Buscar

Avaliando RTM II

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: SDE0913_SM_201602557926 V.1 
	Aluno(a): ADRIANY SANTOS
	Matrícula: 201602557926
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	06/06/2018 13:54:46 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603570868)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
		
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603570727)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O toque terapêutico é direcionado ao processo de reabilitação funcional, seja enquanto avaliação, seja enquanto tratamento propriamente dito. Ele gera alterações fisiológicas e psicológicas que podem tanto facilitar a reabilitação, quanto prejudicá-la. Nas questões abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre o toque e suas alterações possíveis.
		
	 
	Em uma condição de espasmo ou tensão muscular, otimizam-se toques que facilitam boa resposta psicossomática, aumento do metabolismo e relaxamento, entre outros.
	
	Nas lesões cutâneas abertas, utilizamos o toque de forma a prevenir aglomerados de fibroblastos, também denominados como queloides.
	
	Pacientes somáticos tendem a demonstrar quadros fisiológicos compensatórios, conscientes, que só cedem terapeuticamente a toques não terapêuticos.
	
	Edemas residuais dificultam toques terapêuticos profundos, necessários à resposta inflamatória, já que provocam hiperalgesia e alterações de humor e comportamento.
	
	Em condições inflamatórias agudas, o toque passa a ser terapêutico quando facilita o aumento do metabolismo local e a vasodiltação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603570971)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo, mesmo depois que a visão e a audição começam a desaparecer. Contudo, sabemos que existem indicações e contra indicações para aplicação do toque assim como, a pressão que deverá ser levada em consideração de acordo com o tecido. Levando em consideração o acima descrito, dê exemplos de pressão e profundidade no ato do toque e diga ao menos 2 contra indicação para a utilização do toque na área afetada.
		
	
	Feridas abertas e Dor
	
	Edema e dor
	
	Cicatriz e suor
	
	Dor e Ruborização
	 
	Feridas abertas e Doenças de pele
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603570753)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma instituição pública infantil, prioriza-se o atendimento humanitário por meio do toque terapêutico, tanto pela necessidade afetiva do toque, quanto pela falta de recurso para quaisquer outras formas de interferência fisioterapêutica. Entendendo que, nesse grupo de pacientes, o trabalho deve ser lúdico, marque a alternativa que justifica a ação do toque seguindo esse contexto.
		
	
	As crianças só devem ser submetidas a condutas manuais quando não têm cognitivo íntegro, como a maiorias das crianças com problemas neurológicos, para não dificultar o desenvolvimento.
	
	Em crianças com dificuldade de manuteñção da atenção, o toque deve ser estimulado a fim de não permitir que elas realizem atividades além das previstas.
	 
	O toque terapêutico é necessário à ação terapêutica. Assim, nem sempre é possível o toque, entendendo que a criança precisa ter seu espaço respeitado.
	
	O toque deve ser priorizado em condutas ortopédicas em que haja a necessidade de alongamentos e mobilizações articulares que justifiquem a sua necessidade.
	
	A melhor forma de se realizar condutas pediátricas é traçando uma rotina terapêutica que contemple toques repetitivos e contínuos, não permitindo ações infantis inesperadas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603607005)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	Avaliando Aprend.: SDE0913_SM_201602557926 V.1 
	Aluno(a): ADRIANY SANTOS
	Matrícula: 201602557926
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	06/06/2018 14:00:18 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603207786)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na terapia manual quando os exercícios são realizados no paciente pelo profissional fisioterapeuta são considerados teoricamente passivos. Com base em seus conhecimentos, nas aulas ministradas em sala e o material de apoio didático da Faculdade Estácio. Assinale as alternativas verdadeiras (V) e para as falsas (F):
		
	 
	Os exercícios passivos atuam na prevenção da atrofia muscular, no ganho de força ou resistência física e no auxílio da circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa.
	 
	A dor muscular e articular é uma contraindicação absoluta aos exercícios passivos.
	 
	Os exercícios passivos são benéficos no estágio agudo da lesão em que há um processo inflamatório tecidual, pois a movimentação ativa pode ser prejudicial ao processo de regeneração do tecido.
	 
