Buscar

trabalho de gerenciamento

Prévia do material em texto

O Centro de Gerencia de Redes (CGR ou CMD) da Empresa Operadora gerencia suas redes através de sistemas proprietários ou através de uma rede TMN (Telecommunications Management Network )?
Sistemas Proprietários
Quais são as redes gerenciadas pelo CGR? 
Redes DWDM, Redes IP (Metro Ethernet), PTN, MPLS, SDH, GPON e Sistemas de Rádio
Qual a abrangência de atuação do CGR? O CGR gerencia toda a planta da empresa? Geograficamente em toda àrea de cobertura?
O CGR atua em toda monitoração da rede, como infraestrura (sistema de energia, balizamento noturno das torres, acesso a estação, etc.), todo o backbone e a rede de acesso aos clientes. O CGR também atua na parte de configuração de novos clientes e todo alteração Lógica estrutural da rede.
O CGR através dos níveis N1,N2 e N3 realiza todo o atendimento de falhas e apoio aos clientes.
Existe mais CGR's como back up em caso de falha do CGR principal? Se afirmativo ele pode gerenciar toda a rede ou somente redes principais e/ou backbones?
Não, mas O CGR da CEMIGTelecom e a sede da empresa estão em prédios diferentes. Caso ocorra alguma falha no principal a monitoração pode ser realizada a partir da sede.
Qual(is) o(s) software(s) utilizado(s) pelo CGR para as gerencias (FCAPS) dos sistemas?
NetVision, Infovista, PRTG e WhatsUP Gold
6. A operadora possui Backbone? Se afirmativo responda:
a. Quais equipamentos são usados no Backbone da Empresa Operadora?
DWDM, Switches, Roteadores, SDH STM-64, PTN e Rádios
b. De quais fabricantes? (Siemens, Ericsson, Alcatel, Hawei, NEC, Bosch, etc).
PADTEC, Extreme, Datacom,Raisecom, Juniper, Nokia Siemens, Ericsson e ZTE
c. Quais são os meios físicos de transmissão (Fibra óptica, rádio, satélite, etc) são usados? Como é feita a gerência desses meios?
Fibra óptica e Sistema de Rádio. As fibras ópticas são gerenciados através do módulo de transmissão e recepção, reportando qualquer falha para o sistema de gerência.
Os equipamentos de rádio monitoram o enlace, reportando qualquer falha para o sistema de gerência. 
7. Sobre a logística de operações do CGR responda:
Existe escala de plantão? Se existe a escala é 24 x 7 (24 horas por dia x 7 dias por semana)? Sim
Quantos técnicos e quantos engenheiros são necessários para o gerenciamento de toda rede? 20 técnicos e 7 Engenheiros 
Quais são os treinamentos específicos para que os técnicos possam operar o CGR?
Treinamento em todos os equipamentos da planta.
Teoria da Camada OSI, roteamento (OSPF, BGP, etc.), rede SDH, DWDM e Sistemas de rádio enlace.
Treinamento em atendimento a clientes.
Descreva qual é a tecnologia das workstations para a gerência de falhas, performance, contabilização, segurança e configuração (FCAPS). Elas são setorizadas ou especializadas (exclusivas por tecnologia de rede)? Descreva a logística utilizada.
São workstatios especializadas exclusivas para cada fabricante e linha de equipamentos. 
Como o CGR faz a gerência de falhas e reparos dos equipamentos? É possível fazer reparos sem deslocamento de equipes técnica de campo ou todas exigem deslocamento de equipes?
O CGR monitora a rede 24h e quando detecta qualquer alarme de falha através dos sistemas de gerência é feita uma análise. Essa análise é realizada verificando se existe um problema físico ou lógico. 
Caso a falha for física, a equipe de serviços de campo é acionada para deslocar para o local indicado pelo CGR. Caso a falha for lógica o problema irá ser solucionado por algum dos níveis (N1, N2 e N3) do CGR.
Como é feita a gerência de performance? Existem técnicos dedicados somente a performance de redes e clientes especiais?
Através do software NetVision/Infovista que monitora a performance dos clientes, indicando por exemplo quando a banda contratada é atingida. Existe o serviço de monitoração pró-ativa que informa ao cliente sobre alguma falha que está ocorrendo na rede, antes dele acionar o CGR. Nos níveis N2 e N3 existem equipes especializadas nessa monitoração.
