Buscar

slides ed fisica

Prévia do material em texto

Relações Étnico Raciais, Inclusão e Libras 
Educação Física 
 LINGUAGENS DE SINAIS 
LINGUAGEM É DIFERENTE DE LÍNGUA 
 CULTURA SURDA 
SURDO
 Pessoa com uma deficiência (incapacidade) severa no aparelho auditivo, comprometendo de forma total a sua comunicação através do canal auditivo e oral. 
SURDO – MUDO 
 Definição errônea e pejorativa uma vez que o ser “mudo” está relacionado com a incapacidade de falar, de se expressar. E os SURDOS falam, porém falam com as mãos numa linguagem diferenciada em relação a comunicação dita como convencional e utilizada pelas pessoas ouvintes.
 DEFICIENTE AUDITIVO 
 Pessoa com dificuldade na identificação de sons, mas que desenvolve a comunicação através do canal auditivo e oral. A deficiência pode acontecer depois do nascimento, ou em qualquer tempo da vida, como em casos de acidente, por exemplo.
OUVINTE 
 Todas as pessoas que não tem deficiência auditiva, podem ouvir, não são SURDAS, elas são OUVINTES.
INTÉRPRETE 
 Profissional que domina a Língua Portuguesa e a Brasileira de Sinais sendo capaz de mediar a comunicação entre as pessoas Surdas e Ouvintes. Traduzindo tanto de LIBRAS para Língua Portuguesa como o inverso também. 
ALFABETO MANUAL = DATILOLOGIA
NOMES PRÓPRIOS
ENDEREÇOS
PALAVRAS DESCONHECIDAS 
DITADOS 
 CULTURA SURDA 
 É adotar a Língua de Sinais como sendo a linguagem de uso pessoal seja num grupo ou em uma sociedade, qualquer pessoa pode se considerar SURDA e fazer parte dessa linguagem. É o respeito à pessoa que escolheu a LIBRAS como meio de comunicação e interação com o mundo.
 CULTURA SURDA 
 Com o passar do tempo, sobretudo nos dias atuais, é muito forte o movimento pela inclusão das pessoas com Surdez e muito em breve haverá o reconhecimento do Profissional Intérprete de LIBRAS como já existem tantas outras profissões até pouco tempo não regulamentadas.
 FILOSOFIAS 
 EDUCACIONAIS PARA SURDOS: 
 ORALISMO: Surdo aprende a falar e desenvolve a leitura labial para se comunicar. 
 COMUNICAÇÃO TOTAL: Todas as formas podem ser utilizadas na compreensão e para compreensão do indivíduo surdo e deficiente auditivo. 
 BILINGÜISMO: L1 e L2 aplicada nas escolas bilíngües 
ENTREVISTA VANESSA VIDAL: PROGRAMA DO JÔ
ENTREVISTA SUELY RAMALHO: PROGRAMA PROVOCAÇÕES 
 EXISTE UM SINAL PARA 
 CADA PALAVRA EM PORTUGUÊS? 
 Normalmente não existem sinais específicos para marcas, nomes de escolas e pessoas, por isso surdos e interpretes utilizam a classificação que é atribuir a um nome ou pessoa, um sinal criado por eles: CLASSIFICADORES 
 Exemplos: Eu caí.
 A folha de papel caiu 
 Caiu a temperatura 
PALAVRAS (SINAIS) CHAVE:
Eu vou a escola hoje.
EU IR ESCOLA HOJE
Eu gosto da professora de Português
EU GOSTAR PROFESSORA PORTUGUES
Eu preciso ir ao banheiro.
EU PRECISAR IR BANHEIRO
COMBINAÇÃO DE SINAIS:
CASA + ESTUDAR = ESCOLA
CASA + CRUZ = IGREJA 
CASA + CARNE = AÇOUGUE 
EXPRESSÃO FACIAL E CORPORAL
É muito importante pois, em alguns casos o sinal é o mesmo para indicar duas expressões, a que varia é justamente a expressão.
Eu gosto de LIBRAS 
Eu não gosto de LIBRAS
Eu quero trabalhar.
Eu não quero trabalhar 
IMPORTANTE:
A Linguagem gestual apresenta diferenças em relação a linguagem oral, como a principal fonte de percepção do surdo é a visão, tudo que for dito em LIBRAS deve sugerir a sequência lógica do ato, e isso faz com que a forma de apresentar um fato seja diferenciada. 
IMPORTANTE: 
A grade maioria das expressões em Português, não fazem sentido em LIBRAS ou devem ser substituídas por expressões mais simples. 
 
“Sabe aquela igreja? Estou aqui na frente, imaginando chuva de arroz na gente”
O que isso quer dizer: “Sabe aquela igreja? Estou aqui na frente, sonhando com o nosso casamento”
Música: Chuva de Arroz – Luan Santana 
“talvez você não entenda, essa coisa de fazer o mundo acreditar, que o meu amor não será passageiro. Te amarei de janeiro a janeiro, até o mundo acabar ”
Música: de Janeiro a Janeiro – Roberta Campos 
“Se você não existisse eu iria te inventar, na forma de um anjo mais lindo iria te amar. Eu respiro você. Só você não sabe o quanto eu te quero bem. Vou te fazer a minha vítima, minha refém. ”
Música: Refém – Gusttavo Lima 
“Se você quiser, a gente casa ou namora, a gente fica ou enrola. O que eu mais quero, é que você me queira. Por um momento ou pra vida inteira”
Música: Caso Indefinido – Cristiano Araújo 
“Lázaro ouviu a Sua voz, quando aquela pedra removeu, depois de quatro dias ele reviveu. ”
Música: Ressuscita-me – Aline Barros

Continue navegando