	São indicados para indivíduos que são submetidos a cirurgias e encontram-se com sinais inflamatórios locais, hipotrofias musculares e restrições na amplitude de movimento ativo.
	 
	Os exercícios passivos são utilizados somente quando o indivíduo não está apto a mobilizar ativamente o segmento corporal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603630133)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conceito Maitland tem ganhado destaque na fisioterapia como forma de avaliação e tratamento nas disfunções das articulações periféricas e da coluna vertebral por meio de mobilização, manipulação e tração. Dessa forma, marque a alternativa correta.
		
	
	O paciente acometido por hérnia de disco apresenta contra indicação absoluta ao conceito Maitland, não devendo jamais ser usado no tratamento
	
	As mobilização e manipulações podem ser realizados na mesma sessão com mais de 6 repetições e não apresentam qualquer contra indicação absoluta
	
	Mobilização articular é definida como movimentos oscilatórios passivos, realizados dentro do arco de movimento e não pode ser interrompido pelo paciente caso seja algo desconfortável.
	 
	Mobilização articular é definida como movimentos oscilatórios rítmicos e passivos, realizados dentro do arco de movimento que pode ser interrompido caso o paciente sinta algum desconforto
	
	Manipulação é um movimento ativo ou passivo, muito rápido além do arco final do movimento e pode ser interrompido pelo paciente caso seja algodesconfortável
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603597535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os troncos nervosos periféricos são mecanosensíveis. Sabe-se do envolvimento do nervi nervorum na presença de sensibilidade do tronco nervoso anormal (Mecanosensibilidade) na dor neurogênica. O nervi nervorum é:
		
	
	Condução elétrica neural
	
	Sintoma da alteração neural
	
	Irrigação sanguínea
	
	fluxo axoplasmático
	 
	Inervação do próprio nervo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603571049)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A trombose venosa profunda pode gerar complicações da parte clinica, a medida em que o trombo obstrutivo nas veias profundas das pernas se desprendem, onde os fragmentos dos trombos podem embolizar para os pulmões, evoluindo para um tromboembolismo pulmonar. Marque a opção que através do exame físico, avalia a possibilidade de trombo nas pernas.
		
	
	Manobra de Brudizinski
	 
	Manobra de Homans
	
	Manobra de Kernig
	
	Manobra de Mingazzini
	
	Manobra de Barré
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603630186)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As manobras de NAGs, SNAgs e MWm são caracteristicos da técnica de :
		
	
	Quiropraxia
	
	Osteopatia
	
	POLD
	
	Maitland
	 
	Mulligan
	Avaliando Aprend.: SDE0913_SM_201602557926 V.1 
	Aluno(a): ADRIANY SANTOS
	Matrícula: 201602557926
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	06/06/2018 14:03:50 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603570726)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva é uma das ferramentas mais utilizadas na prática fisioterapêutica, entendendo que as mãos são os instrumentos mais acessíveis a essa aplicação. De acordo com a afirmação, marque a alternativa que demonstra princípios da mobilização passiva na prática profissional.
		
	
	O movimento fisiológico é priorizado na mobilização passiva, enquanto o acessório é estimulado na mobilização ativa.
	 
	A mobilização torna-se passiva quando o paciente não realiza qualquer movimento, cabendo-o ao fisioterapeuta.
	
	A mobilização passiva é indicada quando o paciente consegue realizar o movimento e necessita de auxílio para terminá-lo.
	
	O fisioterapeuta tende a realizar mobilização passiva quando deseja inserir carga à proposta de tratamento.
	
	Na prática profissional, a mobilização passiva deve ser estimulada em situações de fratura ou bloqueios articulares intensos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603642251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as técnicas de mobilização articular, podemos citar a mobilização passiva e a mobilização intra articular. Com relação a essas técnicas, assinale a alternativa correta.
		
