Buscar

Resumo Os 4 pilares da Educação (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
RESUMO
Segundo Jacques Delors, o próximo século submeterá a educação a uma dura obrigação que pode parecer, à primeira vista, quase contraditória contraditória. Diz que ela deve transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro.
Assim, a educação não pode ser vista apenas como forma quantitativa de conhecimento, mas sim aproveitar esse armazenamento de informações e utiliza-lo de maneira qualitativa. “Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo em mudança”. 
Então, para o desenvolvimento individual e coletivo da sociedade, o autor diz que a educação deve se organizar em torno de quatro pilares: Aprender a Conhecer: adquirir os instrumentos da compreensão, tem a finalidade de aprender a compreender o mundo que o rodeia e desenvolver suas capacidades e para comunicar; Aprender a Fazer: poder agir sobre o meio envolvente, está ligada a formação profissional do indivíduo, ensina a colocar em prática todo seu conhecimento teórico. Aprender a Viver Juntos: participação e cooperação com os outros em todas as atividades humanas, representa, hoje em dia, um dos maiores desafios da educação. Esse pilar visa conceber uma educação capaz de evitar conflitos ou de resolvê-los de forma pacífica, desenvolver o conhecimento dos outros, culturas e outras formas de ver a vida, facilitando assim o trabalho em equipe; Aprender a Ser: a essência que integra as pilares. A educação é essencial para a formação de um indivíduo, pois confere a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos do seu próprio destino.
Palavras-chave: Educação. Conhecimento. Aprender. Desenvolvimento.

Outros materiais