Buscar

A FUNÇÃO SOCIAL DA CONTABILIDADE

Prévia do material em texto

*
*
A FUNÇÃO SOCIAL DA CONTABILIDADE
POR QUE CIÊNCIA SOCIAL?
O GRANDE IMPULSO DA CIÊNCIA APÓS A DIVULGAÇÃO DO FREI LUCAS PACCIOLI.
O CONTABILISTA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA VIDA SOCIAL E ECONÔMICA DO PAÍS.
A RESOLUÇÃO CFC Nº 560/83 LISTA ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS (48) E COMPARTILHADAS (19) DO CONTABILISTA.
A IMPLANTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA.
O CRESCENTE NÚMERO DE PÓS-GRADUAÇÃO .
A DISCUSSÃO SOBRE A NECESSIDADE DE DIVULGAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL.
*
*
OBJETO DA CONTABILIDADE
Segundo Iudícibus (2000, p.67) 
O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais quanto nas factuais, das quais fazerm parte as ciências sociais. Na contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma entidade, definindo como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro. 
 MOURA (2000, p. 9) concorda que a contabilidade é a ciência que estuda e acompanha a constituição, a ciência do controle econômico, funcionamento e liquidação das empresas. O homem primitivo já tinha como objetivo o patrimônio, representado pelos bens adquiridos da natureza, contabilizando de forma rudimentar, na sua cabeça os rebanhos e outros, até encontrar formas mais eficientes para processar seus registros, através dos desenhos e gravações nas cavernas, que representavam as espécies adquiridas. Nas tábuas de argilas gravavam-se as caras dos animais que se queriam controlar e o número correspondentes às cabeças existentes, surgindo dessa forma o inventário, classificado pelos rebanhos, metais e escravos. 
Como se vê, a contabilidade já tinha desde a era primitiva como seu objeto de estudo o patrimônio, sob o qual se exerce a administração econômica, no sentido de sua permanência e produtividade, se apresentando sob inúmeros aspectos de estudos, tais como o científico, o técnico e o prático. 
*
*
A FINALIDADE DA CONTABILIDADE
Segundo Franco (1996, p.22): 
A finalidade da contabilidade é controlar os fenômenos ocorridos no patrimônio de uma entidade, através do registro, da classificação, da demonstração expositiva, da análise e interpretação dos fatos neles ocorridos, objetivando fornecer informações e orientações necessária à tomada de decisões – sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. 
O NOVO PAPEL DO RESPONSÁVEL PELA CONTABILIDADE.
CONHECIMENTO DE TODOS OS ATOS E FATOS PRATICADOS DENTRO E ATÉ MESMO FORA DA ORGANIZAÇÃO.
A NOVA VISÃO DA CONTABILIDADE (DVA).
	Para Kroetz (2001, p. 57) a contabilidade evoluiu sob a influência de pressões externas, cada vez mais intensas, o que significa uma pressão social a exigir uma revolução nos procedimentos, e tanto os cientistas como os profissionais da área têm a responsabilidade de esforçar-se e comprometer-se nos seus limites para que este anseio não se frustre.

Continue navegando