	
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos fisiológicos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	Todas alternativas são corretas
	 
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos artrocinemáticos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	A mobilização passiva é responsável por restabelecer os movimentos artrocinemáticos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos fisiológicos, como por exemplo, os movimentos de flexão e extensão
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603570995)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São contra indicações da tração vertebral, exceto:
		
	 
	Hipomobilidade
	
	Fraturas não consolidadas
	
	Hipermobilidade
	
	Surgimento de sintomas periféricos com a tração
	
	Lesão ou inflamação aguda
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603289840)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São contra indicações da tração vertebral, exceto:
		
	
	Lesão ou inflamação aguda
	 
	Hipomobilidade
	
	Fraturas não consolidadas
	
	Surgimento de sintomas periféricos com a tração
	
	Hipermobilidade
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603570706)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva tem por objetivo recuperar a elasticidade e a plasticidade dos tecidos moles e densos. Em relação às contraindicações da técnica, podemos citar: I. Pacientes com hipermobilidade. II. Artrodeses. III. Processos inflamatórios epiteliais. IV. Fraturas não consolidadas.
		
	
	Todas as alternativas são corretas.
	
	Existem duas alternativas corretas.
	 
	Existem três alternativas corretas.
	
	Existe uma alternativa correta.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	Avaliando Aprend.: SDE0913_SM_201602557926 V.1 
	Aluno(a): ADRIANY SANTOS
	Matrícula: 201602557926
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	06/06/2018 14:16:22 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201602637275)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mobilização passiva tem por objetivo recuperar a elasticidade e a plasticidade dos tecidos moles e densos. Em relação às contraindicações da técnica, podemos citar: I. Pacientes com hipermobilidade. II. Artrodeses. III. Processos inflamatórios epiteliais. IV. Fraturas não consolidadas.
		
	
	Existe uma alternativa correta.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	Todas as alternativas são corretas.
	 
	Existem três alternativas corretas.
	
	Existem duas alternativas corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603570883)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As mobilizações osteocinemática e artrocinemática complementam-se, na rotina de atendimentos fisioterapêuticos manuais. Ambos são fundamentais ao processo de reabilitação articular e muscular, contribuindo para amenizações dolorosas e ganhos de arco de movimento. Assim, analise as questões abaixo e marque a alternativa correta :
		
	
	A amplitude de movimento articular enfatiza ganhos artrocinemáticos pois os osteocinemáticos acontecem sempre automaticamente.
	
	A artrocinemática não pode ser feita de forma passiva, cabendo apenas em condutas ativas e funcionais.
	
	A osteocinemática deverá ser enfatizada em ganhos articulares já que proporcionam menor alavanca e tensão.
	
	A artrocinemática prioriza maior alavanca e tensão nas articulações, cabendo em ganhos musculares e de amplitude de movimento.
	 
	A mobilização osteocinemática poderá ser enfatizada tanto na forma passiva quanto na forma ativa na reabilitação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603570722)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carlos, um senhor de 58 anos de idade, compareceu na clínica de fisioterapia com diagnóstico clínico de lombalgia. O fisioterapeuta avaliou o paciente e constatou que ele sente dor localizada na região lombar que irradia para o membro inferior esquerdo e uma contratura no músculo quadrado lombar esquerdo. Em relação a esse paciente, o fisioterapeuta decide, então, tomar as seguintes providências: I. Prescrever drenagem linfática. II. Prescrever massoterapia. III. Prescrever tração.
		
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603597526)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao realizar a mobilização passiva artrocinemática, a regra do côncavo-convexa e é a base teórica para se determinar a direção da força mobilizadora ao usar técnicas de mobilização articular com deslizamento. Marque a alternativa CORRETA.
		
	
	As características de um osso não influenciam na direção do deslizamento.
	
	O deslizamento é na mesma direção do movimento angular do osso quando a superfície que se move é em uma articulação em sela.
	
	O deslizamento é na mesma direção do movimento angular do osso quando a superfície articular que se move é convexa.
	 
	O deslizamento é na mesma direção do movimento angular do osso quando a superfícieque se move é côncava.
	
	O deslizamento é na direção oposta ao movimento angular do osso quando a superfície articular que se move é côncava.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602639919)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A tração espinhal é um procedimento muito utilizado na fisioterapia, com indicação para radiculopatias. Dentre as contraindicações para seu uso, podemos citar:
		
	
	Distúrbios hemorrágicos.
	
	Osteoporose avançada.
	
	Tumores.
	
	Hipertensão não controlada.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.

Continue navegando