neto
Orientador Metodológico
SUMÁRIO
	INTRODUÇÃO	4
	Evolução do Direito do Trabalho no Brasil
	Relação de emprego, natureza jurídica princípio da continuidade
	Justa Causa (mecanismo de repressão,
	Justa causa em outras legislações
	Justa causa tem que ser única, não pode ser cominada com advertência ou suspensão 
	Ato doloso e culposo (Quem definirá o dolo, principio da presunção da inocência)
	Princípio da imediatidade e perdão tácito
	O ato faltoso é necessário ser no trabalho ou fora?
	JUSTIFICATIVA	5
Margem para interpretação (Exigências do empregador, como falar ao telefone, estacionar em local proibido)
Falta de requisitos para aplicabilidade eficaz 
Aumento de desemprego e dificuldade social
Má fé, visto a hipossuficiência do empregado
	OBJETIVOS	6
3.1- Objetivo Geral	6
3.2-Objetivo Específico	6
PROBLEMA	7
(Dano para família, renda necessária até outra oportunidade de trabalho
Responsabilidade administrativa e penal além da perda dos direitos
	METODOLOGIA	8
	CRONOGRAMA	9
	REFERÊNCIAS	10
1- INTRODUÇÃO
O projeto de conclusão de curso que ora é apresentado visa discutir a nova modalidade por justa causa após a recente reforma trabalhista, através da Lei 13.467 de julho de 2017. Consiste numa modalidade de iniciativa do empregador, por justa causa, que se trata da perda da habilitação exigível para o desempenho de uma determinada profissão, por conduta considerada dolosa por parte do empregado.
Aparado pela legislação em vigor, destacamos no direito trabalhista brasileiro as seguintes formas de encerramento do vínculo empregatício, seja este por iniciativa do empregador ou pelo empregado. Há duas modalidades de dispensa por iniciativa do empregado, que são o pedido de demissão e rescisão indireta por justa causa do empregador, e duas modalidades de dispensa UNILATERAL por parte do empregador que são a dispensa por justa causa do empregado e sem justa causa por esse mesmo trabalhador.
É nítido a crescente do direito do trabalho nos dias atuais, diante das diversas modificações social e econômica na sociedade, sendo este, o ramo que regula as relações entre empregado e empregador. Assim, essa nova modalidade traz ao empregado a possibilidade de ser demitido por justa causa, desde que devidamente comprovado que sua conduta foi dolosa para a perda de sua habilitação, ou seja, a terminologia dolosa vem do direito penal, circunstância que acontece quando o indivíduo tem intenção, ou assume um risco de causar determinado resultado.
	– JUSTIFICATIVA
Durante todo o curso de direito pude atentar para o fato de que as relações jurídicas entre empregado e empregador carecia uma maior atenção, quer dos acadêmicos quanto dos que tem a competência de aplicar a lei. É imprescindível o estudo mais detalhado sobre o tema, haja vista que a classe dos trabalhadores regem grande parte da economia nacional, e tais modificações nas Consolidações das Leis Trabalhistas geram enorme impacto na vida dos empregados e empregadores.
Entretanto, existem profissões que não exigem qualquer qualificação específica para seu desempenho, são profissões que podem ser exercidas por qualquer pessoa. O tema ora mencionado traz a tona as atividades que necessitam de qualificação prévia, ou seja, é o tipo de ofício que requer capacidade e habilitação regulamentada para o exercício do mesmo, podemos citar como exemplos, médicos, advogados, professores, motoristas, desde que sejam contratados com os devidos requisitos legais. Contudo, percebe-se que há uma enormidade de profissões que exige capacidade especial, sendo a mais comum a de motorista, que exige a Carteira Nacional de Habilitação.
	- OBJETIVO
		– Objetivo Geral:
O objetivo de tal trabalho é, na verdade, trazer a baila um maior aprofundamento no novo tema por parte da sociedade e dos estudantes do curso de direito que algumas vezes saem da faculdade e se deparam com uma problemática que tem se tornado comum em nossos dias, e sua aplicação em alguns casos não chega a ocorrer pois o assunto além de pouco conhecido no meio acadêmico é ainda recente na legislação e carente de doutrina para que o defina de forma mais clara.
		– Objetivo Específico:
O objetivo específico é jogar luz num tema inserido recentemente na legislação pátria, pouco discutido e enquadrá-lo ainda mais na legislação brasileira e torná-lo conhecido no ambiente acadêmico como sendo uma nova base para as pesquisas no que concernem ao tema da justa causa por perda da habilitação para o exercício da profissão.
	PROBLEMA
Ante o exposto, percebemos que esse dispositivo indubitavelmente abrirá discussões a acerca principalmente do motorista profissional que tem sua habilitação suspensa em razão de multas de trânsito. O fato é que há situações que fica muito fácil de demonstrar a conduta dolosa, mas difícil é naquelas justamente que é a mais corrente, neste caso, o motorista profissional que se não teve a intenção de ser multado, ou não agiu deliberadamente para ser multado a suspensão de sua habilitação não pode ser considerada como justa causa para a dispensa.
Com a atualização da CLT, baseadas na Lei 13.467 de julho de 2017 cidadão trabalhador devidamente regulamentado que perderem sua habilitação para o exercício da profissão de forma dolosa, poderão perder seus direitos quando da rescisão do contrato de trabalho ao recebimento do aviso prévio, multa de 40% do FGTS, seguro-desemprego e estabilidade, se houver.
	METODOLOGIA
O desenvolvimento do referido trabalho está intrinsecamente baseado na legislação vigente, artigos publicados on-line, por se tratar de um tema novo seu acervo teórico ainda é carente de doutrina e julgados.
	CRONOGRAMA
	
	MAIO/18
	JUNHO/18
	JULHO/18
	NOVEMBRO
/18
	DEZEMBRO
/18
	1.	Desenvolvi
mento do projeto
	X
	
	
	
	
	2.	Entrega	do
projeto de pesquisa
	X
	
	
	
	
	3. Entrega do Trabalho	de Conclusão de Curso
provisório
	
	X
	
	
	
	4.	Apresentaçã
o de Bancas dos TC
	
	
	
	X
	
	5.	Entrega	do
TC	definitiva	já corrigidos.
	
	
	
	
	X
	REFERÊNCIAS
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm
http://blogs.atribuna.com.br/direitodotrabalho/2017/07/reforma-trabalhista-inclui-mais-uma- justa-causa-para-rescisao-do-contrato-de-trabalho/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_trabalho

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando