Buscar

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A isenção se dá somente antes da constituição do tributo. Depois de constituído, só se fala em:
		
	 
	remissão
	
	obrigação tributária
	
	crédito tributário
	
	imunidade
	
	lançamento
	
	 
	Ref.: 201707701823
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta em relação à exclusão do crédito tributário:
		
	
	o depósito do montante integral trata-se de causa de exclusão do crédito tributário, já que após o depósito, o crédito decorrente do depósito terá sua cobrança excluída.
	
	a moratória constitui uma das hipóteses de exclusão do crédito tributário, tendo em vista que se enquadra como causa de suspensão do crédito tributário.
	 
	a anistia é uma das hipóteses de exclusão tributária, uma vez que na anistia o crédito é constituído. Porém, trata-se de uma situação em que a lei determina a exclusão do pagamento.
	
	o parcelamento é uma modalidade de exclusão do crédito tributário, uma vez que se trata de uma hipótese em que o ordenamento jurídico exclui o pagamento dos valores parcelados.
	
	o pagamento constitui uma modalidade de exclusão de crédito tributário, tendo em vista que como pagamento, considera-se excluída a necessidade de realização do pagamento.
	
	 
	Ref.: 201707144964
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O CTN prevê que a lei poderá autorizar a autoridade administrativa a conceder remissão ou anistia do crédito tributário mediante despacho devidamente fundamentado, que deverá levar em conta os seguintes aspectos, EXCETO:
		
	
	o valor diminuto do crédito tributário
	 
	a necessidade de se privilegiar determinado segmento do setor produtivo
	
	a condição econômica de uma determinada região do território da entidade tributante
	
	a situação econômica do sujeito passivo
	
	a possibilidade de o contribuinte deixar de pagar penalidades pecuniárias devidas por irregularidades no pagamento de sua obrigação tributária
	
	 
	Ref.: 201707705913
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Direito Tributário é o ramo do Direito que estuda as relações financeiras entre o Estado e os indivíduos, sejam estes pessoas naturais ou jurídicas. Aborda também os tributos, que são contribuições compulsórias efetuadas pelos indivíduos para que o Estado possa promover as suas atividades.Assinale a alternativa correta:
		
	 
	a compensação tributária é uma das formas de extinção do crédito tributário.
	
	a extinção do crédito tributário necessariamente induz a extinção da obrigação tributária.
	
	somente com o pagamento o crédito tributário é extinto.
	
	o erro no lançamento não extingue o crédito tributário.
	
	o crédito tributário iguala-se à obrigação tributária de pagar tributo.
	
	 
	Ref.: 201707704997
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudado, a exclusão do crédito tributário pode se por isenção que significa:
		
	
	Uma exceção à regra tributária, na qual o sujeito ativo deveria pagar, mas foi perdoado por uma lei isentiva.
	 
	Uma exceção à regra tributária, na qual o sujeito passivo deveria pagar, mas foi perdoado por uma lei isentiva.
	
	Uma exceção à regra tributária, na qual o sujeito passivo deveria pagar, mas foi perdoado por um decreto.
	
	Uma regra tributária aplicada à todos, na qual o sujeito passivo deveria pagar, mas foi perdoado por uma lei isentiva.
	
	Uma regra tributária aplicada à todos, na qual o sujeito ativo deveria pagar, mas foi perdoado por uma lei isentiva.
	
	 
	Ref.: 201707700810
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A coisa julgada, com relação ao crédito tributário, é causa de:
		
	
	Exclusão.
	
	Suspensão;
	 
	Extinção;
	
	Interrupção;
	
	 
	Ref.: 201707701916
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Tendo como base a legislação referente à exclusão do crédito tributário, assinale a alternativa correta.
		
	
	a compensação é uma das modalidades de exclusão do crédito tributário, tendo em vista que por meio de transações e acordos mútuos, as prestações se equivalem e portanto, estão excluídas entre si.
	 
	no ordenamento jurídico brasileiro, são consideradas como as únicas modalidades de exclusão do crédito tributário, a isenção e a anistia.
	
	a remissão, modalidade de exclusão do crédito tributário, consiste no perdão do crédito tributário, em que o contribuinte tem seu crédito tributário perdoado pela lei.
	
	o depósito do montante integral trata-se de causa de exclusão do crédito tributário, já que após o depósito, o crédito decorrente do depósito terá sua cobrança excluída.
	
	a exclusão do crédito tributário consiste na paralisação de sua exigibilidade por determinado período de tempo.
	
	 
	Ref.: 201707701919
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta, no que concerne a exclusão do crédito tributário. I - A anistia consiste no perdão da penalidade de natureza tributária, que não se confunde com o perdão do débito tributário, que permanece inalterado. II ¿ Uma vez concedida a isenção, esta não pode ser revogada em qualquer hipótese. III - A exclusão do crédito tributário consiste na paralisação de sua exigibilidade por determinado período de tempo. Estão corretas as alternativas:
		
	
	I e II.
	
	somente a II.
	
	II e III.
	
	I e III.
	 
	somente a I.
	