Como é feita a gerência de configurações? Existem técnicos dedicados somente a configurações de redes e clientes especiais?
Existe um setor dentro do CGR exclusivo para as configurações que são realizadas na rede. Os técnicos que atuam nessse setor são capacitados para realizar a configuração de todos os clientes e executar as alterações solicitadas pela Engenharia.
A configuração dos equipamentos e serviços é feita de forma centralizada no CGR? 
SIM.
Como é feita a gerencia de segurança (física e lógica) da rede?
Não há uma gerência de segurança especifica mas sim politicas de segurança aplicadas aos diversos equipamentos da rede. 
Como é feita a gerência de contabilização? Existem técnicos dedicados somente a contabilização de redes e clientes especiais?
NÃO. A contabilização é realizada através de indicadores do Service Desk.
Descreva como é feita a gerencia do processo contabilização (Account) tipo bilhetagem, redução de tarifa, promoções.	
Não se aplica ao modelo de negócio da CEMIGTelecom.
Como a Empresa Operadora gerência os clientes que assinaram contrato SLA (Service Level Agreement)?
A gestão de SLA é realizada através de indicadores do Service Desk.
A Empresa Operadora presta serviço outsourcing (mantêm equipamentos e redes de clientes especiais e com contrato SLA)? Se afirmativo como isto é feito?
	Não se aplica ao modelo de negócio da CEMIGTelecom.
Os clientes especiais / SLA possuem Workstation para gerenciar sua própria rede?
NÃO
8. Existe alguma equipe na Empresa Operadora que estuda a integração das gerências de todas as redes ou isto é feito pelos fabricantes? (Quem estuda as conectividades entre as gerências de rede dos diversos equipamentos). 
Não existe essa equipe 
9. Existem redes não gerenciadas? Se afirmativo quais são elas e explique como é feita a manutenão e a operação. 
Toda a Planta da CEMIGTelecom é gerenciada
10. Explique o que é “Manutenção Classe Mundial”, Manutenção corretiva, preventiva e preditiva. Pesquise se a empresa operadora trabalha com esta filosofia e como isto é feito.
Trabalhamos com a Manutenção Corretiva e Preventiva. A manutenção corretiva é realizada através da monitoração do CGR que ao detectar alguma falha resolve com a intervenção da Operação ou da Manutenção.
A Preventiva é realizada pela Manutenção na rede através de check list que indica várias ações que devem ser realizadas nas estações e na rede externa.
11. Explique o que são os indices MTBF e MTTR.
MTBF (“mean time between failures” ou tempo médio entre falhas) e MTTR (“mean time to repair” ou tempo médio para reparo)
Um MTBF alto é desejável, pois um tempo “grande” entre falhas ajuda a garantir uma disponibilidade de rede maior.
Um MTTR baixo é desejavel, para garantir uma indisponibildiade baixa para o cliente em incidentes na entrega de serviços. 
12. Descreva detalhadamente como é feita a gerência ou o monitoramento dos equipamentos de suporte (energia, ar condicionado, segurança, etc).
A gerência dos equipamentos é realizada através da monitoração das remotas instaladas nos sites. Essas remotas gerenciam toda a infraestrutura da estação através das interfaces de entrada.
13. Descreva detalhadamente como o CGR é interligado (tipo de rede, meios de transmissão, redundâncias, etc) às gerências dos equipamentos em toda área de atuação da operadora?
A rede da CEMIGTelecom é totalmente interligada e os canais de gerência são transportadas através da rede. Esses canais são concentrados em estações onde estão instalados os servidores de gerência. 
14. Quais são os protocolos e os tipos de interfaces utilizados entre os equipamentos e os sistemas de gerenciamento e entre estes e as workstations?
TCP/IP
15. O que é a lei SOX (Sarbanei e Oxley) e o que ela tem a ver com os sistemas de gerenciamento das empresas de telecomunicações com ações na bolsa de NY?
Não se aplica a CEMIGTelecom.

Continue navegando