	1a Questão
	
	
	
	Em um dos municípios da Paraíba, determinado contribuinte foi submetido à fiscalização; constatou-se irregularidades e, por isso mesmo, foi lavrado auto de infração por falta de pagamento de ICMS no montante de cem mil reais, aplicando-lhe, ainda, a multa de 50% do valor do tributo. A modalidade de lançamento utilizada foi:
		
	
	por homologação
	 
	de ofício
	
	autolançamento
	
	arbitramento por parte da autoridade administrativa
	
	por declaração
	
	 
	Ref.: 201707366624
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou ação fiscal na empresa XYZ, em 20 de junho de 2002, para verificar o cumprimento de obrigações tributárias, inclusive o recolhimento de contribuições devidas à seguridade social, ocasião em que foi lavrado o respectivo termo de início de fiscalização. No referido termo, o agente fiscal do INSS intimou a empresa a apresentar os documentos comprobatórios de escrituração em seus livros, bem assim os comprovantes de recolhimento das contribuições devidas. Em 15 de julho de 2002, percebendo que poderia ser apenado por haver cometido infração à legislação pertinente, consistente no fato de ter deixado de recolher aos cofres públicos contribuição descontada de seus empregados, o representante legal da empresa, antes mesmo de apresentar à fiscalização os documentos solicitados no termo inicial de fiscalização, denunciou espontaneamente a infração, incluindo em tal denúncia a prova de recolhimento aos cofres do INSS do valor integral da contribuição, acrescido dos juros de mora exigidos por lei. É sabido que a referida contribuição, recolhida pelo sujeito passivo, submete-se à modalidade de lançamento por homologação. Com base nos elementos ora apresentados e tendo em vista a legislação pertinente à matéria, é correto afirmar que a responsabilidade pela infração cometida:
		
	 
	não ficou excluída, pois não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início do procedimento de fiscalização, ainda que tenha sido pago o valor integral da contribuição e dos juros de mora devidos.
	
	possibilitará que haja condenação do agente pela prática de crime de sonegação fiscal, considerando-se que deveria ter sido pago, inclusive, o valor da multa de mora incidente sobre a contribuiçãorecolhida fora do prazo fixado em lei.
	
	ficou excluída, considerando-se que houve denúncia espontânea da infração, acompanhada do pagamento integral da contribuição e dos juros de mora.
	
	não ficou excluída, porquanto a autoridade administrativa competente do INSS deveria, previamente ao pagamento, arbitrar o montante do valor da contribuição devida, em consonância com as normas legais reguladoras do lançamento por homologação.
	
	não pode remanescer na esfera administrativa do INSS, considerando-se que o pagamento integral da contribuição e dos juros de mora devidos extingue a punibilidade criminal do agente.
	
	 
	Ref.: 201707746390
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sempre que houver uma obrigação tributária, seja ela principal ou acessória, que espontaneamente não tenha sido satisfeita pelo contribuinte, ou por aquelas pessoas a quem a lei transfere ou incumbe essas obrigações, pode ser exigido pelo Fisco o pagamento do tributo ou a penalidade pecuniária decorrente, mediante:
		
	
	o seu pagamento
	 
	o seu crédito tributário
	 
	o seu lançamento
	
	a sua obrigação tributária
	
	a sua obrigação pecuniária
	
	 
	Ref.: 201707697563
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Acerca do processo administrativo tributário, é correto afirmar EXCETO:
		
	
	O processo administrativo tributário possui duas fases. A primeira fase é a não contenciosa, caracterizando-se por ser unilateral, por parte do Fisco.
	
	O início do lançamento é marcado pela lavratura de um termo chamado de "termo de início de fiscalização", com a faculdade de iniciar-se por outros atos, tais como a apreensão de mercadorias. E termina com a expedição do termo de encerramento de fiscalização, acompanhado do auto de infração, nos casos em que tiver sido cometida uma infração.
	 
	Para que se configure a fase contenciosa é essencial o lançamento por homologação, exclusivamente, de qualquer tributo por parte da autoridade competente. Tal ato há de ser escrito, e dele ter conhecimento o sujeito passivo da obrigação tributária correspondente.
	
	O principal efeito do início da ação fiscal é a exclusão da espontaneidade do sujeito passivo, nos moldes do artigo 138 do CTN.
	
	 
	Ref.: 201707168613
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Medida provisória editada em 10/04 2009 aumentou as alíquotas do imposto de Renda, mantendo inalteradas as faixas de rendimento sobre as quais se dá a incidência do imposto. A majoração de alíquotas promovida pela lei provisória:
		
	
	é inconstitucional por ser a matéria tributária vedada às medidas provisórias
	
	é inconstitucional por se tratar de matéria reservada à lei complementar;
	
	produzirá efeitos no mesmo exercício em que que for convertida em lei
	
	produzirá efeitos em 90 dias a contar de sua publicação, em obediência ao princípio da anterioridade;
	 
	produzirá efeitos a partir de 2010 se for convertida em lei, até no máximo o término de 2009
	
	 
	Ref.: 201707148977
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A cobrança de tributos, no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou majorou, é possível em relação ao imposto sobre:
		
	
	Renda e proventos de qualquer natureza.
	
	Transmissão causa mortis e doação.
	
	Grandes fortunas, definidas em lei complementar.
	 
	Importação de produtos estrangeiros.
	
	Propriedade territorial rural.
	
	 
	Ref.: 201707746388
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Administração Tributária faz valer a função fiscal no âmbito da obtenção das receitas (tributos), ou seja, o cumprimento:
		
	
	da exclusão tributária
	 
	da obrigação tributária.
	
	do lançamento
	
	da extinção do crédito tributário
	
	do crédito tributátrio
	
	 
	Ref.: 201707853136
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Tal princípio é corolário do "due process of law":
		
	
	Tripartição de poder
	
	Supremacia do interesse público
	
	Hermenêutica
	 
	Devido processo legal
	
	Celeridade

Continue navegando